Performance da Marca
55.0
/100
Razoável
Razoável
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
74%
Taxa de Solução
44,1%
Média das Avaliações
45,4%
Taxa de Retenção de Clientes
50%
Lisboagás Comercialização SA

Lisboagás - Tarifa social de energia

Em tratamento
Francisco Gomes
Francisco Gomes apresentou a reclamação
20 de fevereiro 2024
Minha filha de 58 anos, encontra-se desempregada há mais de sete anos, por despedimento colectivo, actualmente sem qualquer apoio social ou subsídio, a não ser a minha ajuda na qualidade de pai. No ano passado teve direito à tarifa social de energia e em Janeiro deste ano, deixou de a ter, em ordem ao gás natural, embora a sua situação não se tivesse alterado. Foram enviados documentos das Finanças de carência económica, confirmação do IEFP, da Segurança Social e neste mês de Fevereiro, a tarifa continua a não ser realizada na factura. É estranha esta situação dado que na EPAL e na SU Electricidade, a tarifa social mantém-se. Nos últimos três meses do ano passado, as facturas foram de € 12,57, 16,42 e 15,54 (Ouy/Nov/Dez). Em Janeiro deste ano, € 32,94 e Fevereiro 27,43 (recebida hoje). Porque razão existe esta situação para quem se situa em condições precárias de sobrevivência?
Data de ocorrência: 20 de fevereiro 2024
Lisboagás
22 de fevereiro 2024
Caro Francisco Gomes,

Informamos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida através de e-mail no dia 22/02/2024.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do email lisboagas@galp.com ou do número 808 506 009 (dias úteis das 9h às 21h).

Serviço a Clientes

Gás Natural
Francisco Gomes
22 de fevereiro 2024
Conforme e-mail referenciado na resposta da Lisboagás: "Na sequência da sua reclamação apresentada no Portal da Queixa com o nº 108144024, referente ao processo de adesão à tarifa social, informamos que este processo é automático e promovido pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). De forma a usufruir deste benefício deverá ter pelo menos, um dos seguintes apoios: "

Se este processo é automático; se a minha filha durante o ano passado beneficiou da tarifa social; se a sua situação não se alterou até hoje, desde então, onde está a automatização do processo?
Se entretanto foram entregues todos os documentos à Lisboagás da sua situação de continuação de desempregada de longa duração, inclusive a declaração da AT-Autoridade Tributária, de carência económica?
Francisco Gomes
21 de março 2024
Ainda não se dignaram dar uma resposta pese o facto de ter sido enviada a certidão da Autoridade Tributária de insuficiência económica, declaração do IEFP em como está desempregada, que mais querem? Onde está esse famoso automatismo, quando a DGEG - Direcção-Geral de Energia e Geologia, entidade que regula a tarifa social assim como a Autoridade Tributária? Qual o critério que presidiu à NÃO ATRIBUIÇÃO da tarifa social a quem está desempregado, recebendo apenas o subsídio de apoio à renda da casa que é menos de metade da renda mensal e que durante o ano passado (2023) teve a tarifa social e este ano deixou de ter quando a situação é a mesma do ano passado?
Francisco Gomes
19 de abril 2024
Por inadmissível e incrível que pareça e depois de vários e-mail à empresa Lisboagás e ao regulador, a minha reclamação não foi resolvida apesar do:
01.- envio de uma Certidão da Autoridade Tributária, mencionando insuficiência económica;
02.- Declaração da Segurança Social da situação de desemprego de longa duração;
03.- A cliente ter durante o ano passado (2023) beneficiado da tarifa social, a sua situação é a mesma actualmente e a informação prestada pela Lisboagás é que esta atribuição é automática por informação da Autoridade Tributário e da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), que nada resolvem apesar do "AUTOMATISMO" do processo.

É este, infelizmente, o país que temos que se está marimbando para quem luta pela sobrevivência sem qualquer apoio social.
Francisco Gomes
Francisco Gomes está a aguardar resolução da marca
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.