56.2

Hertz - Cobrança indevido e abuso de confiança

Anilton Correia
Anilton Correia apresentou a reclamação
21 de fevereiro 2024
No dia 14 de Fevereiro, ao tentar efetuar o registo e agendamento para aluguer de uma carrinha, meu registo foi recusado. Após contato com a linha de apoio ao cliente, fui informado que não poderiam aceitar o registo e, consequentemente, anulei o agendamento. No entanto, mesmo sem a utilização do serviço, fui indevidamente cobrado em 35,80€.

Além disso, pedi a um colega, que efetuasse um novo registo e o dele foi aceite conseguindo assim alugar a viatura, utilizando o meu cartão de débito para pagamento. Ao desbloquearmos a viatura, notamos que esta estava na reserva. Como a distância era curta, e já tínhamos desbloqueado o carro prosseguimos e em menos de uma hora após o aluguer, entregamos o carro a qual percorreu uma distância inferior a 10km, 5km ida e 5 km volta. No entanto, foram cobrados individualmente 45€ pela viatura estar na reserva (já tínhamos encontrado o carro na reserva), sendo que é a responsabilidade da Hertz garantir que a viatura não esteja nessa condição no momento do aluguer, e no ato do aluguer indicarem que o valor pago do serviço ja cobre o combustível. Podem verificar a distancia percorrido pela viatura e o nível de combustível que tinha antes do desbloqueio e após a devolução do carro.

Já entrei em contacto por telefone e enviei e-mail e não resolvem a situação e na resposta nota-se a má fé da Hertz o que demonstra que esta fraude é recorrente!

Pretendo o reembolso dos valores retirados individamente!
Data de ocorrência: 14 de fevereiro 2024
Hertz
6 de março 2024
Estimado Senhor Anilton Correia,

Agradecemos o seu contato.

Após análise das exposições expostas, na sua reclamação, no Portal da Queixa, informamos que:

- Relativamente à reserva 7148212, marcada das 14h30 às 15:15, de dia 14/02/2024, foi por si cancelada, às 13h12, sendo por isso cobrado, na integra, o valor da reserva, ao abrigo do Ponto 7. a) dos Termos e Condições do Serviço, que indica que reservas canceladas com menos de 02h00 de antecedências serão cobradas na integra, ou o valor equivalente a 08h00, consoante aquele que corresponda a valor inferior.

"8. Encargos de utilização do veículo
a) Será cobrada uma tarifa horária ou a parte correspondente, com um custo mínimo de 1 hora, pela utilização do veículo. Ser-lhe-á cobrado o custo total do aluguer, mesmo que o devolva antes da hora indicada, conforme dispõe a cláusula nº 7. Será também aplicado o custo correspondente aos Quilómetros percorridos. Está incluído na tarifa o valor da utilização da via verde e das portagens.".

- Relativamente ao seu perfil, verificámos que o mesmo não foi finalizado, por falta de envio das fotografias, frente e verso, do Documento de Identificação e Carta de Condução, sendo o mesmo responsabilidade do Cliente, e sem o qual o registo não será finalizado, como referido no Ponto 1. dos Termos e Condições do Serviço.

"1. Como tornar-se Membro e utilizar o serviço

Os membros podem registar-se online, através da nossa aplicação para telemóvel ou nas lojas que disponibilizam o serviço Hertz 24/7. Nas lojas onde se encontra o serviço Hertz 24/7 terá à sua disposição um Stand com equipamento que lhe permitirá efectuar o registo e fotografar o Cartão do Cidadão e a Carta de Condução.
Para efeito de efectivação de registo, só pode ser aceite documentação de identificação definitiva (Cartão de Cidadão, Cartão de Identidade, ou Passaporte), não sendo aceites guias, ou quaisquer outros documentos provisórios;
O envio de documentação válida legalmente (Documento de Identificação e Carta de Condução) é da exclusiva responsabilidade do membro. Na ausência de envio desta documentação, ou envio de documentação inválida, a confirmação de registo de perfil de membro não se fará, sendo que consequentemente, o membro não receberá o código PIN que permite utilizar a viatura Hertz 24/7.
Todos os dados fornecidos via web ou e-mail terão que ser verdadeiros e fidedignos. Caso isto não se verifique, anula-se qualquer cobertura de seguro que possa existir e será responsável pelo valor total dos danos e perdas ocorridos como consequência do seu incumprimento.".

- Relativamente à penalização aplicada, por entrega da viatura com um abastecimento inferior a ¼ de depósito, a mesma encontra-se prevista nos Termos e Condições do Serviço, no Ponto 9, b), I), que indica que serão cobrados valores adicionais se devolver o veículo com menos de 1/4 de depósito.

"9. Outros encargos pelos quais também será responsável

b) Também serão cobrados valores adicionais nos seguintes casos:
I. Se devolver o veículo com menos de 1/4 de depósito;

Anexo 1 - Encargos Adicionais

Devolução com menos de ¼ de depósito 45€"

Informamos que o disposto nos Termos e Condições do Serviço é aplicado, sempre que algum dos Pontos não seja cumprido.

De forma a evitar atribuição de penalizações indevidas, é solicitado aos clientes que, no inicio das suas reservas, tirem fotografias aos danos, sujidade e/ou falta de abastecimento existentes, remetendo as mesmas, via email, para nós, de forma a podermos efetuar a respetiva penalização ao cliente devido.

A falta de comunicação de existência de alguma anomalia, torna o cliente anterior à deteção da ocorrência, responsável pela mesma, sendo aplicadas as penalizações do Termos e Condições.

Mais informamos que estão dissociadas a obrigação de cumprimento no disposto nos Termos e Condições do Serviço e o estado em que a viatura foi encontrada."

Melhores Cumprimentos,
Apoio a Cliente