43.1
1 Mazda 83.8
2 Volvo 74.7
KIA43.1
MCK Motors, Lda

KIA - "FALTA" Assistencia da Marca no serviço ao cliente (falta de formação da KIA)

Carlos Jorge Silva
Carlos Silva apresentou a reclamação
14 de abril 2017

Boa Noite,

Venho por este meio demonstrar a minha indignação perante a marca Kia Que até hoje tinha como sendo um topo na solução das questões ao cliente. Após o dia 13/4/2017 concluo que a falta de Informação / Formação numa questão Básica em qualquer marca europeia se torna um fenómeno Estranho e irreversível na marca em causa.
Após ontem ter tido a necessidade de desligar a bateria do veiculo KIA CEED COUPÉ 1.6 90CV TX de 2011 com a matricula 26-LR-60 pois irei ausentar me do país por um longo período de tempo deparei me com um código de segurança activado no rádio em que os números normais não o desbloqueiam.
Até aqui burrice minha, mas pensando... amanhã ligo para a KIA PORTUGAL logo me indicarão um concessionário para me deslocar e desbloquear "pagando" pelo serviço pois não tinha noção que o primeiro proprietário o teria protegido por um pin diferente do standard.

Passo a relatar o meu dia de hoje:
09:45 - ligo para a KIA PORTUGAL linha de apoio e exponho a situação, questionando o que fazer para me puder deslocar onde me indicassem para solucionar o problema. Resposta do Senhor mega simpático, terá de se deslocar a um concessionário e eles lá é que sabem o que fazer. Pensei, existem técnicos nas oficinas das concessionarias que me ajudarão, como ía para Lisboa, verifiquei em que locais ir e liguei para questionar.

10:00 - UNIVEX... liguei pedi para falar com alguém da oficina KIA e atendeu um senhor completamente nervoso que me disse logo para esquecer que não tinha tempo para me atender mesmo antes de o questionar, simplesmente perguntando... preciso de uma ajuda... OU SEJA PôS LOGO UM RISCO naquele concessionário. Mas ainda o questionei pois estava aflito.., o senhor disse me, é quase impossível resolver tem de ser a kia portugal a dar a solução.

10:15 - Como a resposta e simpatia foram zero liguei para o Xanauto um ex concessionário comercial, mas ainda uma oficina certificada e oficial. Super simpáticos e aparentemente profissionais o senhor pediu me 10 minutos porque não sabia como resolver e ligou me passado 15 minutos. EXCELENTE... de qualquer das formas respondeu me... olhe isso ninguém sabe resolver, o radio bloqueia por protecção tem de me trazer o carro para entrarmos em contacto com a KIA para eles nos darem a solução pois aqui não sabemos como fazer.

ufff... 2 tiros no escuro.... e fui fazer o meu trabalho do dia parando para respirar fundo.

14:30 - Ligo para o terceiro concessionário Santogal Loures exponho o problema, passam para o técnico, super atencioso mas ... "olhe isso não tem solução o radio bloqueia e isso só a KIA PORTUGAL é que pode disponibilizar os códigos, mas a experiência que já tive com um equipamento semelhante valeu mais colocar um radio novo pois os custos e tempo de espera não compensam"

15:00 - Ligo novamente para a KIA PORTUGAL a solicitar encarecidamente que me ajudassem porque iria sair do país e que gostava de deixar a situação resolvida.
Após 3 concessionários nem um me deu resposta conclusiva ao problema, todos mostraram duvidas remetendo os 3 para a própria KIA.... quando a KIA ME REMETE PARA O CONCESSIONÁRIO.

o Senhor, diz me que teria de ir a um concessionário, o concessionário pedir os códigos e esperar que os enviassem para o concessionário. Mas que demoraria tempo e custava muito dinheiro.
Questionei o Custo e foi-me dito que deveria rondar os 250€ + IVA....

RECLAMAÇÃO:

Como é possível uma marca que tem como chavão o serviço ao cliente faz com que ande o dia todo a servir de bola de ping pong e não sabem como desbloquear um auto radio, mesmo com a apresentação dos documentos da da viatura?

A marca remete para o concessionário e o concessionário para a marca.

Conclusão... 250 + Iva e para o cliente se ver obrigado a comprar um rádio novo? porque estes valores são superiores ao de uma chave por exemplo,

Entendo os códigos de segurança dos veículos contra o roubo... MAS NÃO ACEIITO concessionários oficiais e a própria marca não saber os procedimentos a ter

O Atendimento na UNIVEX foi mau mas nos restantes foi TOP... senti mesmo foi falta de conhecimento das pessoas para a solução do problema..

