55.4
HR Aluguer de Automóveis, SA

Hertz - Avaria de viatura comprada à hertz usados

Tomás Godinho apresentou a reclamação
8 de novembro 2023
Adquiri uma viatura à Hertz Usados em Março de 2022.
Na Compra da viatura fui informado que a mesma ainda tinha garantia da Marca SEAT até Dezembro de 2022, no entanto, o meu carro teria uma garantia adiconal da Leaseplan durante o tempo restante até fazer 3 anos da compra do carro.
No dia 22/07/2023 tive uma avaria nos sistema de 48V da viatura, que impedia a circulação da mesma, e por isso solicitei ao meu seguro o reboque da viatura de Viseu para uma oficina da Marca SEAT em Lisboa, visto tratar-se de um sistema complexo do carro.
Após a chegada da minha viatura à oficina, uma semana depois, informei a Leaseplan da avaria, que me informou que a viatura não poderia ser reparada nessa oficina, no entanto, após as minhas explicações da possível complexidade da avaria, acedeu ao meu pedido e aceitou que fosse feito o orçamento nessa oficina da Marca SEAT.
Após a oficina lançar o orçamento da substituição da bateria de 48V na plataforma da Leaseplan, a reparação não foi aprovada, pois disseram que faz parte das exclusões da Garantia.
Por desconhecer qualquer exclusão desta garantia, contactei a Hertz no dia 27/07/2023 a solicitar apoio e esclarecimentos, visto que, passou um ano e poucos meses, onde a viatura fez 30.000km's e contabilizava na altura 60.000KM's e que a bateria que seria necessário substituir não é influenciada pela minha condução.
A Hertz informou-me no dia 31/07/2023 que este componente está nas exclusões da Garantia, solicitei então que me enviassem o documento das exclusões de garantia que teria de ser assinado por mim, em como tomei conhecimento. No dia 17/08/2023, passadas 2 semanas, continuava sem carro e sem resposta, pedi novidades à Hertz Usados onde me informaram que a Administração estava em contacto com a SEAT para pedir que a Marca assumisse a totalidade da reparação.
Por não puder esperar mais tempo, devido aos transtornos que estava a ter pela imobilização do carro, pedi eu directamente à oficina da SEAT onde tinha o carro um apoio na reparação, onde me fizeram 50% desconto na peça e por isso, mandei avançar com a reparação e levantei a viatura contra o pagamento de um valor de 793.25€ relativos a substituição da bateria, numa situação normal o valor da reparação teria sido de 1525.10€.
Passado um mês sem nenhuma atualização por parte da Hertz Usados, no dia 13/09/2023, pedi novamente uma informação a essa entidade que me pediu para enviar a fatura para que analisassem o valor pago por mim e que as conversações com a SEAT ainda estavam em curso. Acho estranho a demora nas conversações com a SEAT, quando fiz um pedido à oficina e no dia seguinte me disseram logo que poderiam comparticipar 50% do valor da peça substituída.
No dia 15/09/2023, quando enviei a fatura que paguei, na minha boa fé, pedi a Hertz Usados o pagamento apenas do valor de 50% da peça (595€+IVA) onde ficaria a meu cargo o custo da mão de obra, no valor de 49.92€+IVA.
Ora, até ao dia de hoje não recebi qualquer resposta concreta da Hertz Usado e muito menos o valor solicitado e que considero justo, visto que, não há qualquer documento de conhecimento de exclusões de garantia assinado por mim e que me deveriam ter entregue a quando da venda da viatura, assim como deveriam ter solicitado a minha assinatura.
Ao dia de hoje passaram mais de 3 meses desde a avaria do meu carro, se estive a espera de uma resposta concreta da Hertz Usados para a reparação da viatura, estávamos a falar de uma privação de um bem, de uso diário, durante mais de 3 longos meses.
A ultima resposta que tenho da Hertz Usados no dia 30/10/2023 é: "A Hertz, valendo-se da sua boa relação com o importador está a tentar que a comparticipação seja superior á que já manifestou.
Estas conversações estão a ser feitas ao nível da Administração para que as hipóteses de êxito sejam superiores.
Compreendo a sua urgência e muito gostava de informar que a marca havia concordado com a nossa proposta, mas também eu aguardo por indicação superior, que dará feedback assim que as tenha, não me podendo comprometer com datas."
Continuarei eternamente à espera de uma resposta concreta? Estará a Hertz Usados a "empurrar com a barriga" o tema, para ver se caí em esquecimento?
Data de ocorrência: 22 de julho 2023
Hertz
15 de novembro 2023
Exmo. Sr. Tomás Godinho,
Obrigada pelo seu contacto.
No seguimento da exposição efetuada, informamos que reencaminhamos a mesma para os responsáveis da empresa Hertz Carros Usados, para que seja feita a devida análise.
Tentaremos ser o mais célere possível na resposta, sendo que voltaremos ao seu contacto através do e-mail da empresa.
Desde já, agradecemos a sua compreensão.

Dep. De Apoio ao Cliente.
30 de novembro 2023
Bom dia, ainda a aguardar resposta por parte da Hertz.
Hertz
4 de dezembro 2023
Exmo. Sr. Tomás Godinho,

Obrigada pelo seu contacto.

Face ao exposto, temos a informar que de acordo com as indicações recebidas da parte da Hertz Carros Usados ainda decorrem os esforços desenvolvidos junto da Seat, a aguardar conclusão até à presente data.

Mais acrescentamos que o documento de garantia conforme detalhes fornecidos pela vendedora terá sido recolhido pela sua esposa.

Apresentamos as nossas desculpas pelo tempo de espera.

Com os melhores cumprimentos
Apoio a Cliente
11 de dezembro 2023

A minha esposa levantou, a meu pedido, os manuais da viatura e não os documentos de garantia, mas, independentemente disso, o documento de exclusões de garantia tem de estar assinado, como prova de tomada de conhecimento.
Se têm esse documento, enviem-me, até agora nada recebi.

É incompreensível estar há mais de 6 meses à espera de um resposta da Hertz, que diz estar em conversações com a SEAT.
Não acredito que a SEAT demore 6 meses a responder a uma situação com este, quando consegui comparticipação de 50% do valor da peça em 24 horas.

Aguardo a resolução deste tema em tribunal arbitral.

Tomás Godinho avaliou a marca
6 de fevereiro 2024

Péssimo serviço após-venda da Hertz Usados... Carro em garantia e não assumiram a reparação do carro nem arranjaram solução