19.6
International Warranty Service, S.A.
  • AV. Antonio Maria Batista, Trav. Vila Santos nº 1
  • geral@iws.pt

IWS - Garantia Automóvel

Daniel Tavares
Daniel Tavares apresentou a reclamação
22 de maio 2018

A empresa em causa indica dar garantia no ramo automovel, da primeira vez que precisei deles foi porque o alternador do carro se danificou, mandaram o mecânico instalar uma peça recondicionada indicando que tinha sido autorizado por mim. Em momento algum ligaram para mim com uma solução, tive de ser sempre eu a ligar, a questionar, a implorar que me resolvessem o problema. A um mês do termino da garantia, o carro tem uma transmissão com defeito e novamente a IWS a ser parte do problema e não da solução, a invocar diversas razões pelas quais não me ia resolver o assunto.

Data de ocorrência: 22 de maio 2018
IWS
20 de março 2020
Exmo. Sr. Daniel,

Obrigado pela sua reclamação. Alegra-nos perceber que fomos parte da solução e não do problema e é para isso que trabalhamos diariamente.

Colocámos um alternador no seu Peugeot 3008 Hibrido, que até poderia ser usado, todavia não foi, e só não assumimos a transmissão fruto dum claro desrespeito pelo contrato que V. Exa assinou connosco, na medida em que circulou mais 4.000kms que o previsto para efeitos de revisão/manutenção.

Estamos no mercado como sempre estivemos, para colaborar na solução. Todavia temos igualmente em conta quem não colabora connosco ou pura e simplesmente desrespeita um contrato assinado com a IWS.

Se não cumprem connosco, torna-se difícil o contrário.

Relativamente ao alternador, ficamos satisfeitos em saber que ainda hoje circula com uma peça fornecida por nós, e que ao contrário do que V. Exa pretendia na altura, não havia necessidade de ser nova. Aliás se voltar a avariar, e tendo em conta que o seu custo novo é de 1250,00€ + iva, caso V. Exa pretenda, dispomos do mesmo recondicionado por um valor bem mais simpático.
Daniel Tavares
20 de março 2020
Eu escrevi na minha reclamação: "e novamente a IWS a ser parte do problema e não da solução" e vocês responderam que leram: "Alegra-nos perceber que fomos parte da solução e não do problema e é para isso que trabalhamos diariamente."
Leva-me a entender que têm tanto talento para a interpretação do português como para deixar os vossos clientes satisfeitos.
Deixando a língua portuguesa de lado e passando aos fatos, o que se torna ainda mais grave do que a vossa qualidade de serviço são as vossas mentiras, quando dizem: "Colocámos um alternador no seu Peugeot 3008 Hibrido, que até poderia ser usado, todavia não foi." sabem claramente que estão a mentir que a peça vinha de um sucateiro.
Em suma, espero que esta minha reclamação chegue à leitura de todos os vossos futuros clientes e que eles não caiam no erro que eu caí em contratar os vossos serviços. Existem diversas empresas deste género no ramo, esta definitivamente não é a escolha acertada.
IWS
24 de março 2020
Exmo. Sr. Daniel,

Obrigado pela continuação da sua reclamação à qual passaremos de seguida a responder.

A IWS, SA tenta sempre colaborar em todas as situações, no sentido de arranjar uma solução especifica para cada caso, aliás como prova o continuarmos em contacto consigo. Para nós esta situação ficou resolvida, no entanto somos da opinião de que devemos continuar a investir o nosso tempo, no sentido de desmistificar algumas situações e ideias pré concebidas acerca do mercado de garantias auto.

Num mundo perfeito o Sr. Daniel teria comprado a viatura dos seus sonhos, que embora não acreditemos, até poderia ser um Peugeot 3008 Hibrido, e por ventura até a teria comprado nova, a estrear, escolhida por si, configurada por si..., todavia não foi o caso.

O Sr. Daniel comprou uma viatura Usada, com 4 anos e 120.000kms percorridos, como tal, se as viatura novas avariam, é natural que numa usada haja mais probabilidade disso acontecer.

As Garantias Comerciais que a IWS comercializa, são um complemento à garantia que a entidade vendedora, por lei, é obrigada a prestar. Não isenta, não limita nem substitui qualquer responsabilidade decorrente da venda de um bem.

