55.0

5 de janeiro 2024
Reclamante:
Ana Maria Capa Pereira
NIF 149225555
Morada de fornecimento de gás natural - Rua Conde das Antas nº 45 r/c 1070-069 Lisboa
Nº de Fornecimento: 8147602
No Id. Contrato: C80842011060976
CUI:PT1605000008147602M

No mês de Outubro passado contratei os serviços de fornecimento de gás à Lisboa Gás, tendo-me sido enviado o contrato via email a 27/10/2023, com origem no endereço "gasnatural@galp.com"
No dia 26/10/2023 solicitei a suspensão de fornecimento de gás porque a casa se encontra em obras.
No dia 28/10/2023 enviei a leitura do contador 3747
No dia 30/11/2023 um funcionário da companhia fechou o fornecimento de gás na morada acima indicada.

No dia 29/11/2023 foi emitida a fatura 0439/64236 no valor de 39,30 € , paga por débito direto - porque não me apercebi do débito já feito e, convencida de que a companhia iria fazer a devolução do montante face à suspensão de fornecimento, não reclamei de imediato.

Quando contatei a companhia, fui informada de que já estava emitida a fatura 0438/71843 relativa a fornecimento de 28/11 a 28/12 no valor de 42,25€.

Surpreendida, contactei a linha de apoio ao cliente:
- A operadora depois de dizer que o fornecimento não estava cortado e de muita insistência minha foi verificar e informou que efetivamente estava suspenso desde o dia 30/11. Mais, informou-me que tinha de pagar as faturas (com valores estimados e absurdos) e que deveria enviar a leitura mensal. - QUAL LEITURA ? SE O FORNECIMENTO ESTÁ SUSPENSO E A CONTAGEM É, NATURALMENTE, A MESMA : "3747".... ???!!!

- Voltei a contatar a companhia, novamente um operador que não sabia responder. Insisti em falar com um chefe, interrompeu a chamada e voltou com a informação de que teria de enviar leituras (???) ou cancelar o contrato , ideia absurda já que pedi e foi concedida a suspensão por 3 meses para obras. Também me disse que teria de pagar aluguer de contador (coisa a que não me oponho) e que a faturação é feita por outra empresa, não sendo deles a responsabilidade.

PERGUNTO:
1 - Porque não fui devidamente informada aquando do pedido de suspensão de fornecimento?
2 - Em que se baseiam para fazer estimativas absurdas quando o contrato é novo?
3 - Porque não há comunicação com a empresa da faturação causando evidente prejuízo ao utente ?
4 - Porque não dão formação adequada aos operadores do call center?

EXIJO:
- DEVOLUÇÃO DO MONTANTE PAGO
- ANULAÇÃO DA ÚLTIMA FATURA
- informação correta sobre o que terei de pagar enquanto o fornecimento de gás está suspenso.

Até lá , cancelei o débito direto e aguardo retificação da situação com a maior urgência.

Ana Maria Capa Pereira
Data de ocorrência: 5 de janeiro 2024
Lisboagás
12 de janeiro 2024
Cara Ana Maria Pereira,

Informamos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida através de e-mail no dia 12/01/2024.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do e-mail lisboagas@galp.com ou do número 808 506 009 (dias úteis das 9h às 21h).

Serviço a Clientes
Gás Natural
Ana Pereira
Ana Pereira avaliou a marca
6 de fevereiro 2024

Continuo sem compreender como é possível Cobrar valores estimados altíssimos quando não há fornecimento de gás. Só por má fé...