Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública
  • info@igcp.pt

IGCP - Taxa de retenção de irs

Reinaldo Simões apresentou a reclamação
29 de março 2024
Relativamente aos rendimentos de 2022, alertei em tempos o IGCP, que uma das Taxas de retenção de IRS que estava a usar, sobre os rendimentos de capitais(Cat. E) era incorrecta (aos Certificados de Tesouro aplicou uma taxa diferente, da dos Certificados de Aforro, aos residentes na Região Autónoma dos Açores).

Apesar do alerta e pedido de correcção, que efectuei sobre a dualidade de taxas na retenção de IRS, o IGCP sem a devida correcção ou indicar uma fundamentação legal, insiste nos rendimentos de 2023 e nos de 2024, a prática de usar duas taxas diferentes, uma delas lesiva.

Quem nos pode ajudar a que O IGCP cumpra a legalidade e termina o procedimento abusivo e lesivo, do uso de taxas diferenciadas de retenção de IRS, para o mesmo contribuinte.

Data de ocorrência: 31 de dezembro 2023
IGCP
3 de abril 2024
Ex.ª Senhor(a),
O IGCP considera importante a construção de uma relação de confiança e cooperação com os seus aforristas, pelo que o seu contacto é muito relevante para nós, tendo em vista a melhoria continua dos serviços que prestamos aos nossos clientes.
Com o objetivo de assegurar a identidade de quem se nos dirige e podermos dar a devida atenção às suas questões, respeitando o dever e as regras de proteção de dados pessoais, agradecemos que utilize o e-mail: info@igcp.pt.
Irá receber, diretamente, a resposta à situação apresentada.
Com os melhores cumprimentos
Reinaldo Simões avaliou a marca
17 de abril 2024

O IGCP insiste na inconformidade de retenção de IRS, sobre o produto reclamado e desvia para terceiros a resolução do problema.