Instituto Português de Oncologia do Porto

IPO Porto - Agressividade por parte de enfermeira

Rui Rocha
Rui Rocha apresentou a reclamação
9 de setembro 2023
Boa noite, tenho o meu pai internado no piso 4 do IPO Porto, é doente oncológico pulmonar avançado na qual tem dificuldade em expelir secreções, informação que a equipa
Médica/enfermeiros tem total conhecimento devido ao seu prognóstico. no dia 08-09-2023 por volta da 1:30h da manhã recebi uma chamada do meu pai bastante assustado, que me diz que a enfermeira Andréia passou na sua sala às 21:00h e com agressividade (empurrou-lhe a cabeça bruscamente) e fê-lo inalar a bomba de SOS respiratória num total de 5 vezes pressionadas. (Quando ele não estava em situação de SOS e após tentar recusar), e voltou a deita-lo.
Ele sentiu-se mal umas horas depois e após pressionar o botão de emergência na maca, a mesma enfermeira demorou no mínimo 10/15 minutos a chegar ao quarto, que fica bem próximo da sala dos enfermeiros.

A enfermeira Andréia não teve qualquer tipo de compaixão e sensibilidade para com um doente tao debilitado.

- O mesmo não se aplica aos restantes profissionais médicos/enfermeiros/auxiliares do piso 4 que trataram bem o meu pai desde sempre.
Data de ocorrência: 8 de setembro 2023