KIA

MCK Motors, Lda

Ranking na categoria

Categoria
Automóveis - Marcas

Telefone: 808500601

Morada
R. Dr. José Espírito Santo, 38
1950-097 Lisboa

E-mail
apoio.cliente@kia.pt

Website
http://www.kia.pt/

Recomenda esta marca?

16
24

Partilhar esta página

KIA - Perda da capacidade das baterias do Soul EV

Em tratamento
32638119
89
0 gostos
Pedro Vinha apresentou a reclamação

Sou um proprietário de um Kia Soul EV de 2015, que comprei este ano, e tenho vindo a notar uma degradação das baterias muito significativa, tanto no tempo de levo a carregar a bateria, que tem vindo a diminuir, como na autonomia da mesma (passou de 140, para 120, depois para 100 e quando o levei à revisão apenas fazia 98 Kms)..
Uns dias antes de levar o carro a fazer à revisão dos 5 anos, resolvi fazer o teste de carga da bateria, dos 0 aos 100% (não foi bem 0%, mas sim 2%, mas deu para ver a tartaruga que aparece quando as baterias estão quase sem carga).
As medições não foram nada animadoras, já que consegui carregar apenas marcou 16 Kw, (até aos 100%)
Tendo em conta que a bateria é de 27 Kw, e depois de fazer as contas, deduzi que a bateria apenas apresenta uma capacidade de 59%, entrando por isso nas situações em que o construtor deverá substituir a bateria ao abrigo da garantia de 7 anos (A Kia garante que a bateria deverá ter mais de 70% da sua capacidade inicial, após 7 anos ou 150.000 Kms).
No passado dia 30 de Setembro de 2019, levei o meu Kia Soul EV à Univex de Cascais (concessionário oficial da Kia) para fazer a revisão do 5 anos, de acordo com o plano de manutenções do carro, onde me queixei que o carro está a perder autonomia rapidamente
Para tirar as dúvidas pedi que me dessem uma impressão do teste da S.O.H. (State of Health) da bateria, que segundo algumas coisas que li nos vários fórum é o melhor parâmetro para nos indicar o estado da bateria).
Quando fui buscar o carro à Univex, o Sr. da Receção disse-me que as baterias estavam boas e que apenas necessitavam de uma atualização do software e deu-me um print do software que a kia usa para medir o estado das baterias. Qual não é o meu espanto ao ver esse print, que o meu carro apresenta um valor para o S.O.H de 100%. Sim é isso, um carro com 5 anos e com 73.000 Kms, teve uma degradação das baterias de 0%.
Tentei explicar ao Sr. da receção que isso era impossível, e que pretendia falar com o técnico fez o diagnóstico, mas o Sr. disse-me que não poderia falar com ele porque o mesmo já não estava.
Algo chateado com a situação, dei o benefício da dúvida, e resolvi experimentar o carro antes de avançar para uma reclamação.
Quando entrei no carro, este apresentava uma autonomia de uns espantosos 210 Kms. Claro que no caminho da oficina para casa, após fazer cerca de 10 Kms, a autonomia baixou cerca de 20 Kms.
Uns dia após o carro ter vindo da revisão, fiz novamente o teste de carga, e verifiquei que o carro apenas conseguiu carregar 15 Kw, o que nas minhas contas representa uma S.O.H de 55%.
Se esta situação se verificar, apenas posso concluir que, alegadamente, a Kia arranjou uma forma de manipular os dados do estado da Bateria, para evitar trocá-las, quando as mesmas apresentam valores abaixo dos 70% de S.O.H, antes de atingirem os 7 anos ou os 150.000 Kms.
Agradecia uma tomada de posição por parte da Kia Portugal, antes de divulgar este caso, que nada abona a favor da aposta que penso que a Kia está a fazer em relação aos Veículos elétricos.
14 Out2019
KIA adicionou uma resposta

Exmo. Sr. Pedro Vinha,

De modo a que possamos dar seguimento à análise do seu caso agradecemos que contacte diretamente o nosso departamento de Apoio ao Cliente, através do endereço de e-mail apoio.cliente@kia.pt, indicando a matrícula da sua viatura e o reparador autorizado Kia no qual a viatura foi analisada.

Muito obrigado

Cumprimentos

Kia Portugal

14 Out2019
Pedro Vinha adicionou uma resposta

Bom dia.
Já seguiu no próprio dia que fiz a reclamação os dados solicitados (enviei o relatório impresso pela Univex Cascais e o respectivo DUA da Viatura). Aguardo o vosso contacto, o mais urgente possível para resolver esta situação.
No entanto aqui vão novamente os anexos.


Esta resposta tem um anexo privado
14 Out2019
Pedro Vinha adicionou uma resposta

Esqueci-me de mencionar que o reparador autorizado da Marca, foi a Univex Cascais, conforme indicado no primeiro email.

Pedro Vinha está a aguardar resolução da marca

Comentários (0)