Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda

IKEA - Processo nº3570138

Alexandre Spencer
Alexandre Spencer apresentou a reclamação
26 de agosto 2017

No passado dia 22 de agosto de 2017, dirigi-me à vossa loja IKEA Loures no qual efetuei algumas compras (duas calhas de suporte para cortinados, 3 conjuntos de cortinados blackout, 3 suportes para calhas e respectivos terminais e 2 candeeiros)
Escolhi o serviço de transporte e montagem, tendo este custado cerca de 70 euros (30 euros de transporte e 10 euros (x4) por montagem de calhas e candeeiros)
Fico combinado que o serviço de montagem iria ser realizado na quinta-feira, dia 24, pela parte da tarde.
Ora, qual é o meu espanto que logo pelas 9h da manhã de quinta-feira vejo os responsáveis (Sr.Artur e Sr.Nilton) pela montagem à minha porta.
Como sou um trabalhador depente, e tenho como responsabilidade cumprir os meus horários fixados, não tive oportunidade de ficar em casa para assistir à suposta montagem do material comprado. Antes de ir trabalhar, foi-me dito que a montagem só seria possível se eu comprasse 8 parafusos com as respetivas buchas como também não tinham a indicação que iriam montar candeeiros (embora estive especificado no pedido de montagem de material) e devido a isso, não tinham um escadote para o puder fazer logo tive de pedir um escadote emprestado aos trabalhadores do apartamento ao lado que estavam renovações.
Tal não me tinha me tinha sido previamente comunicado quando acordei (e paguei) o serviço de montagem e transporte.
Dessa forma, confiei na compentência dos vossos serviços de montagem para que realizassem o trablalho que tinha acordado e pago previamente. Tal não aconteceu.
Para minha surpresa, quando cheguei a casa vi que o serviço tinha sido feito de forma incompetente e incompleto. A montagem dos cortindaos estava com deficiências visíveis e incompleto, e o montagem dos candeeiros nem chegou a ser feita, embora tenham sido retirado o material anterior e feito os furos no tecto para a suposta montagem. A realização destes furos danificou o tecto da minha casa, causando fissuras visiveís. A desculpa utilizada pela a equipa de montagem foi que voltariam num dia posterior (sem data prevista) pois não tinham argamassa, contudo eu já tinha informado a equipa que tinha argamassa no corredor, algo que estava bem visível.
Não ficou acordado um serviço de montagem às prestações, nem efetuei o pagamento do serviço em prestações, daí ser inadmissível esta situação.
Posteriormente entrei em contato com o vosso serviço de apoio ao cliente, no qual não tive uma resposta adequeada. A única resposta que consegui obter para o meu problema foi enviar um email a expor a situação passada. Tive de enviar 6 emails devido ao limitação de capacidade de armazenamento dos ficheiros fotográficos. Foi-me garantido que iria receber um segundo contato telefónico, até hoje, continuo a aguardar um segundo contato.
É de lamentar ainda, a falta de resposta adequado a um suposto serviço de apoio ao cliente, que se revelou altamente ineficaz e demorado tendo-me feito perder cerca de 3 horas (tive de fazer duas chamadas telefónicas).
Venho por este meio pedir a reparação desta situação o mais rápido possível, com a realização de uma segunda montagem (e final) onde retifiquem a montagem realizada dos cortinados e os candeeiros sejam devidamente montados. Exijo também. que desta vez a equipa de montagem compareça na minha casa à hora combinada. Além do dano material há claramente um dano moral pelo tempo perdido e por toda situação que foi causada ao utilizar os vossos serviços. Exijo ter um tipo de compensação adequada por toda esta situação, seja monetária com a devolução do valor da montagem e a realização de uma montagem sem custos.

Sem mais nada a acrescentar, os melhores cumprimentos

Alexandre Spencer Alhinho

Data de ocorrência: 26 de agosto 2017
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal