55.0
Lisboagás Comercialização SA

Lisboagás - Leituras - estimativas

Jaime Santos apresentou a reclamação
5 de setembro 2023
Venho reclamar o consumo facturado

1- Habitualmente a empresa indica para comunicar a leitura o intervalo entre os dias 21 a 26 de cada mês - por norma faço-o a 23.
2- No dia 23.07 p.p. comuniquei a leitura 4409,m3 a que correspondia o consumo de 20,m3 considerando os elementos do mês anterior, e a empresa 4415,m3 (estimativa) e o consumo 26,m3.
3- No dia 23.08 p.p. indiquei a leitura 4425,m3 a que correspondia o consumo de 10,m3 (4425, - 4415, estimado e pago) e a empresa 4447,m3 (estimativa) e o consumo de 32,m3 (4447, - 4415,).
4- Desconheço o critério utilizado para esta última estimativa. Com efeito, no dia 31.08 p.p. procedi à leitura do contador (tenho foto, data e hora) e este marcava 4429,m3, o que significa que apesar de passados cerca de 3 dias sobre a data da facturação foram contabilizados mais 18,m3 sem contar com a leitura por mim enviada.
5- Ora, a primeira questão que se coloca é a de a empresa não respeitar a indicação do cliente - o que não acontece com outros operadores incluindo a GALP anterior fornecedor. Depois, facturar consumos por estimativa - com dados inflacionados, conduzirá inevitavelmente que o cliente pague sempre mais que o consumido.
6- Posto isto, tudo aponta para a necessidade de uma rectificação da factura com elementos fiáveis e a correção da prática utilizada

Com os cumprimentos

Data de ocorrência: 5 de setembro 2023
Lisboagás
6 de setembro 2023
Caro Jaime Santos,

Informamos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida através de e-mail no dia 06/09/2023.
Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do email lisboagas@galp.com ou do número 808 506 009 (dias úteis das 9h às 21h).

Serviço a Clientes
Gás Natural
Jaime Santos avaliou a marca
21 de setembro 2023

A Lisboagás Comercialização, SA ( CUR) aceitou a reclamação, considerou como fiáveis os dados aduzidos e emitiu uma nota de crédito para acerto da facturação. Em meu entender andou bem. Com os cumprimentos Jaime Santos