54.1

GLEBA - Moagem e Padaria - Recusa de pagamento em numerário

Tiago Mendes
Tiago Mendes apresentou a reclamação
10 de dezembro 2023
Ontem ao adquirir produtos neste estabelecimento, foi-me recusado o pagamento dos mesmos em numerário.
Já estando claro que é um acto ilegal, a empresa continua a insistir nisto.

Desde o início da empresa que sou cliente, creio que desde início de 2017. Há 4 anos que já não resido em Lisboa e este fim de semana, ao voltar, resolvi levar pão. Ao pagar, é-me negado o pagamento. Fiquei incrédulo. Nunca tinha visto algo assim.

Insisti no pagamento, negado. Informado de que seria políticas da empresa.

Por não me querer chatear, lá paguei. Mas apenas porque levava pão para a minha filha caso contrário tinha lá ficado os 50€ em pão.

Mas uma coisa boa garanto, não deixo bem mais um cêntimo meu na gleba.

Percebo que queriam reduzir os problemas da gestão do dinheiro mas devem ter em conta que ninguém é obrigado por lei a dispor de uma conta bancária pelo que em contraponto não pode ser recusado o pagamento com numerário.
Data de ocorrência: 10 de dezembro 2023
2 de janeiro 2024
Olá, Tiago.

A Gleba Moagem & Padaria adotou uma política que implica a não aceitação de pagamentos em numerário em todas as suas lojas. Essa decisão foi tomada no início da pandemia, em março de 2020, e tem sido aplicada desde então em todas as nossas lojas – 13 ao dia de hoje.

Gostaríamos de enfatizar que tal medida foi estabelecida com base na nossa convicção de que a utilização de meios eletrónicos de pagamento, tais como cartões de crédito, débito e MBWay, proporciona inúmeras vantagens tanto para nossos clientes como para nossas equipas, que estão empenhadas no atendimento diário ao público.

Além disso, o pagamento por meio digital ou cartão permite um atendimento mais eficiente nas nossas lojas, minimizando a possibilidade de erros no troco e proporcionando maior comodidade aos nossos clientes, que têm aceite essa medida há mais de dois anos. A informação sobre a não aceitação de numerário está exposta em todas as nossas lojas junto ao POS, para que os clientes tomem conhecimento das condições de pagamento à partida, e na parede das informações legais – à entrada de cada loja.

De acordo com as orientações do Banco de Portugal, "eventuais recusas de notas e moedas em euros como meio de pagamento apenas podem ser fundamentadas na boa-fé ou mediante acordo das partes em usar outro meio de pagamento". Além disso, o Banco de Portugal destaca que "sempre que for disponibilizada, pelo comerciante, informação relativa à não aceitação de numerário como meio de pagamento, a presunção de má-fé daquele cai”.

Uma das principais razões que justificam a nossa decisão de não aceitar pagamentos em numerário é a segurança. Ao evitar o manuseio excessivo de dinheiro em nossas instalações, reduzimos consideravelmente os riscos de ocorrências como roubos, furtos e a possibilidade de receber notas falsas. Essa medida visa proporcionar um ambiente mais seguro tanto para os nossos funcionários como para os nossos clientes. O nosso objetivo é conciliar a segurança e a eficiência nas transações com a preocupação legítima de assegurar que todos os clientes, independentemente das suas circunstâncias e capacidades, tenham acesso a uma experiência de compra satisfatória e inclusiva.

Agradecemos sinceramente a compreensão e reafirmamos o nosso compromisso em prestar um serviço e atendimento de qualidade, priorizando sempre o bem-estar e a satisfação dos nossos estimados clientes.