Hospital Infante D. Pedro, E.P.E
Hospital Infante D. Pedro, E.P.E

Hospital Infante D. Pedro, E.P.E - Análises Clínicas - Manual de "Como brincar com o tempo dos utentes"

Ilídio Carreira
Ilídio Carreira apresentou a reclamação
7 de julho 2018

Apresentei-me no dia e hora indicado, às 9h00, para fazer análises clínicas. Saí às 13h00, quatro horas depois.

1. A sala não apresenta condições de salubridade - o calor era insuportável;
2. Não havia qualquer equipamento de som para fazer a chamada dos doentes - de cada vez que havia uma chamada toda a gente (mais de uma centena de pessoas, seguramente) tinha de se levantar para a ouvir;
3. Não existe uma chamada/senha prioritária - os detentores de prioridade têm de tirar a mesma senha (que pode demorar mais de hora e meia) para depois então se atribuir prioridade. Qual a dificuldade de colocar dois sistemas de senhas?;
4. A espera de quatro horas não faz qualquer sentido - tivessem ou não doentes de outro dia (foi a explicação que me foi dada) existem métodos muito simples para informar os doentes que o serviço está atrasado, escusando assim de perderem horas numa fila.

Em vez de chamarem 200 pessoas para as nove horas, porque não 100 para as 9 e outras cem para as 11h? Ou dividir ainda mais? O método completamente disfuncional parece brincar com o tempo das pessoas, como se o tempo dos doentes fosse menos importante que o da Gestão do Hospital, como se fosse um desincentivo a que os utentes do hospital usem os seus serviços.

No meu caso parece que conseguiram o objectivo - não irei mais perder quatro horas a fazer análises que numa clínica privada tardam 30 minutos a fazer.

Completamente incompreensível uma gestão desta mediocridade.

Data de ocorrência: 7 de julho 2018
Ilídio Carreira