Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda
  • EN 250 Rua 28 de Setembro Frielas
    Loures, Lisboa 2660-001

IKEA - Entrega / reagendamento

Joel Andrade apresentou a reclamação
24 de março 2021 (editada a 26 de março 2021)
No dia 23-02-2021 realizei a encomenda no IKEA no valor aproximado de 1800€ com portes de envio incluídos no valor de 99€. Esta encomenda foi paga no acto da compra e ficou agendada a entrega para 19-03-2021.
Já por si, o tempo de entrega era absurdo dado que todos os artigos estavam em stock (ou pelo menos assim indicada no site).
Ainda assim tive de aguardar 27 dias pelo dia de entrega.

Chegado o dia anterior da data prevista de entrega (19-03-2021) a IKEA altera o estado da encomenda para "a aguardar recolha" por parte do transportador. Neste dia, recebi uma notificação por SMS a indicar que a minha encomenda seria entregue no dia seguinte (dia previsto, 19-03-2021) e pedia que estivesse presente na morada entre as 9h e as 19h. Com uma janela temporal tão alargada/imprecisa, decidi tirar um dia de férias e ficar a aguardar pela encomenda em casa.

Chegado o dia 19-03-2021 a IKEA altera o estado da encomenda para "a caminho". Fico assim convencido de que a encomenda seria entregue na data estipulada.
No entanto, passou o dia 19 e não recebi qualquer encomenda nem fui sequer contactado para qualquer esclarecimento/justificação. (Utilizei um dia de férias em vão)

Após sucessivas tentativas de contacto telefónico, com esperas em linha superiores a 30min, não fui atendido nem sequer contactado de volta.
Somente após 3 dias da data prevista consegui que atendessem a chamada. Foi aí que informaram que tinha existido uma falha técnica e que a transportadora não tinha conseguido efectuar a entrega.

Dia 21-03-2021, dizem-me que vão entrar em contacto com a transportadora para tentar realizar a entrega ainda nessa semana (semana 12), uma vez que tinha sido uma falha deles (IKEA). Decorrerram mais 3 dias após sucessivos contactos, e até que recebo FINALMENTE uma chamada do IKEA a informar que a encomenda não pode ser entregue porque a transportadora diz que não se justifica fazer uma viagem com o único propósito de entregar uma encomenda na região centro. (E estamos a falar de uma zona com boas acessibilidades que fica apenas a 2 horas do Porto.) Questiono-me: como é que 99€ (de portes pagos) não justificam o serviço de entrega?
Assim sendo, propuseram reagendar a entrega para uma nova data ou, se pretendesse, cancelar a encomenda e ser reembolsado. Qual o meu espanto quando a data mais breve para reagendar a entrega é 16-04-2021. Portanto, praticamente 2 meses depois da encomenda...

É absolutamente ridícula a proposta de reagendamento da entrega de uma encomenda por motivos que são completamente alheios ao cliente. Mais ridículo é não se apressarem em resolver a situação e serem flexíveis na entrega, propondo uma data para entrega mais breve para minimizar o transtorno causado.
Entretanto, solicitei para alterar a modalidade de entrega. (Se a IKEA não tem interesse em entregar encomendas na zona centro, eu teria todo o interesse em levantar a encomenda de imediato para resolver a situação de vez) Informaram que não era possível alterar a modalidade de entrega. Para tal, teria de cancelar a encomenda, pedir o reembolso da mesma e realizar nova encomenda para os mesmos artigos, mas com modalidade de entrega diferente.
Ora, posto isto, e tendo lá 1800€ empatados na "IKEA", obviamente que a primeiro decisão foi pedir o reembolso da encomenda e colocar a IKEA na "lista vermelha" e procurar o mobiliário noutra empresa (séria). E foi aí que me informaram que o reembolso pode demorar até 14 dias...

Não existindo outra alternativa que permitisse antecipar a entrega ou o reembolso, decidi reagendar e esperar que desta vez fosse realmente entregue na data solicitada.
Segui as indicações dadas e fui ao site para reagendar a encomenda para a próxima data disponível. Qual o meu espanto, quando chego ao site para acompanhar a minha encomenda e verifico que a mesma, uma semana depois, continua "a caminho". Então não consigo fazer o reagendamento porque enquanto a encomenda está no estado "a caminho" não é possível reagendar..

Sinceramente, não sei qual o "caminho" que as encomendas tomam. Mas certamente não é o caminho das casas dos clientes.

Conclusão:
- Paguei 1800€ e não recebi a encomenda.
- Todos os artigos estavam em stock no momento da encomenda e a encomenda apenas pode ser entregue praticamente 2 meses depois!
- Serviço de apoio ao cliente de má qualidade.
- Não existe fluidez de informação/comunicação entre IKEA e a transportadora.
- A IKEA parece não se responsabilizar pelas erros/falhas internas nem são flexíveis para resolver as situações derivadas das mesmas, minimizando assim o transtorno causado ao cliente.

É vergonhoso este tipo de tratamento dos clientes e uma enorme falta de respeito por quem os mantém abertos. Propor a devolução do dinheiro é um gozo dado que o tempo de reembolso, a burocracia envolvida e a falta de concorrência neste sector faz com que os clientes tenham de se submeter a esta situação.
Data de ocorrência: 24 de março 2021
25 de março 2021
UPDATE
Fui contactado no sentido de reagendar a data de entrega para dia 2 de Abril. Antecipando assim em 15 dias a data proposta anteriormente.
De forma a compensar o transtorno causado, deram indicação que iria ser reembolsado o valor dos portes (99€).

Irei aguardar pela data agendada para verificar se as medidas/condições propostas se concretizam.
Joel Andrade avaliou a marca
21 de abril 2021

Marca tem gama de produtos com excelente qualidade e a preços imbatíveis. Contudo, o serviço de atendimento/apoio ao cliente é muito pouco célere na resolução das situações levantadas.