54.1

GLEBA - Moagem e Padaria - Não aceitam dinheiro como forma de pagamento

Patrícia Duarte
Patrícia Duarte apresentou a reclamação
26 de julho 2023
No passado domingo fui a uma loja da Gleba, no Auchan de Alfragide, e qual não foi o meu espanto quanto a funcionária que me disse que não aceitava dinheiro como forma de pagamento. Achei inacreditável, pois é a forma mais antiga e básica de fazer transações e, mais importante, a mais universal e que não exclui ninguém. Fui investigar e, segundo consta, esta é uma prática ilegal: "Segundo o Banco de Portugal, por regra, as notas e as moedas de euro devem ser aceites em todas as transações, seja qual for a sua natureza. O credor tem o dever de aceitar qualquer tipo de nota ou moeda, não podendo, regra geral, recusá-la." Apelo às autoridades competentes que fiscalizem e promovam a regularização desta situação.
Data de ocorrência: 23 de julho 2023
27 de julho 2023
Olá, Patrícia.
Boa tarde.

Antes de mais, agradecemos o contacto.

Não aceitamos numerário porque acreditamos que a utilização de cartão de débito ou crédito e MBWay tem várias vantagens, tanto para os nossos clientes como para as nossas equipas. Por um lado, há questões naturais de higiene — uma das razões pelas quais tomámos esta medida no início da Pandemia. Por outro lado, a não aceitação de numerário permite-nos um atendimento mais rápido, mais conveniente e sem erros com trocos, para além de tornar as nossas lojas mais seguras, menos propensas a assaltos ou outros incidentes, e contribuir para o combate à evasão fiscal.

De acordo com as orientações do Banco de Portugal, "eventuais recusas de notas e moedas em euros como meio de pagamento apenas podem ser fundamentadas na boa-fé ou mediante acordo das partes em usar outro meio de pagamento". Além disso, o Banco de Portugal destaca que "sempre que for disponibilizada, pelo comerciante, informação relativa à não aceitação de numerário como meio de pagamento, a presunção de má-fé daquele cai". Essas diretrizes refletem a Recomendação da Comissão Europeia.

Trabalhamos todos os dias para oferecer produtos saborosos, saudáveis e sustentáveis, e garantir um serviço de excelência, do qual nos possamos orgulhar, pelo que agradecemos desde já o seu comentário e a sua compreensão.

Obrigada.
Patrícia Duarte
Patrícia Duarte avaliou a marca
27 de julho 2023

Lamentavelmente, acho a desculpa da higiene muito descabida, até porque existem inúmeras pastelarias e afins que já usam as máquinas para pagamento com numerário, não havendo qualquer contacto por parte dos funcionários com o dinheiro propriamente dito. Continuo a achar inaceitável esta prática, não acredito que o Banco de Portugal seja conivente com ela, altamente discriminatória, e não tenciono voltar a fazer compras nestes estabelecimentos.