Hospital de Lamego
Hospital de Lamego Marca Recomendada
82.2
Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE

Hospital de Lamego - Péssimo atendimento do médico que estava de serviço nas urgências

Daniela Filipa Figueiredo Morgado
Daniela Morgado apresentou a reclamação
1 de maio 2015

No passado domingo, dia 26 de Abril de 2015, dei entrada no Hospital de Lamego, por volta das 13.30h e as 14.00h, após ter estado toda a manhã no Centro de Saúde de Tarouca, a fazer medicação venosa, uma vez que me tinha sido diagnosticado, uma clica renal. Uma vez que, a dor mantinha-se médico que me atendeu (e desde já, digo que me atendeu o melhor que podia) reencaminhou-me para o Hospital de Lamego, acompanhada por uma carta feita por este, com o referido diagnóstico de cólica renal, afim de me ser feito um raio-x. Porém, ao chegar ao Hospital de Lamego, o enfermeiro que estava na triagem, mesmo lendo a carta, mencionou que eu teria uma lombalgia e não cólica renal. Foi-me colocada pulseira amarela e entretanto esperei que o Senhor Doutor que chamasse. O que é certo, é que eu não tinha posição nenhuma para estar, devida à grande dor que sentia (não conseguia estar sentada, nem de pé, nem nada). Qual é o meu espanto que, quando fui chamada para a consulta, pelo facto de eu estar mal sentada, obviamente por causa da dor, o Senhor Doutor António Branco, desfez logo do diagnóstico escrito na respetiva carta, pelo médico do Centro de Saúde, alegando que o que eu tinha, era dor de costas, devido às más posturas. E já nem sequer me queria fazer o raio-x. Visto que, como evidentemente, o questionei, de como era possível desfazer de um diagnóstico anterior, feito aliás com base em factos concretos, sem me ter feito qualquer avaliação naquele momento. Visto que, se apercebeu que eu ia fazer reclamação, ainda gozou com o facto de "existirem esses livros amarelos, pode ir lá escrever à vontade"- disse o Senhor Doutro António Branco. Desde que entrei no consultório, que me tratou de uma forma desumana, repugnante, foi extremamente mal educado, quando eu, estava a trata-lo com respeito, devendo ele proceder da mesma maneira, mas não foi o que fez. Posto isto, lá me mandou fazer o raio-x e análise à urina, e mandou uma enfermeira colocar-me a soro, sendo esse soro para uma contratura muscular, segundo o que ele alegava, que era esse o meu problema. A partir daí, nunca mais quis saber de mim, enquanto utente, estive na sala de tratamento, sem que ele fosse lá uma única vez, e mais: já tinha acabado o soro e a minha irmã foi dar comigo a durmir, debruçada sobre um lavatório; para isto acontecer, imagem o que é que aquele soro não teria (um forte relaxante). Aminha acompanhante era a minha irmã, até que quando me encontrou naquele estado, foi questionar o médico, e ele de forma mal educada limitou-se a dizer que eu tinha esperar pela minha vez; se bem, que quantas pessoas já não teriam ido à minha frente. Quando resolveu me chamar novamente, de forma irónica disse que me ia receitar um relaxante muscular "Diasepam e diclofenac". E eu estava na mesma cheia de dores, logo era impossível ser coluna, ou contratura muscular. E o mais grave, é que recusou-se a dar-me qualquer informação sobre o raio-x e o resultado da análise à urina; e disse-me ainda que eu ali "não tinha direito a nada". Inclusivamente foi extremamente mal educado para a minha irmã que me estava a acompanhar, por ela lhe dizer que nós tínhamos direito à informação dos resultados daqueles exames, e ele ainda a categorizou dizendo: "olhe lá, qual é a sua categoria profissional??é geradora de conflitos é? é que se for, digo-lhe já que você é muito boa nisso". Agora pergunto, e gostaria de saber como é possível haver médicos deste tipo nos serviços de saúde? Conforme, entrei com dores horríveis assim, saí. É lógico, que fizemos logo uma reclamação no livro de reclamações. é inadmissível haver médicos destes ao serviço. Onde está o respeito para com os utentes? Ninguém lhe faltou ao respeito e ele tem um atitude destas? Gostava que esse Senhor Doutor fosse punido, pela situação que foi, até porque, no dia seguinte dia 27 de Abril, tive que voltar ao Centro de Saúde de Tarouca, estive novamente a soro, devido a uma cólica renal, e após já ter feito neste momento, uma ecografia renal, confirma-se que tenho pedras nos rins. E afinal de contas quem é que errou o diagnóstico?? O Senhor Doutor António Branco nem sabia o que estava a fazer: porque desfez de um diagnóstico, devidamente feito, com base apenas no facto de eu estar mal sentada. Se fosse ele a ter as dores que eu tinha, também gostava de saber, se ele ia estar sentado corretamente na cadeira. Mas como percebeu, que eu não me ia calar com o que se passou, o Senhor Doutor foi muito inteligente, de escrever na conclusão da urgência, que era duvidoso e, portanto, não disse que era e nem que não era cólica renal. Claro, para se salvaguardar de qualquer responsabilidade. E isto sei, porque foi a minha médica de família que no dia seguinte viu essa informação no meu processo; porque a mim, o Senhor Doutor recusou-se a entregar-me qualquer informação. Mas se, era duvidoso, se estava com dúvidas, porque não me transferiu para Vila Real? Para quê, que me sujeitou a levar medicação venosa para uma "contratura muscular" quando nem tinha certeza de nada?
Sinto-me profundamente, lesada, pelo facto de estar em sofrimento e ter passado por uma situação destas. Errar, sei que é humano. E qualquer pessoa erra; mas ser mal tratada por um médico isso é que não. E muito menos, desfazer de um diagnóstico de outro médico, sem sequer me avaliar e basear-se só no estar mal sentada.

Data de ocorrência: 1 de maio 2015
Hospital de Lamego
5 de janeiro 2018
Exmos. Senhores,

Consta no vosso site a reclamação supra identificada, como “aguarda resposta”, importa informar que, em devido tempo, foi enviada reposta à exponente, conforme se pode confirmar pelo ofício anexo.

Sem outro assunto, apresentamos cumprimentos.
Maria Teresa G. Arêlo Manso
Coordenadora do gabinete do cidadão do chtmad, epe
Telef. 259 300 560 | 926 505 034

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE
Avenida da Noruega
5000-508 Vila Real
Tel: 259 300 500
www.chtmad.min-saude.pt

PENSE ANTES DE IMPRIMIR
Esta resposta tem um anexo privado