IATI Seguros - Falta de transparência nos seguros

Jéssica
Jéssica apresentou a reclamação
17 de junho 2022
Tinha uma viagem marcada para a Tanzânia para dia 9 de Junho, no entanto, o meu companheiro testou positivo para Covid e tivemos de ficar em isolamento. Tínhamos um seguro contratado com a IATI em que adicionamos a cláusula do cancelamento gratuito (embora ao contratar o mesmo, tivesse, efetivamente, uma mensagem a informar que só seria válido o cancelamento caso o seguro fosse contratado até 7 dias depois de os voos serem tirados, nós decidimos contratar na mesma este adicional pois achamos que cobriria alguma coisa ,eventualmente, uma vez que dava para ser tirado e pagaríamos um extra por ele). Reportamos o que nos aconteceu ao IATI e estes informaram-nos que não tínhamos direito a ABSOLUTAMENTE NADA.

Então, eu coloquei a questão: "E se eu já tivesse saído no avião para a Tanzânia e só desse lá positivo?" ao que me responderam "Nesse caso, cobriríamos as despesas do alojamento para isolamento, bem como o voo de regresse para portugal". Ou seja, de qualquer forma, o valor que já foi gasto nos voos que eu já tinha adquirido, bem como alojamentos, atividades, etc... Ficava sem nada na mesma. O seguro funciona como um seguro de "saúde" não de "viagem" (palavras deles).

Acho que para uma seguradora tão bem reputada como esta, deviam ser mais transparentes na sua forma de trabalhar.

Como é que o site me deixa escolher um seguro que não cobrirá absolutamente nada porque eu não o tirei até 7 dias depois dos voos?!
Como é que os seguros normais nos cobrem as despesas caso testemos positivo para o covid durante a viagem e não reembolsam nada daquilo que já havíamos pago e não podemos usufruir?!
Data de ocorrência: 8 de junho 2022
21 de junho 2022
Boa tarde Jéssica,

Lamentamos o acontecido e compreendemos o seu descontentamento.

Como indicou, no site se indica que só é possível contratar assistência médica + cancelamento se não tiverem decorrido mais de 7 dias desde a primeira reserva da viagem, pelo que, neste caso, como os requisitos para contratar o seguro não foram cumpridos, não há cobertura em caso de cancelamento.
Uma vez na viagem, se testar positivo à Covid, cobrimos a assistência médica, as despesas de hotel não previstas e o voo de regresso (repatriamento) sempre que o médico o autorizar.

Se tiver alguma dúvida, contacte-nos por favor para info@iatiseguros.pt

Jéssica
23 de junho 2022

De facto a opção de cancelamento aparece com o aviso sobre esses 7 dias. No entanto, e dada a situação, acho que o mínimo que poderiam fazer seria mesmo devolver o valor que paguei a mais pela opção de cancelamento. Uma vez que me venderam um produto que eu nunca poderia usufruir do mesmo. E acho que deviam arranjar alguma solução para evitar que outros clientes caem na mesma asneira que eu.

Fico a aguardar.
30 de junho 2022
Boa tarde Jéssica,

Lamentamos, mas as apólices de assistência de viagem + cancelamento NÃO são modificáveis ou reembolsáveis.

As condições de contratação e cancelamento estão indicadas no nosso site e podem ser consultados em todo momento.

13 de outubro 2022
Boa tarde Jorge
O boletim médico que você enviou é que informa que é uma doença congénita e, portanto, considerada preexistente. Aqui informo, em detalhe, o que a apólice cobre:

"Em caso de urgência vital, consequente de uma complicação imprevisível de uma doença crónica congénita ou pré-existente,
assim como de uma complicação imprevisível na gravidez nas primeiras 24 semanas de gestação, a ARAG pagará
apenas o valor relativo a uma primeira consulta com carácter de urgência e dentro das primeiras 24 horas a partir da
entrada na unidade de saúde."

Inclusive, a solução indicada pelos médicos é de uma cirurgia plástica para reverter os problemas causados em consequência de uma doença crónica.