Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E.
  • Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E.
    Av. Bissaya Barreto 98,
    3000-075 Coimbra
  • secad@ipocoimbra.min-saude.pt

IPO Coimbra - Mau serviço prestado

Paula Sofia Lima Bastos
Paula Bastos apresentou a reclamação
15 de março 2019
Mais uma vez venho, por este meio, manifestar o meu desagrado perante uma situação que é, no mínimo, uma anedota!A situação em questão ocorreu a 13 de março, aquando de uma ida ao IPO de Coimbra, agendada!Após um internamento de 16 dias, tendo alta no dia 28 de fevereiro e com uma sessão de quimioterapia realizada, a minha mãe,doente do IPO de Coimbra com o processo nº 308398, saiu do IPO de Coimbra com nova sessão agendada para o dia 13 de março, bem como análises e consulta de Oncologia. Nesse mesmo dia ainda não me sabiam informar se a sessão de quimioterapia seria realizada em internamento ou em Hospital de Dia, pelo que me foi solicitado que efectuasse uma chamada para o IPO uns dias antes para me informarem qual das situações se aplicaria: internamento ou Hospital de Dia. No dia 7 de março liguei para o IPO para saber da decisão tomada. Ligaram-me de volta com a informação de que estava confirmado para dia 13 de março análises, consulta e Hospital de Dia.Dia 14 de março a minha mãe tinha marcada uma Consulta da Dor, que liguei a solicitar ser para dia 13, visto ter de lá ir. Foi, assim, alterada para dia 13, para evitar ir propositadamente de Ovar para Coimbra, de transportes públicos, exclusivamente para uma Consulta da Dor.Dia 13 de março desloquei-me a Coimbra, ao IPO para análises, Consulta da Dor, consulta de Oncologia e sessão de quimioterapia. Após a consulta de oncologia foi-nos pedido para aguardar na sala de espera até chamarem para o Hospital de Dia. Quase uma hora e meia depois, somos abordadas (a minha mãe - a doente - e eu - a acompanhante) por um enfermeiro que nos questionou de onde éramos, se éramos de longe. Achei estranha a questão, mas lá respondi que a minha mãe vem de Ovar e eu de Aveiro. Pediu para aguardar porque não estavam a contar com a doente para Hospital de Dia! Incrédula, retorqui com a marcação em cartão e com a confirmação cinco dias antes por parte da instituição de que seria efectuada a sessão de quimioterapia em Hospital de Dia. Pediram-nos para aguardar.O mesmo enfermeiro, muito atencioso, perguntou se não seria possível a nossa ida, perante agendamento de transporte, ao IPO no dia seguinte, dia 14 de março, pelas 9h da manhã para a sessão de quimioterapia. Obviamente, chateei-me com a situação e respondi que isso iria causar vários tipos de transtornos: psicológicos para a doente e monetários, transtornos que também se aplicam à acompanhante que tem de faltar ao trabalho para a acompanhar. O transporte agendado pelo IPO não é aplicável, pois a minha mãe vem de Ovar e eu de Aveiro, e pelo que me foi informado pelo próprio IPO, a ambulância não iria efectuar paragem em Aveiro para me apanhar. O mesmo enfermeiro, sempre prestativo e a tentar arranjar solução, disse ir verificar o que se podia fazer e viu o estado em que a minha mãe se encontrava, a chorar e nervosa com a situação, não basta já todas as situações que teve de alterações e desmarcações e atrasos ao longo de cinco anos a ser seguida pelo IPO de Coimbra! Com tudo isto, a minha mãe já desesperava, eu já me enervava…. É sempre alguma coisa que acontece nesta instituição com a minha mãe, sempre!O tempo foi passando e fui chamada para falar com o enfermeiro e com a Dra. Gabriela Sousa.Do enfermeiro, enfermeiro Carlos, do Hospital de Dia, nada tenho a dizer, sempre muito atencioso e atento ao estado da minha mãe. Já da Dra. Gabriela Sousa, atitude superior, sem atender ao que lhe dizia, sempre a despachar e a insistir que eu TINHA de entender! Mas eu não tenho de entender