O comércio automóvel contrata a IWS, sobretudo, para fazer a gestão das avarias que possam ocorrer na frota vendida, cabendo-nos a nós, fazer isso mesmo, gerir, peritar, analisar a origem do problema, mas sobretudo, tentar resolvê-lo da forma mais eficaz e barata possível, aliás como qualquer consumidor faz.

Por outro lado, se ler a legislação de direito ao consumo, verificará que cabe à entidade vendedora colocar o bem em “condições normais de funcionamento”. Nada é referido ou em nada é obrigado quanto à forma pela qual o faz.

Permita-nos que tomemos por exemplo o seu caso. Eventualmente, o Sr. Daniel em 2017 decidiu que gostaria de comprar uma nova viatura. Por necessidade ou pura satisfação, deve ter analisado o mercado, definido um plafond e de seguida foi procurar a melhor viatura que poderia comprar pelo valor que estaria disposto a pagar. Não comprou nova.

Aliás, estamos inteiramente de acordo consigo. Se pudermos adquirir um bem usado, que satisfaça as nossas necessidades, por uma fração do preço em novo, estando devidamente salvaguardada a sua integridade mecânica, é sobretudo inteligente que o façamos.

Quando referimos que nos alegrava ter sido parte da solução para o problema da sua viatura, referimo-lo porque foi efetivamente o que aconteceu: a sua viatura tinha um problema e foi resolvido...por nós IWS, e a prova de que foi resolvido de forma eficaz, é não termos mais reportes de incidentes relacionados com o alternador colocado.

Foi resolvido como o Sr. Daniel desejava? Não foi. Segundo o senhor, a IWS teria que colocar um alternador Novo na viatura Usada que o senhor adquiriu, e quando se trata de dinheiro, somos sempre a favor de utilizar a solução que nos permita a melhor relação custo/benefício. Percebemos no entanto que quando são outros a pagar é mais fácil exigir.

Para sua informação, o alternador novo que o senhor gostaria que lhe comprássemos custava 1.250,00€ + Iva (1.537,50€) e a reparação do seu, ficou em 125,00€. Mesmo assim, para evitar demora na resposta, e sobretudo para evitar incómodos para si em tempo de espera, a IWS gastou 500,00€ num alternador usado e ainda pagou mão de obra da instalação. Ou seja, pagou uma outra peça + mão de obra da montagem + a reparação do seu danificado (ficando com este em stock).

Foi o senhor Daniel na sua primeira reclamação que referiu que a IWS teria colocado um alternador recondicionado. Essa é a verdade e, todas as peças recondicionadas são usadas: são peças usadas que passam por testes de controlo no sentido de apurar se estão em condições de funcionamento e às quais é prestada uma garantia. A peça que colocámos na sua viatura era usada, estava em condições, e tinha garantia.

Quanto à interpretação do português, eventualmente qualquer parte terá a sua, todavia no nosso Manual do Contrato de Garantia que o senhor leu e assinou, está explicito de forma clara na página 9, pontos 5 e 6:

6 – A IWS – International Warranty Service SA, poderá assumir a seu cargo, o fornecimento direto das peças necessárias à oficina reparadora.

5 – A IWS – International Warranty Service SA, depois de analisar a avaria, determinará, segundo o seu critério, a reparação da peça avariada, a substituição da peça avariada por uma peça usada, reconstruida ou nova.

Cremos que independentemente do leitor, é claro e explicito o que está mencionado, não deixando grande margem para interpretações diversas.

Por último, quando o senhor refere “ espero que esta minha reclamação chegue à leitura de todos os vossos futuros clientes”, estamos inteiramente de acordo. Queremos que os clientes, atuais e futuros, percebam como a IWS trabalha, percebam o nosso grau de compromisso que, neste caso, continuamos a falar consigo mesmo após a sua garantia estar expirada há 2 anos, mas sobretudo percebam o seguinte: a IWS nunca será tolerável com condutas que manifestem um claro aproveitamento das situações.

Estamos no mercado há mais de 15 anos a resolver, a colaborar, sempre num espírito de parceria, e quem quiser trabalhar connosco dessa forma, é bem vindo.