56.2

Hertz - Pagamento de portagem de classe 2 em vez de classe 1

Em tratamento
Nuno Dias apresentou a reclamação
14 de março 2024

Aluguei uma viatura num Site onde costumo fazer as minhas reservas, e no dia 13/02/2024 dirigi-me ao vosso Balcão para levantar a viatura reservada, ficheiro Economybookings Rental HERTZ.pdf.

Pediram muitas desculpas mas não tinham a viatura referente ao Grupo E1 que eu tinha reservado mas que me iram fazer um Upgrade para uma viatura do Grupo V1, e acabei por receber um carro hibrido que foi uma desilusão, ficheiro Contrato Aluguer HERTZ 781778266.pdf.

Quando me apareceram as faturas da Via Verde, ficheiro FT 2405_0022877_MG EHS.pdf e FT 2405_0025226_MG EHS.pdf, fiquei “parvo” com o valor das Portagens, visto eu ter alugado uma viatura Classe 1 na Via Verde e agora apareceram-me, e já as paguei, faturas com a Via Verde de Classe 2.

Eu quando levantei a viatura ninguém me disse que no Upgrade a “nova” viatura era Classe 2 na Via Verde, se o tivessem feito nunca teria aceite… como é visível pelas viagens que fiz sempre em autoestradas.

Estive a pesquisar e as viaturas hibridas-plug in não pagam Classe 2 na Via Verde, como podem verificar no site https://www.razaoautomovel.com/noticias/hibridos-plug-in-eletricos-passam-classe-1/ , e está documentado no ficheiro LISTA DE MONOVOLUMES 248-2_Classe 1.pdf .

Como tal, devido ao vosso erro na definição da viatura na Via Verde, foi-me cobrado incorretamente o valor de todas as portagens ou pórticos como Classe 2 e não Classe 1, ficheiro FT 2405_0022877_MG EHS.pdf e FT 2405_0025226_MG EHS.pdf, e a diferença é muito grande.

Quero de saber qual é a vossa posição relativamente ao exposto, visto eu como cliente ter sido lesado ao terem-me sido cobrados valores indevidamente.

Aguardo o vosso comunicado em relação ao exposto.
Data de ocorrência: 14 de março 2024
Hertz
21 de março 2024
Exmo. Sr. Nuno Dias,

Acusamos a receção do seu e-mail o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Desde já pedimos desculpa pelo transtorno e lamentamos a frustração causada.

Face ao exposto, consideramos necessário prestar-lhe mais algumas explicações, para que seja transparente que o facto de V. Exma. não beneficiar de um desconto de classe. Este é um assunto que transcende a Hertz, enquanto a marca automóvel em questão, não nos disponibilizar o documento único automóvel.

A Via Verde Portugal oferece a possibilidade do cliente, beneficiar de um desconto de classe 2 para classe 1, sempre que este efetue passagens nas vias electrónicas portajadas, mediante o envio prévio do documento único automóvel – DUA.

A definição da classe da viatura é atribuída pelo IMT e o respetivo desconto definido pela Via Verde Portugal, sendo tais critérios totalmente alheios à Hertz.

Contudo, o DUA é emitido pelas diversas marcas automóveis e o período de envio do mesmo para o titular da viatura é alheio à Hertz, pelo que existem viaturas a circular que embora possam beneficiar de um desconto de classe pagam classe 2, quer nas vias portajas electrónicas ou vias manuais.

Relembramos que a Hertz apenas assume o comprometimento, de no momento do aluguer entregar ao cliente a viatura do grupo reservado e em cada grupo de viaturas existem várias especificidades, como seja, viaturas classe 2 e classe 1, a gasóleo ou a gasolina. A empresa não pode assumir o compromisso perante o cliente de entregar um veículo com determinadas especificidades dentro do grupo de carro reservado.

Uma vez mais lamentamos o transtorno causado.

Melhores Cumprimentos,
Apoio a Cliente
22 de março 2024
Gostos das respostas Standards... são mais fáceis!

Meus caros 2 Pontos que eu quero que me respondam:

1 - A viatura que aluguei, AZ-46-RF, esta registada desde o dia 05-04-2023... e a HERTZ vem dizer-me que ainda não tem DUA ??? Incompetência ou preguiça de fazerem o trabalho que tem de fazer?

2 - A Viatura que Reservei era do Grupo E1, não há nenhuma Viatura deste grupo que pertença á Classe 2, por isso a HERTZ devia avisar-me como Cliente que o Up-Grade que me fizeram teria uma Viatura da Classe 2, ou não?

Em relação ao Ponto 1, o DUA demora no máximo 2 meses a ser feito, a Viatura está na HERTZ há muito mais tempo que isso... por isso a HERTZ está de forma voluntária a prejudicar os Clientes fornecendo um muito mau serviço.

Em relação ao Ponto 2, os vossos colaboradores deviam prestar um bom serviço informando os Clientes das vantagens e desvantagens da Viaturas oferecidas / impingidas pela HERTZ e seria o Cliente a tomar a decisão se queria ao não, mais uma vez a HERTZ prejudica os clientes oferecendo um muito mau serviço.

Eu reclamo o valor que tive de pagar a mais, e não foi pouco, devido ao mau serviço prestado pela HERTZ.

Aguardo o vosso pedido de desculpas e a devolução do valor pago por mim indevidamente.

ND
17 de abril 2024
Está complicado de responder e de resolverem a situação!

Só não há respostas quando não se sabe o que responder... acho que é este caso!

Só pretendo que respondam ás minhas duas questões! sendo a 2ª a mais importante!

ND
2 de maio 2024
A Empresa anda preocupada em "roubar" os clientes e não faz nada para resolver as situações que lhes são colocadas... nem responder a uma simples questão são capazes!
Nuno Dias
Nuno Dias está a aguardar resolução da marca