Aguardo Feed Back

Data de ocorrência: 14 de abril 2017
Carlos Silva
14 de abril 2017
De referir também é sem noção nenhuma, a Kia neste portal de queixa é de longe o fabricante com mais incidências, mais que os líderes de mercado e por exemplo mais 20x que as marcas concorrentes e semelhantes (Hyundai Chevrolet etc) o que como cliente me deixa preocupadissino quando tinha em conta que a Kia protegia os seus clientes e lhes disponibilizava una atenção superior. Algo que não vejo por falta de formação de produto das pessoas, vou ter de recorrer provavelmente t
A Kia Coreia para dar conhecimento pois aposto que não pretendem este tipo de abordagem. Até concordo que tenham algumas abordagens aqui sem nexo mas deixam me muito triste quando as incidências são em número destas proporções face aos outros construtores.. Preocupan te para mim como para a marca.
KIA
17 de abril 2017
Exmo. Sr. Carlos Silva,

acusamos a recepção da sua exposição. No entanto, para que possamos dar seguimento à análise da mesma agradecemos que contacte diretamente o nosso departamento de Apoio ao Cliente, através do endereço de e-mail apoio.cliente@kia.pt.

Muito obrigado.

Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos cumprimentos

Kia Portugal
Carlos Silva
18 de abril 2017
A resposta da Kia aqui é politicamente correcta, já enviei o email ontem com o histórico a solicitar resposta e contacto do CEO em Portugal e a linha de satisfação cliente da Coreia, até à data nem uma resposta sequer a acusar a recepção do email.
Carlos Jorge Silva
Carlos Silva avaliou a marca
9 de março 2020

esta reclamaçao foi respondida mas nao resolvida a situaçao. gerou uma nova reclamaçao

Pois é meu "amigo" eu também gostava de ter adquirido um KIA, aliás esteve quase negociado um SPORTAGE, mas á ultima da hora cancelei o negócio porque verifiquei que a assistência era muito deficiente.
Comprei um MAZDA CX3 (japonês) do qual estou muito contente em detrimento do SPORTAGE (coreano).
Há detalhes que os clientes devem ter em atenção!
Espero que o meu "amigo" tenha um final feliz o que não acredito! E na próxima tenha atenção aos detalhes que lhe poderão poupar muito euros.

Para que outros possam ler....
그는 내 "친구"나는 또한 방법은 거의 SPORTAGE을 처리하지만, 나는 여행이 매우 가난 것으로 나타났습니다 때문에 마지막 순간에 거래를 취소함으로써, 하나의 기아를 인수 한 것을 좋아한다.
나는 SPORTAGE의 비용 (한국어)에서 매우 행복 오전 MAZDA CX3 (일본어)를 샀다.
고객이 알고 있어야한다는 사항이 있습니다!
나는 내 "친구"믿지 않는 행복한 결말을 가지고 희망! 그리고 세부 사항에 다음에주의 당신은 유로를 많이 저장할 수 있습니다.
geuneun nae "chingu"naneun ttohan bangbeob-eun geoui SPORTAGEeul cheolihajiman, naneun yeohaeng-i maeu ganan geos-eulo natanassseubnida ttaemun-e majimag sungan-e geolaeleul chwisoham-eulosseo, hanaui gialeul insu han geos-eul joh-ahanda.
naneun SPORTAGEui biyong (hangug-eo)eseo maeu haengbog ojeon MAZDA CX3 (ilbon-eo)leul sassda.
gogaeg-i algo iss-eoyahandaneun sahang-i issseubnida!
naneun nae "chingu"midji anhneun haengboghan gyeolmal-eul gajigo huimang! geuligo sebu sahang-e da-eum-ejuui dangsin-eun yuloleul manh-i jeojanghal su issseubnida.

De referir que 7.5% das reclamações neste portal são da Kia, sendo a marca com mais incidência no mesmo (78), para uma cota de mercado a rondar os 3%.
Verifico também que a incidência e muito superior à marcas de oriente como a Mazda e a Hyundai.
Com Base no que leio e a marca comunica como sendo a parceria junto dos clientes e o serviço competente uma prioridade vou fazer uma exposição à própria sede da Kia no sentido de passar esta estatística pois, quem corre o portal verifica que as reclamações são sobre tudo de informação e diagnósticos mal feitos o que reforça a minha ideia que as pessoas estão mal formadas e com informação escassa sobre o contexto que estão.
Certamente a kia terá de avaliar estes resultados... Pois Felizmente tem um produto fiável e de confiança, mas as poucas vezes que é questionada fera 7.5%,da insatisfação do mercado português.
Irei expor também ao administrador João Seabra da kia a minha insatisfação, seja por email se me facultar ou
por carta registada

Abri nova reclamaçao com copia da informaçao que pretendo que chegue ao DG da Kia em Portugal de forma a estes puderem melhorar o serviço ao cliente e nao acontecer este tipo de situações a outras pessoas.