11.5
Centro Hospitalar Tondela Viseu, EPE

Hospital de São Teotónio - Péssimo atendimento no serviço de admissão para efetuar teste ao covid

João Pinto
João Pinto apresentou a reclamação
15 de maio 2022
Boa tarde
Fui notificado por carta para, no dia de hoje, 15 de Maio de 2022, comparecer no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, pelas 11h28, para efetuar o teste COVID com vista a realização de cirurgia no próximo dia 17, naquela mesma unidade Hospitalar.
Cheguei ao contentor onde se realiza o teste eram 10h55. Na porta de entrada encontravam-se duas pessoas que mais tarde vim a saber terem o nome de Margarida e Ilídio Jesus.
O Sr Ilidio disse-me que não adiantava entrar dentro do espaço, para efetuar a admissão do teste, porque as funcionarias se teriam ausentado para tomar o pequeno almoço.
Estranhei o facto de terem que fechar aquele serviço, contudo, como não sabia a verdade até pensei ser brincadeira, pelo que interroguei se na verdade era mesmo assim, o que a Senhora Margarida confirmou, e acrescentou que pelo tempo já teriam ido almoçar.
Cerca das 11h25 avistaram uma funcionaria, num andamento calmo, como quem vem adiantada para o serviço, e ao chegar junto de nós interrogou se a equipa de enfermagem já tinha entrado, ao qual lhe foi respondido que não. Ela acrescentou que então poderíamos, em fila indiana, aproximarmo-nos para efetuar a admissão, (nesta altura já muitas pessoas estavam á espera).
Já dentro da sala, manifestei o meu desagrado e interroguei o porquê de termos uma hora marcada, AO MINUTO, para estarmos presentes, e encontrar-mos o serviço fechado.
A resposta que tive foi….chamarem o segurança porque eu estava a falar muito alto….
Foi-me dito ainda estavam ali desde as 8h00 da manhã…… como se tivessem ido….DESCANSAR
Avaliando a situação constatei que afinal a marcação da hora para aquele teste é um ERRO de quem a menciona, uma vez que não é cumprida naquele serviço, pelo menos por estas duas funcionarias, uma delas de nome Graça.
Digo isto e provo, uma vez que o SR Ilídio, tinha marcação para as 11H40, a SR.ª Margarida, não tinha marcação ( estou a mencionar estas duas pessoas, mas podia mencionar ….7/8/9…, só que não sei o nome).
Ambas estas pessoas foram atendidas antes de mim.
Interrogo:
Para quê marcar hora se as funcionarias fazem a marcação por ordem de chegada?
Se têm que atender pela hora marcada, porque não o fizeram?
È facílimo cumprir, basta querer. Ali estavam pessoas….não animais. Houve 3 pessoas que me esperaram fora do contentor para me apoiar….disseram que evitaram faze-lo no interior por medo de represálias….como medo de lhe “tramarem” o teste. Gente humilde que fica nas mãos de pessoas que em nada dignificam o serviço que representam.
Exijam os nossos deveres, mas não soneguem os nossos direitos. Nunca fui atendido desta maneira, será por ser Domingo? Trabalhei anos a fio sábados domingos feriados dias seguidos, semanas seguidas sem folga…..porque precisavam de mim….
O pequeno almoço é uma refeição tomada sem prejuízo para o serviço. Estive cerca de 30 anos ao serviço publico e nunca fechei, ou autorizei que fosse fechado um serviço, para se ir tomar o pequeno almoço.
QUE PESSIMO SERVIÇO DE ATENDIMENTO DE SECRETARIA HOHE NO HOSDPITAL DE VISEU.

EM CONTRAPARTIDA, PARABENS PELO SERVIÇO DAS PROFISSIONAIS QUE FIZERAM O TESTE.
ESTAS DUAS PESSOAS (ENFERMEIRAS?) SÃO DIGNAS DA MISSÃO E SERVIÇO QUE LHES FOI ATRIBUIDO.
OBRIGADO A ELAS
É tudo quanto me ocorre levar a conhecimento superior, estou (quase) certo que de nada vale esta minha “denuncia”, mas pelo menos fico com a consciência tranquila.
Data de ocorrência: 15 de maio 2022
13 de julho 2022
Após receção da sua exposição, foi a mesma enviada ao Senhor Diretor da Consulta Externa do CHTV, EPE, para avaliação e esclarecimento.
Junto enviamos cópias das respostas elaboradas pelos responsáveis do serviço.

Com os melhores cumprimentos

Assistente Técnica
Virgínia Caldeira
Esta resposta tem um anexo privado
João Pinto
João Pinto avaliou a marca
3 de dezembro 2022

Péssima resposta para a situação apresentada.