Hospital de São Teotónio

Hospital de São Teotónio - Cirurgia não realizada

João Loureiro
João Loureiro apresentou a reclamação
12 de julho 2018

Nos últimos dias do mês de maio dirigi-me ao hospital para uma consulta com a finalidade de agendar uma data para a realização de uma cirurgia ao tornozelo esquerdo. Nessa mesma consulta fui informado que teria de ser operado no hospital de Tondela e, o médico que me atendeu, informou-me que o hospital de Tondela possuía melhores condições para esta operação que o hospital de Viseu. Posto isto, a consulta de anestesiologia ficou marcada para dia 19 no hospital onde ia ser operação
Após a consulta de anestesiologia, a operação ficou agendada para dia 26 sendo que as análises não apresentavam qualquer contraindicação para a realização da cirurgia. Nessa consulta, informei o médico anestesiologista que tinha uma possível alergia à cortisona no qual este prontamente respondeu que isso não era problemático.
No dia da cirurgia dirigi-me novamente ao hospital de Tondela para realizar a mesma, no entanto não fui operado: comecei a preparação para a realização do procedimento e fui levado para o bloco operatório onde permaneci perto de uma hora.
Posteriormente o médico veio ter comigo e informou-me que não reuniam as condições necessárias para me operarem. Explicou-me que não possuíam uma maca adequada para a cirurgia – como tenho uma possível alergia à cortisona teria de haver um ventilador para possíveis complicações que poderiam ocorrer. O problema é que o hospital não possuía este equipamento e por essa razão não fui operado
Depois desta situação saí do bloco e fui levado para o quarto onde me foi dado alta. Na altura em que fui informado da alta, o médico anestesiologista mencionou que teria de ser operado no hospital central (hospital de Viseu), pois este possuía as condições para me operarem, e que ele já teria falado com um médico do hospital, no qual este se tinha comprometido em me operar no hospital de Viseu.
Após este episódio, dirigi-me ao hospital de Viseu com a intenção de tentar falar com alguém da direção, com o intuito de me esclarecerem toda esta situação. O responsável pelo setor de ortopedia, esclareceu-me que ia tentar resolver a situação dentro de uma semana.
Passadas duas semanas, recebo em casa uma carta do hospital de Viseu com um vale de cirurgia. Neste vale sou informado que tenho 2 hospitais para ser operado (Centro Hospitalar de S. Francisco em Leiria e a Casa de Saúde em Coimbra) nos quais o tempo de espera médio excede os 50 dias. Na mesma carta referem também que posso aguardar cirurgia no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, mantendo o meu lugar na lista de espera.
A minha questão é a seguinte: estando com a cirurgia marcada para dia 26 e por motivos alheios à minha pessoa esta cirurgia não foi realizada (sendo que me foi assegurado que iria ser operado em Viseu, pelo médico de Tondela) o porquê de me ter sido enviada uma carta para ser operado noutro hospital que não de Viseu. Outra questão pertinente é: optando por ser operado no centro hospitalar Tondela-Viseu, gostava que me garantissem que desta vez iria ter as condições necessárias para a realização do procedimento.

Data de ocorrência: 12 de julho 2018
João Loureiro