Hospital da Luz

Beatriz Mendes
Beatriz Mendes apresentou a reclamação
23 de abril 2024
Caro/a responsável,

Gostaria de expressar a minha insatisfação em relação ao serviço que tenho recebido nas consultas de medicina dentária, especificamente no que diz respeito à confecção de uma goteira de miorrelaxamento, realizadas no Hospital da Luz de Lisboa.

No dia 14 de fevereiro, após a minha primeira consulta de cirurgia maxilo-facial, foi indicado que eu precisaria de uma consulta de medicina dentária para a confecção de uma goteira de miorrelaxamento. Esta consulta ocorreu no dia 2 de março, com a Dra. Patrícia Robalo. Durante esta consulta, a Dra. Robalo informou-me que seria necessário submeter um pedido à minha seguradora de saúde, a Multicare, para cobertura parcial dos custos da goteira. Fui informada de que este processo seria concluído no mesmo dia, desde que fornecesse um raio-x para comprovação da necessidade do tratamento. O raio-x foi prontamente entregue à Dra. Robalo, conforme solicitado.

No entanto, surgiu um problema significativo durante este processo. Após várias tentativas de contacto com o Hospital da Luz para confirmar o estado do pedido, fui informada pela Multicare que nenhum pedido havia sido submetido em meu nome. Mais tarde, descobri que este atraso se deveu ao esquecimento por parte da Dra. Robalo em submeter o pedido e o raio-x necessário. Este incidente resultou num atraso considerável na realização do tratamento, desde a consulta inicial até à consulta de confecção da goteira, agendada apenas para o dia 19 de março.

Na consulta de confecção da goteira, fui surpreendida com um pedido de pagamento de 100€ pela análise dos moldes da goteira, além de 39€ como adiantamento de serviços hospitalares. Posteriormente, fui informada de que este adiantamento foi "devolvido" como crédito, embora não tenha recebido qualquer informação sobre o valor original de cada procedimento, conforme solicitado. Adicionalmente, na consulta seguinte, realizada a 17 de abril, foi constatado que a goteira estava mal-feita e seria necessário enviá-la de volta ao laboratório para correção. Fui informada de que seria necessário pagar novamente pelo procedimento de confecção da nova goteira, apesar de o erro ter sido da responsabilidade da Dra. Robalo e do laboratório.

Além disso, fui surpreendida ao constatar que os 24€ referentes à confecção da nova goteira foram descontados do crédito que me foi "devolvido" (os 39€ de adiantamento), antes mesmo de o procedimento ser realizado (uma vez que só seria realizado a 7 de Maio, já que a técnica do laboratório estava de baixa médica), o que considero inaceitável.

Em resumo, gostaria de expressar a minha insatisfação com os seguintes pontos:

- Atraso significativo no processo devido ao esquecimento da submissão do pedido à seguradora de saúde.
- Falta de transparência quanto aos custos dos procedimentos realizados (nunca me enviaram um orçamento dos procedimentos, conforme pedido diversas vezes).
- Cobrança indevida pela confecção da nova goteira, considerando que o erro foi da responsabilidade da Dra. Robalo e do laboratório.
- Desconto prematuro do valor referente à confecção da nova goteira, antes mesmo da realização do procedimento.

Espero que esta questão seja tratada com a devida atenção e que sejam tomadas medidas corretivas para garantir uma melhor experiência para os pacientes no futuro.

Atenciosamente,
Data de ocorrência: 23 de abril 2024
Beatriz Mendes
Beatriz Mendes está a aguardar resposta da marca