42.1
MCK Motors, Lda

KIA - Garantia de 7 anos ou 150.000 km

Fernando Rodrigues apresentou a reclamação
19 de julho 2019

Tenho um Kia Ceed sw matricula 34-NL-60. Fiz todas as revisoes na marca tá hoje. Desloquei-me a um concessionario vosso onde tenho feito todas as revisoes porque a mala não abre e porque as mudanças têm dificuldade em entrar.
Em relação ao problema da mala disseram-me que vao mandar um fecho novo e que o vao substitiuir ao abrigo da garantia. Em relaçaõ ao problema das mudanças disseram-me que se o carro tivesse até 100,000 km que a garantia abrangia o problema, com já tem 102.000 km que já nao está abrangido pela garantia. (posso enviar e-mail do concessionario).
Mas a garantia não sao 7 anos ou 150.00 km?
Que resposta é esta por parte do concessionario que ainda por cima foi o mesmo que me vendeu a viatura e no qual tenho feito todas as revisoes.
Não deviam ter eles verificado o problema durante as revisões, tendo a ultima sido aos 90.000km?
E a unica resposta que me dão é que se a viatura tivesse 99.999km que o problema era resolvido dentro da grantia, como tem 102.000 km já não.
Agradeço que analisem este problema e que me dêm resposta em tempo util pois quero resolver esta questão para ir de ferias. Irei tambem por uma queixa no portal da queixa, visto que a marca está a fazer publiciade enganosa ao dizer que a garantia é de 7 anos ou 150.000 km.

Data de ocorrência: 19 de julho 2019
KIA
22 de julho 2019
Exmo. Sr. Fernando Rodrigues,

O nosso departamento de Apoio ao Cliente tem conhecimento da exposição, uma vez que a mesma foi apresentada diretamente ao mesmo por e-mail. Deste modo, informamos que o caso se encontra em análise e que assim que existirem desenvolvimentos, irá ser prestada uma resposta através dessa mesma via.

Kia Portugal
22 de julho 2019
Confirmo que foi contactado hoje pela KIA.
Irei Aguardar pela vossa resposta.
23 de julho 2019

Venho por esta forma responder ao vosso e-mail, sendo que fiquei estupefacto e desagradado com a incoerência e ambiguidade das vossas respostas.
Dizem que o Chefe da Oficina fez um diagnostico preliminar, o que ele fez a meu pedido foi dar uma volta com o carro.
Depois dizem que a dificuldade da colocação das mudanças pode estar relacionada com a embraiagem, mas depois dizem que para saberem qual é verdadeiramente o problema que têm que proceder a desmontagem da mesma, podendo ser da embraiagem ou não.
Depois dizem que um veiculo com 100.000 km é normal ter desgaste associado.
Por outras palavras, dizem uma quantidade de Verdades de La Palice, e ao mesmo tempo não dizem nada.
Se têm que desmontar a embraiagem o seja o que for para verificarem de onde é a anomalia, que o façam.
Em relação ao dizerem que é normal a embraiagem estar gasta aos 100.000 km, não não é normal, e vocês sabem bem que não é normal, dai terem dito na MCOUTINHO que caso fosse da embraiagem estava coberto pela garantia, e depois quando viram que o carro já tinha 102.000km é que vieram dizer que já não estava por já ter mais de 100.000km.
Daí voltar a minha reclamação inicial. A garantia é de 7 anos e 150.000 km ou de 7anos e 100.000 km?
Agora que a mesma está a chegar ao fim dos 7 anos é bastande facil dizer que pelo facto de o carro ter mais de 100.000 km já tem um desgaste associado a qualquer componente e que por isso está fora da garantia, mas a garantia não é de 100.000 km é de 150.000 km.
Peço que revejam a vossa posição ou terei de proceder a outros expedientes para resolver esta situação.

Atenciosamente,

Subject: Reclamação sobre garantia KIA
JUL 23, 2019 | 11:20AM WEST
Apoio ao Cliente replied:
" Exmo. Sr. Fernando Rodrigues,
Acusamos a receção do seu contacto, o qual mereceu a nossa melhor atenção. No seguimento do mesmo, entrámos em contacto com a MCoutinho por forma a reunir mais informações sobre o assunto apresentado.
No seguimento da exposição que efetuou relativamente à dificuldade na colocação de mudanças, temos conhecimento que a sua viatura foi testada pelo Chefe de Oficina da MCoutinho. Assim, e após um diagnóstico preliminar, constatou-se que a dificuldade de colocação das mudanças poderia estar relacionada com o desgaste do disco de embraiagem, existindo a necessidade de proceder à desmontagem da embraiagem para, assertivamente, aferir a origem da anomalia.
Face ao exposto, temos a esclarecer que é natural um veículo com quilometragem superior a 100.000 km apresentar um desgaste associado, em virtude da normal utilização que foi submetido até então. Sendo a embraiagem um componente de desgaste é admissível, que mediante determinado tipo de utilização, a mesma apresente um desgaste significativo.
Como tal, com base no esclarecimento relativo às condições de garantia, e após verificamos que a origem da presente anomalia no seu veículo não deriva de um defeito de produto, a presente situação não poderá ser enquadrada no âmbito da garantia do fabricante.
Caso necessite de mais algum esclarecimento, indicamos que o concessionário MCoutinho se encontra totalmente disponível para o realizar.
Sem outro assunto de momento, aproveitamos para enviar os nossos melhores cumprimentos,"

Boa tarde Sr. Fernando Rodrigues
Realmente estão a Kia esta a fazer uma publicidade enganosa, pois o meu caso é em tudo semelhante ao seu...numa reparação de embraiagem de 650 € apenas comparticiparam com aproximadamente 150 € . O meu carro tem 104000kms, referem que é material de desgaste, ao que eu respondo se formos a ver material de desgaste é o carro todo.Se não me resolverem a bem vou para a comunicação social, pelo menos pode servir de alerta para os potenciais clientes.
cumprimentos
Luis Mira