15.3
Luz Saúde, S.A.

Hospital da Luz - Hospital em Lisboa, está inacessível aos doentes/clientes

Fernando Oliveira apresentou a reclamação
9 de abril 2019 (editada a 8 de julho 2019)

Reproduzo abaixo uma carta hoje dirigida por email ao Conselho de Administração do Grupo Luz Saúde e que encerra em si a reclamação e seus fundamentos :

"
Ao Ex. mo Conselho de Administração do Grupo Luz Saúde,

É indignado e muito revoltado que me dirijo a V. Exas, de quem me sinto um mero cliente de um negócio e não um utente de serviços de saúde que se dizem de qualidade e diferenciados.

Desde há muito tempo que não consigo qualquer contacto telefónico directo com qualquer serviço, médico ou enfermeiro que me vem acompanhando.

O serviço que pretendo contactar é o de Medicina Física e de Reabilitação que, mesmo face a quatro tentativas de chamada por parte do operador do Call Center, nunca atendeu, à boa maneira dos burocratas encartados e presunçosos.

Os serviços e o atendimento (salvo as sempre honrosas excepções) degradam-se a olhos vistos. Caminham, indelevelmente, mesmo que ufanos e garbosos) para níveis semelhantes aos dos piores serviços públicos de saúde, onde pontificam dirigentes incompetentes e que não respeitam os doentes.

Não há palavras ou adjectivos para qualificar esta forma de estar que não sejam :

É UMA VERGONHA !
É UM ESCANDALO !
É UMA DECISÃO DIGNA DE FENÍCIOS MERCADORES DA SAÚDE e que se cobram a peso de ouro.
É UMA INCOMPETÊNCIA DE GENTE QUE SE JULGA VALER PELOS OBSCENOS VENCIMENTOS QUE AUFEREM.
É GENTE QUE DESPREZA MISERÁVELMENTE OS DOENTES.
É GENTE SEM CORAÇÃO QUE APENAS VÊ NUMEROS ONDE ESTÃO SER HUMANOS que os sustentam.
É GENTE QUE NÃO RESPEITA OS SEUS PRÓPRIOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, muitos deles de Excelência.
É GENTE QUE NÃO SE IMPORTA COM A SANGRIA DE MUITOS DESSES EXCELENTES PROFISSIONAIS que não estão para vos aturar e, cheios de razão, vos viram as costas, vos mandam (mais a vossa pesporrência) às urtigas.

Se tiverem coragem e um assomo de dignidade para me receberem, dir-lhes-ei na cara tudo o que aqui afirmo e muito mais.

Pela minha parte e pela minha saúde, vou terminar os processos clínicos que tenho em curso para ter o prazer de também vos voltar as costas e DENUNCIAR-VOS até ao limite das minhas forças.

Porque estes prejuízos, inconvenientes e inaceitável falta de respeito pelos “clientes do negócio” são da exclusiva responsabilidade da gestão, do CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, pese embora o odioso caia continuamente sobre dezenas ou centenas de colaboradores a quem pagam um vencimento que mal dá para sobreviverem.

Cópia desta carta será usada como reclamação que vou apresentar na DECO e no PORTAL DA QUEIXA.

Porque nem sequer merecem a cortesia dos meus cumprimentos, apenas vou assinar.

Fernando Lopes de Oliveira
NHC : 101 364 890 "

Data de ocorrência: 9 de abril 2019
11 de abril 2019
Exmo. Senhor,

A S/ exposição já tinha chegado ao nosso conhecimento, encontrando-se em análise interna, sendo respondida oportunamente.

Informamos que estamos sempre disponíveis para esclarecer os nossos clientes através dos canais próprios do Hospital da Luz que podem ser consultados em https://www.hospitaldaluz.pt/lisboa/pt/apoio-a-clientes/contacte-nos/ ou nas nossas instalações.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Hospital da Luz Lisboa
11 de abril 2019
Esta "resposta" robotizada, repetitiva, "resposta-tipo" é bem o paradigma dos fundamentos da queixa que apresentei.
Revela bem como a Administração do Grupo Luz Saúde está afastada do mundo real, do mundo dos seus clientes/"doentes", como confunde a virtualidade das teorias nascidas nos alcatifados gabinetes dos seus membros com a vida os problemas, quantas vezes dramas dos que os vão sustentando príncípescamente.
Não percebem que vivem num bunker carregado de filtros e muros que os desumaniza profundamente.
Fernando Oliveira avaliou a marca
15 de janeiro 2021

Hoje, 2 anos depois está na mesma, para pior. E o Hospital, ao nem sequer responder, revelou o desprezo que tem pelos doentes que o sustentam. Gestão moderna...será ??? LAMENTÁVEL !