11.5
Centro Hospitalar Tondela Viseu, EPE

Hospital de São Teotónio - O pai também tem direito!

Ana Gomes apresentou a reclamação
21 de julho 2022
Bom dia:

Venho por este meio mostrar o meu desagrado em relação à permanência do pai nos dias seguintes do nascimento de um filho. Como assim, o PAI Só pode permanecer junto dele duas horas por dia(horário de "visita") durante o período de permanêcia desde o nascimento até à alta do seu filho?!!! Eu, e em nome de muitas mães e filhos digo que é inadmissível e inaceitável tamanha discriminação e injustiça, uma vez que pai não é visita e tem todo o direito assim como a mãe de permanecer junto do filho. Esta situação é lamentavele repugnante, ainda para mais numa maternidade que se diz amiga dos bebés... Será que a amamentação é mais importante do que o lado afetivo da presença do PAI??!!! Penso que é tão ou mais importante tanto para um filho como para a sua mãe. Espero sinceramente que esta situação seja revertida, pois não faz qualquer sentido!
Entendo perfeitamente que não haja visitas de outro familiares e/ou amigos,.., mas o Pai!??Duas horas!!! Não dá para compreender. Ele é parte importante e indespensável, de apoio e suporte para o filho e para a mãe!

O covid-19 não é "Desculpa" para tudo!
Data de ocorrência: 21 de julho 2022
4 de agosto 2022
Boa tarde. Parece-me inadmissíveis ainda NÃO ter qualquer resposta por parte do hospital...para me enviarem um PDF a dizer que a minha reclamação foi remetida ao serviço, como resposta...isto apenas serve para empatar mais nada...Resposta exatamente á minha reclamação nada...Será porque não existe resposta aceitável?!!!!Provavelmente..., pois porque ninguém na sua consciência determina regras que excluem UM PAI..
Mais uma vez fico a aguardar respostas..
Exma. Senhora
Ana Gomes

Após receção da sua exposição/reclamação, foi a mesma avaliada, da qual anexamos a respetiva resposta.

Com os nossos melhores cumprimentos

A Assistente Técnica
Virgínia Caldeira
Esta resposta tem um anexo privado
Boa tarde Dra. Isabel Torres:

Em resposta, tenho a dizer que a pandemia já dura desde 2020, e houve sempre adapatações...Essas retrições devem ser revestas a quem aplicadas, pois eu não estou a sugerir que vá de visita para a maternidade a família toda, amigos e vizinhos, estou sim a pedir o que é de DIREITO. Um PAi tem o seu direito tanto como a mãe, pois não é menos importante na vida de um filho do que a sua mãe. Quais são as condições de segurança que faltam para que seja possível a presença so PAI, para garantir a segurança de todos? Não deve a maternidade zelar também pelo bem estar de um bebé e dos pais? A pandemia não é uma coisa recente, ainda não houve tempo para criar as condições necessárias para o pai exercer o seu direito e garantir a segurança de todos?

Aguardo resposta.

5 de agosto 2022
A resposta acima refere-se a este anexo.