Galp
Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês

Viagens em família: o guia completo para viagens seguras

Chegaram os meses mais alegres e agitados do ano. Os meses de dias sem fim, de gargalhadas bem altas e de viagens em família que queremos que durem para sempre. 

Prepare-se para mais um verão de felicidade e em segurança, com este nosso guia para viagens em família


1# Faça uma revisão completa ao carro

É certo que a viagem já pode ser um grande investimento. Mas com a segurança da família não se facilita. 

Sendo assim, antes da viagem, marque uma revisão ao seu carro, onde um profissional verificará os níveis de fluídos, o sistema de travagem, a suspensão, a bateria e outros componentes essenciais.

A par da revisão, verifique o estado dos pneus, o nível de pressão correta e o alinhamento da direção. Se necessário, proceda à troca ou ao ajuste destes componentes do seu automóvel.


2# Divida a rota por vários segmentos 

No planear é que está o ganho. Principalmente se tem crianças irrequietas. Planeie a sua viagem por segmentos pequenos, de forma a parar em vários locais para esticar as pernas, tomar qualquer coisa e conhecer um local novo com os miúdos.

Por exemplo, se vai de Braga até ao Algarve, poderá parar em Aveiro, Leiria e Évora. São 3 cidades magníficas que vai encontrar pelo caminho e onde poderá juntar o útil ao agradável: descansar, esticar as pernas e fazer um pouco de turismo.

Se está à procura de roteiros de viagem, explore a EN2, a maior estrada do país e descubra o que de melhor o interior de Portugal tem para oferecer. A Galp tem o guia perfeito para si e já está dividido em vários segmentos para que possa desfrutar a viagem ao máximo.


3# Organize bem a bagageira 

Em lojas de acessórios auto poderá encontrar vários tipos de organizadores de bagageira. Ainda assim, se vir que os miúdos ficam apertados no banco de trás devido ao excesso de carga, aconselhamo-lo a optar por comprar uma mala de tejadilho. Desta forma, garante o conforto e segurança de todos nas viagens em família. 


4# A família é grande, mas o carro é pequeno? Considere alugar um monovolume.

Se a sua família é constituída por 5 membros ou se tem convidados extras, não arrisque. Considere alugar um monovolume de 7 lugares ou até uma carrinha de transporte de passageiros de 9 lugares.

Deste modo, estará a ganhar em 2 frentes: garante a segurança e conforto da família e evita a necessidade de utilizar 2 carros para fazer a mesma viagem, poupando assim em combustível e portagens.


5# A segurança financeira também é importante: orçamente as suas viagens em família

“Dar um passo maior do que a perna” é uma expressão que se adequa a férias que ultrapassam o orçamento familiar e que depois deixam a saúde financeira da família na corda bamba. 

Planeie as suas viagens em família com antecedência. Utilize a app Mundo Galp para beneficiar de descontos em combustíveis e saber qual o posto Galp mais próximo de si. 

Adicionalmente, pode consultar o ViaMichelin para calcular a estimativa de custos de combustível e portagens e estipule um orçamento para hotelaria, restauração e outras atividades. Por fim, seja rigoroso e siga esse orçamento. 


6# Verifique se tem tudo o que precisa no carro

Antes de uma grande viagem, assegure-se que tem os seguintes materiais e que todos estão em ordem:

  • Pneu sobressalente ou kit anti furo;
  • Macaco e ferramentas auxiliares;
  • Colete e triângulo;
  • Kit de primeiros socorros e lanterna;
  • Documentação do automóvel e documentação pessoal;
  • Cadeirinha para bebés e/ou crianças e isofix (se aplicável);
  • Água, protetor solar e óculos de sol (para lidar com o calor do verão);

Poderá ser-lhe útil verificar também esta lista de 9 acessórios auto para ter sempre no carro.


 


Dica final: Vai viajar com o seu cão? 

Além de ter que garantir o transporte seguro e correto do seu amigo canino (adaptador de cinto de segurança), é provável que, com tanta aventura, ele venha a precisar de um banho durante as férias ou antes de regressar a casa.

Por isso, convidámo-lo a conhecer o serviço Dogwash da Galp. Este é um espaço de lavagem desenhado para agradar ao seu cão, enquanto remove toda a sujidade, que possa ter acumulado nele durante as férias.


Quer saber mais notícias sobre mobilidade elétrica? Visite o nosso blog Estrada. 

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Galp.