52.9

Em tratamento
Romulo
Romulo apresentou a reclamação
28 de março 2024
Gostaria de relatar uma queixa da empresa Kontrolsat,
No dia 17/03 comprei uma Smart TV do modelo MIDE43STV nesta loja pelo valor de 207,90, a mesma foi entregue no dia 19/03, ao chegar procedi com a montagem da TV onde já percebi uma dificuldade no encaixe dos pés da TV, para além dessa dificuldade também percebi que a TV não corresponde com as características que satisfazem a minha necessidade, como e de conhecimento da maioria dos consumidores solicitei no dia 21/03 a troca da TV tendo em vista que o eu como cliente tenho 14 dias para troca.
Ao contactar a loja a mesma me pediu fotos do estado da TV ligada e com os plásticos, enviei as fotos como solicitado e pediram para que eu mandasse a TV de volta, no dia 26/03 enviei a TV para o endereço pedido normalmente através dos correios onde tive que pagar o valor de 17,81 euros.
No dia de hoje (27/03) recebi um e-mail a informar que a empresa recebeu a TV e não poderá proceder com troca ou devolução do montante pago pela TV devido a Não ter todos os plásticos da embalagem e de o suporte da TV não esta em condições.
Como cliente me sinto lesado ao ser informado que a empresa não procederá com a troca, tendo em vista que como cliente fiz tudo que me foi solicitado, para alem disso como cliente também não posso testar se um aparelho esta a funcionar corretamente se não proceder com a retirada dos plásticos, todos os plásticos foram devolvidos , os mesmos apenas foram dobrados quando procedi com a abertura do produto.
Sobre o suporte apresentar-se em más condições também tive dificuldades na montagem do aparelho o que caracteriza que o aparelho apresenta defeitos de fabricação e não de mal uso durante a montagem.
Acredito que a empresa realizou uma breve avaliação sobre o estado do aparelho quando me foi solicitado para tirar fotos e posteriormente me foi pedido para enviar a TV de volta, o que mais uma vez me faz voltar a informar que paguei para proceder com essa devolução.

Espero que a empresa possa proceder com a troca do aparelho como solicitado desde o começo, pois procedi com tudo que me foi pedido e sei que tenho direito a devolução ou troca por lei, pois o aparelho comprado pela Internet encontra-se a funcionar normalmente apenas não correspondeu a minhas expectativas por isso solicitei a troca.
Data de ocorrência: 28 de março 2024
Bom dia Sr. Rómulo,

A Kontrolsat cumpre todos os requisitos da lei do consumidor, e no seu caso, são duas reclamações sem fundamento legal e que são transversais ao mercado online. Resumindo, o custo da devolução é da responsabilidade do cliente e o produto para ser devolvido tem de estar em condições comerciais e/ou de espaço comercial. Em baixo deixo os dois artigos que desta forma se baseia a nossa decisão:

DL n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro
CONTRATOS CELEBRADOS À DISTÂNCIA E FORA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Artigo 13.º
Obrigações do consumidor decorrentes da livre resolução do contrato
2 - Incumbe ao consumidor suportar o custo da devolução do bem, exceto nos seguintes casos:
a) Quando o fornecedor acordar em suportar esse custo; ou
b) Quando o consumidor não tiver sido previamente informado pelo fornecedor do bem que tem o dever de pagar os custos de devolução.

Estas informações estão nos termos e condições. Estes termos e condições que o senhor confirma que leu e aceitou.

Artigo 14.º
Inspeção e manipulação do bem
1 - O exercício do direito de livre resolução não prejudica o direito de o consumidor inspecionar, com o devido cuidado, a natureza, as características e o funcionamento do bem.
2 - O consumidor pode ser responsabilizado pela depreciação do bem, se a manipulação efetuada para inspecionar a natureza, as características e o funcionamento desse bem exceder a manipulação que habitualmente é admitida em estabelecimento comercial.

O produto em espaço comercial não lhe é retirado quaisquer plásticos nem é manuseado os acessórios para instalação por parte do cliente.

Desta forma, é importante que entenda que esta decisão acontece para garantir que o senhor não recebe produtos com marcas de uso e nem que outros clientes o recebam da mesma forma.

A nossa decisão mantém-se.
Romulo
28 de março 2024
Mais uma vez demonstro minha insatisfação com o serviço prestado pela empresa.
Pois relembro que como foi dito anteriormente tive dificuldades em proceder com a montagem do aparelho em questão o que possivelmente caracterize erro de fabricação.
Sobre os plásticos e demais objetos que vem junto da TV, todos formam entregues (Sem faltas), os mesmos apenas foram dobrados para que o produto podesse ser testado de forma correta. Plásticos e demais itens como parafusos de montagens, comando e demais peças foram devolvidos.
Não entendo como um consumidor pode testar a funcionalidade de um aparelho sem monta-lo ou retirar itens necessários para o funcionamento do equipamento de suas devidas embalagens.
E sinceramente não e de minha responsabilidade como o aparelho irá para outro consumidor, apenas estou a minha insatisfação com o produto e loja e como informei anteriormente desejo a troca ou devolução do valor que foi pago por este equipamento, tendo em vista que tenho direito a isso, pois como bom consumidor pedi a troca ou devolução antes dos 14 dias que me é de direito solicitar.
As reclamações apontadas anteriormente tem sim fundamento tendo em vista que desejo a troca do aparelho por insatisfação sobre a funcionalidade do equipamento.
Sr. Rómulo,

A nossa decisão final está tomada com base nos trâmites legais aqui apresentados, pelo que não aceitamos o seu pedido de devolução. Para reaver o seu produto, pedimos que envie e-mail para rma@kontrolsat.com e identifique o seu caso com o respetivo ticket, para que os nossos colegas do departamento de pós-venda lhe possam instruir ao restante processo.

Equipa Kontrolsat
Kontrolsat
Kontrolsat está a aguardar resposta do utilizador