nada! Esta instituição é que tem de entender que me desloquei com a minha mãe ao IPO com tudo confirmado, cinco dias antes, por pelo próprio IPO!!! Como era possível me dizerem que não estavam a contar com a doente??? Que parte de “foi-me confirmado pelo IPO 5 dias antes” não percebem??A Dra. Gabriela, que dizem ser muito atenciosa, em nada o foi! Sempre com um popularmente designado de “sorriso amarelo” e forçado na cara, sempre a insistir que eu tinha de entender, algo que não aceito perante uma confirmação cinco dias antes!!! A minha mãe, nesta altura, abalada já chorava compulsivamente ao ponto de nem se aguentar em pé. A Dra. Gabriela chegou ao ponto insolente de me questionar porque é que eu tinha de acompanhar a minha mãe! A minha mãe tem SEMPRE acompanhante,SEMPRE! Tem algumas dificuldades de locomoção e sofre de depressão, pelo que tem SEMPRE,acompanhante. Nem queria acreditar que a Dra. Gabriela me estava a colocar essa questão…Sinceramente! Estamos a brincar às profissões? Estamos a brincar aos médicos ou estamos a exercer, com plena consciência, uma profissão com qualidade e profissionalismo?Dia 13 de março presenciei o que tenho como uma falta de respeito pela profissão e uma tremenda falta de respeito pela doente que ali se encontrava!A farmácia inclusive já tinha enviado o que seria para a sessão de quimioterapia da minha mãe para o Hospital de Dia.Repito, pois julgo que não foi em momento algum tido em consideração que a ida da minha mãe ao Hospital de Dia no dia 13 de março foi-me confirmada pelo IPO 5 (CINCO!!!) dias antes!Pergunto: em que século estamos? Como é isto possível numa instituição que eu tinha como excelente?Pede a Dra. Gabriela Sousa no final de tudo isto, após, sem nada a fazer apesar da minha indignação e reclamação, ter ficado marcada sessão para o dia seguinte, com mais despesas para a doente, mais deslocações desnecessariamente, pede a Dra. Gabriela desculpas do seu pedestal, sempre com o seu sorriso forçado. Não aceito pedidos de desculpa com falta de humildade, meus senhores!Deixei reclamação nos impressos próprios, que espero seja lida com muita atenção e deixo agora esta reclamação. Não posso nem devo deixar passar esta situação impunemente.Nunca pensei em ter de o fazer novamente, mas pelo que vejo, muito ainda há por corrigir no IPO de Coimbra.A doente não tem culpa de nada disto, e teve a sua ida e presença confirmada pela própria instituição!!!!!! Nunca será o suficiente repetir isto!!!! A doente, em cinco anos, tem vindo sempre a sofrer com desmarcações, erros, atrasos neste IPO.Meus senhores, eu até gosto de brincar e também o faço, mas quando é demais, é demais!!! Isto é mais do que uma brincadeira de mal gosto, é mais do que uma anedota, é uma palhaçada! Será possível que cheguem tão baixo??A doente já se encontra abalada pela recidiva tumoral, com situações destas, como esperam que a doente fique? E ainda me dizem que eu TENHO de ENTENDER????Eu não tenho que entender nem aceitar nada relativamente a esta situação.Mais do que uma vez me coloquei à disposição do IPO de Coimbra para qualquer chamada, qualquer presença que me seja requerida. Marquem hora e dia, meus senhores, e lá estarei! Mas não me venham, com superioridade, pedir para entender o que não tem entendimento possível.Entendam isto: A minha mãe não está sozinha e nunca vai estar! Tem alguém que a acompanha e está atenta a tudo o que se passa. A minha mãe pode não ter formação académica, mas merece respeito.Eu, não me calo e nunca me calarei perante situações destas de injustiça e de falta de humildade e de falta de respeito.
Mais uma vez, ao vosso inteiro dispor para o que quiserem ver esclarecido.
Data de ocorrência: 15 de março 2019
Paula Sofia Lima Bastos
Paula Bastos avaliou a marca
22 de março 2021

Infelizmente, mau serviço, mas quem é doente oncologico tem de utilizar.