59.1
  • info@igcp.pt

IGCP - Falta de educação da colaboradora

Sofia Martins apresentou a reclamação
17 de dezembro 2020
No passado dia 17 de dezembro depois de ter estado cerca de 25 minutos em espera para ser atendida, fui atendida pela Sra. Edite Fernandes que me desligou o telefone aos gritos, depois de um atendimento arrogante e autoritário como se estivesse a pedir algo que não fosse exigível.
Eis a cronologia dos acontecimentos:
A minha mãe faleceu no passado dia 31 maio de 2020 e tinha certificados do tesouro.
No dia 8 de junho dei inicio ao processo de resgate do montante, tendo o extrato necessário para formalizar o pedido de resgate só me tido sido feito chegar em agosto (2 meses depois)!
No dia 11 de agosto entreguei o processo completo na estação dos ctt dos restauradores e em outubro recebo uma carta dos serviços, datada de dia 8 (outros 2 meses depois), dizendo que necessitava de uma autorização do tribunal para que pudessem creditar o valor do meu irmão na conta dele! Fiz o pedido ao tribunal que ordenou que o crédito fosse feito. Remeti a decisão do tribunal ao IGCP por email, pelos vistos para um email que só envia e não recebe. No dia 17 de dezembro (outros 2 meses depois) chego à fala com a Sra. Edite Fernandes que me diz que tenho de fazer chegar o documento original ou cópia autenticada - mais burocracia. Quando questionada pelo tempo que tem demorado todo o processo - 6 meses desde que foi iniciado e ainda não terminou, e o montante que me pertence a mim e ao meu irmão estarem retidos no IGCP, a senhora num tom autoritário e levantando o tom de voz diz que não íamos estar a discutir o sexo dos anjos e que o processo levou o tempo que tinha de levar e que não iria receber juros desde 31 de maio - data do falecimento - até à data incerta em que finalmente irãoi fazer o favor de me devolver o que é meu por direito. É lamentável o comportamento de pessoas que são funcionárias do estado, que deverá agir como pessoa de bem, e cujos salários são pagos com os nossos impostos, nos destratem desta forma, sem a menor sensibilidade pela situação ou urbanidade. Aconselho a quem tiver dinheiro no Tesouro retirar enquanto é tempo!
Data de ocorrência: 17 de dezembro 2020
IGCP
19 de janeiro 2021
Exma. Sra.,

Lamentamos a situação que nos descreve relativamente ao nosso atendimento, que tem sido meritório.
Quanto ao processo de habilitação de herdeiros em causa e, tal como já informada, mal nos seja remetida a documentação em falta, daremos o devido seguimento ao processo para que o mesmo seja executado com a brevidade possível.
Agradecemos a sua compreensão.
Cumprimentos
19 de janeiro 2021
Boa noite.
À data da resposta acima escrita, tinha eu remetido a cópia autenticada da autorização do tribunal para o crédito dos valores há um mês (apesar de já a ter remetido antes por email), tendo sido rececionada de acordo com o registo dos ctt nos vossos serviços no dia 21 de dezembro. No entanto, a comunicação do crédito só foi efetuado 10 dias depois - no dia 31 de dezembro e só entrou na minha conta dia 5 de janeiro de 2021.
Parece haver aqui atraso na atualização da informação para dar uma resposta correta, o que é lamentável.
Relativamente à conduta da funcionária, não me cabe a mim tecer comentários gerais ao que tem sido o atendimento do IGCP ou mesmo da funcionária em causa, nem é esse o tema da reclamação. Só falo pelo meu caso, muito embora hajam neste portal outras reclamações com situações em tudo idênticas à minha. Há uma gravação da conversa alvo da minha queixa e portanto não faz sentido falarmos do abstracto quando temos dados concretos que baseiam as minhas afirmações. As perguntas permanecem. Como vão proceder relativamente ao atendimento que me foi prestado? É este o tipo de atendimento que o IGCP preconiza e valoriza? e como vão no futuro evitar a repetição de comportamentos destes?
Agradeço resposta objetiva e concreta depois de analisados os factos.
Obrigada
IGCP
20 de janeiro 2021
Exma. Sra.,
Congratulamo-nos que o assunto que precisava de tratar junto do IGCP já se encontra resolvido.
Lamentamos novamente a perceção com que ficou do atendimento que lhe foi proporcionado e informamos que tomámos desde logo devida nota dos termos da sua primeira reclamação, de forma a não haverem situações futuras semelhantes.
Agradecemos a chamada de atenção que efetuou que, por certo, nos sensibilizará para uma melhor prestação do serviço ao Cliente
Cumprimentos
Sofia Martins avaliou a marca
4 de fevereiro 2021

A resposta à minha reclamação não foi conclusiva. Não tenciono voltar a trabalhar com o IGCP.