Galp
Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês

7 mitos e verdades sobre a gasolina aditivada

A gasolina aditivada está presente no mercado há vários anos. Na prática, trata-se de gasolina simples à qual são acrescentados aditivos que ajudam na limpeza e manutenção do veículo. 

Contudo, existem ainda algumas dúvidas sobre este tipo de combustíveis. Conheça os 7 principais mitos e verdades sobre a gasolina aditivada. 


1# A gasolina aditivada é mais pura 

Mito. Gasolina simples ou aditivada contam com o mesmo grau de pureza. A diferença está nos aditivos detergentes, dispersantes e que formam camadas protetoras. 


2# A gasolina aditivada vicia o motor do carro 

Mito. Nenhum tipo de combustível vicia o motor. Contudo, quando se troca de combustível, o sistema de injeção eletrónica demora até se aperceber dessa mudança, o que faz com que o carro perca algum desempenho nos primeiros quilómetros com o novo combustível. 

Assim sendo, não haverá problema de alterar entre gasolina simples ou aditivada, terá apenas de ter em conta este comportamento inicial do carro. 


3# A gasolina aditivada aumenta a potência do motor 

Mito. A gasolina aditivada ajuda a limpar o sistema de injeção eletrónica do carro, contribuindo assim para a limpeza e, consequentemente, o bom funcionamento do motor. Esta limpeza pode, de facto, ajudar a que o carro recupere o seu bom desempenho, mas não aumenta a potência do motor. 

O que aumenta a potência do motor são as octanas presentes no combustível


4# É recomendada por fabricantes 

Verdade. Na sua maioria, os manuais dos fabricantes aconselham a utilização de combustíveis aditivados, uma vez que estes ajudam a prolongar a vida útil do motor do automóvel. 


5# Devo abastecer sempre com gasolina aditivada 

Verdade. É, sobretudo, recomendado que utilize combustíveis aditivados com uma certa frequência para potenciar uma melhor limpeza do motor. 

Alternar entre gasolina simples ou aditivada não irá causar problemas ao seu automóvel, mas irá reduzir os níveis de limpeza. 


6# A relação custo-benefício não compensa 

Mito. A longo prazo, a utilização de gasolina aditivada é muito vantajosa para prolongar a vida útil dos motores automóveis, evitando problemas de manutenção e a substituição precoce de peças do sistema de combustão. 

Desta forma, os combustíveis aditivados, que geralmente são mais caros do que os simples, podem representar uma poupança significativa na carteira na hora de levar o carro à oficina. 


7# Todos os combustíveis aditivados são iguais 

Mito. Cada fornecedor tem os seus combustíveis aditivados próprios, desenvolvidos com base em estudos exaustivos para chegar a uma fórmula de excelência. 

Este ano, os combustíveis Evologic 2.0 levaram mais uma vez para casa o Prémio Cinco Estrelas, fruto da confiança dos consumidores nos combustíveis aditivados da Galp. 

O Evologic 2.0 apresenta aditivos que melhoram a combustão e que protegem e limpam o motor do seu carro, garantindo uma maior poupança em relação aos outros combustíveis. Apresenta também uma evolução na redução das emissões, sendo mais benéfico para o ambiente.   


Agora que já sabe os principais mitos e verdades sobre a gasolina aditivada, encontre o combustível mais adequado às suas necessidades num dos postos de abastecimento Galp perto de si


Quer saber mais notícias sobre mobilidade elétrica? Visite o nosso blog Estrada. 

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Galp.