43.1
MCK Motors, Lda

KIA - Kia Carens - Consumos Elevadíssimos

Rui Mestre apresentou a reclamação
1 de junho 2018

Adquiri uma KIA Carens em dezembro de 2016, uma vez que necessitava de um veículo de 7 lugares;
Tendo em conta o que o mercado apresentava achei que era uma boa opção, entre outras razões também pelos consumos médios de combustível indicados pela marca;
No entanto os consumos reais estão bastante longe dos indicados (ainda hoje) pela KIA;
A marca indica consumos médios de 4.2 (estrada), 4.5 (misto) e 5.1 (cidade). A minha carrinha nunca fez uma média inferior a 7lts/100kms, isto a circular a 80kms/h em estrada plana (Alentejo). Em AE, a 120kms/h não baixou dos 7.5; Em misto o consumo anda sempre em volta dos 8.5 ou superior;
Esta situação traz-me um custo muito mais elevado em combustível do que aquele que estimei aquando da aquisição da viatura;
Segundo me disseram na Santogal, a KIA tem conhecimento que os consumos são elevados neste modelo, mas à data de hoje continua a indicar aos clientes estes consumos médios!!

Data de ocorrência: 1 de junho 2018
KIA
4 de junho 2018
Exmo. Sr. Rui Mestre,

De modo a que possamos dar seguimento à análise do seu caso agradecemos que contacte diretamente o nosso departamento de Apoio ao Cliente, através do endereço de e-mail apoio.cliente@kia.pt, indicando a matricula da sua viatura e o reparador autorizado Kia no qual a viatura foi analisada. Pode ainda contactar-nos através do número 808 500 601 (dias úteis de 2ª a 6ª das 9 às 13h e das 14 às 18h).

Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos cumprimentos

Kia Portugal
18 de outubro 2018
Exmos. Senhores, a resposta do Apoio ao Cliente é a que segue abaixo, a qual não me satisfaz; É uma resposta genérica e que não vem de encontro a parte da minha queixa; Pela ordem de ideias da resposta dada, gostava de saber, só por curiosidade, quais os consumos que outras marcas divulgam, nos casos em que os consumos reais são de 5 lts/100km? Será que informam que os veículos gastam 1 ou 2 lts/100kms? Não me parece.
E continuo a achar que a KIA faz publicidade enganosa, uma vez que nenhum condutor consegue colocar os carros a consumir o que a marca publicita!

Resposta de Apoio ao Cliente:

"Exmo. Sr. Rui Mestre,

no seguimento da sua exposição entrámos em contacto com o concessionário Santogal Sintra de modo a obtermos mais informações sobre o assunto apresentado.

O consumo de combustível de um automóvel está fortemente influenciado pela tipologia de condução e de circuito utilizado, pelo que para um mesmo veículo, os consumos possam variar consoante o condutor, a estrada utilizada e os demais factores que condicionam a condução enquanto se circula. Deste modo, e por forma a estabelecer um padrão, ou seja, um termo de comparação entre veículos de todas as marcas automóveis, a Comissão Europeia definiu a realização de um ensaio a todos os modelos de veículos comercializados na Europa, de modo a poder ter valores de referência e assim poder compará-los. Decorrendo desta política, a Comissão Europeia determinou que os ensaios teriam de ser efectuados em laboratório, respeitando um determinado ciclo de funcionamento do motor, não estando assim influenciado por condições de circulação, por tipologia de estradas e por diferentes condutores. Estes ensaios são realizados por laboratórios credenciados, os quais garantem total isenção.

Sendo esta a base de comparação normalizada para todas as viaturas do sector automóvel, os resultados destes ensaios são os anunciados nas comunicações das marcas e na imprensa da especialidade. Naturalmente os consumos reais distam dos valores anunciados, uma vez que existem muitas mais variáveis na utilização de um veículo, as quais não são contabilizadas nos ensaios de laboratório.

De modo a aprofundar esta temática e a elucidá-lo sobre a transversalidade desta situação a todo o sector automóvel, enviamos-lhe um link, no qual terá acesso a um estudo europeu que traduz as divergências entre os consumos anunciados e os consumos reais das viaturas.

* PROIBIDO *://www.theicct.org/real-world-fuel-consumption-popular-european-passenger-car-models

Detalhando agora o caso concreto que nos apresentou, a análise à sua viatura foi recentemente efectuada em 2 fases: diagnóstico ao veículo na oficina e ensaio de estrada.

No que respeita ao diagnóstico efectuado na oficina, não foi detectada qualquer anomalia eletrónica presente. A nível mecânico apenas foi identificado o filtro de ar colmatado, tendo sido efetuada a substituição do mesmo. Não foi identificado nenhum outro qualquer constrangimento mecânico que pudesse estar a condicionar as prestações da viatura em termos de consumo de combustível.

Os valores de consumo de combustível por si indicados na sua exposição encontram-se dentro do intervalo de consumos reais conhecidos para o modelo em causa, facto que vem ao encontro da conformidade do veículo identificada pelo seu concessionário.

De igual modo gostaríamos de referir que deverá ser tomado em consideração o facto de o veículo apresentar mais de 1.700kg de peso e um motor que apresenta uma enorme disponibilidade, com valores de binário de 330Nm e 141cv, proporcionando respostas prontas desde os baixos regimes, que mediante a tipologia de condução poderão apresentar variações significativas de consumo.

Face ao exposto e estando convictos que a sua viatura não possui qualquer anomalia, damos por concluído este processo de análise.

Sem outro assunto de momento, enviamos os nossos melhores cumprimentos"
Rui Mestre avaliou a marca
10 de fevereiro 2023

Na globalidade não tenho razões de queixa da marca, excepto na reclamação que aqui fiz. A mesma prende-se com os consumos de combustível muito mais elevados do que os publicitados pela marca.

Comprei uma nova em Março de 2018 e já estou arrependido. Ainda hoje dia 13/06/2018 fiz a viagem, de ida e volta entre Porto e Viseu em auto-estrada, a uma média de 130 Km/hora e o consumo foi de 8,3l/100 Km. UMA VERGONHA