Ayvens
Ayvens Marca Recomendada Marca do Mês

LeasePlan - Cobranças indevidas em fim de contrato

Daniel Lourenço apresentou a reclamação
29 de abril 2020
A Leaseplan tem um comportamento diametralmente distinto perante os clientes no momento da contratação, daquele que apresenta em situações de fim de contrato. Além de existir uma tendência constante de responder a dúvidas e esclarecimentos colocados por email por via telefónica, que agora entendo ser uma forma de evitar conservação de prova que os clientes possam usar mais tarde. Infelizmente percebi isso à minha custa e alerto potenciais interessados e clientes a ter muita atenção com isso sob pena de também serem enganados.
A Leaseplan informa oralmente que, por exemplo, cessações de contratos por motivos como sendo desemprego ou saída do território nacional por motivos profissionais não levam à cobrança de valores indemnizatiórios à mesma. Esta informação é falsa e quem tiver este tipo de situação, como eu, pode esperar receber pelo menos 5 faturas com montantes por regularizar, que no meu caso ascendem já a muitas centenas de euros. Não sendo possível se quer entender o quantitativo e a forma como o determinam. Mesmo através da troca de emails é impossível receber explicações completas e claras - se se questionam 3 pontos, recebemos a reposta (incompleta) a apenas um deles. É muito difícil obter qualquer informação ou tratar um assunto com transparência.
Além disso acho vergonhoso não só a falta de palavra e a indução do cliente em erro no momento de contratar, mas acima de tudo que num momento destes, e estando eu próprio em situação de desemprego, a leaseplan cobre uma indemnização de centenas de euro que anteriormente afirmou não ser devida.
Como se isto não bastasse, mesmo após término do contrato a Leaseplan ainda continua a emitir facturas com rendas relativas a períodos em que já nem tenho a viatura e pretende efetuar o débito direto desses valores alegando ser impossível cancela-los
Quem não quiser ter problemas não opte por este tipo de alugueres com esta empresa.

Existiram mais detalhes a acrescentar, o que farei em sede própria com apresentação de reclamação no livro de reclamações da empresa para apreciação pelas entidades competentes. Fica contudo aqui o meu alerta num espaço público para que potenciais interessados possam evitar ser lesados.
Data de ocorrência: 29 de abril 2020
Ayvens
4 de maio 2020
Resposta enviada por email no passado dia 30 de Abril.
5 de maio 2020
Não obstante a Leaseplan ter marcado este tema como resolvido, tal não corresponde à verdade. Em suma, num contracto que previa a utilização de uma viatura por uma renda mensal de 200 Euros, em fase final, o cliente pode esperar um número avultado e inesperado de faturações que irá ascender a quantias bastante altas quando comparadas com a renda praticada. A indução do cliente em erro e o não cumprimento daquilo que é dito oralmente em relação às condições contratuais é uma realidade que se pode esperar da parte da Leaseplan.
Quem considerar este serviço com esta empresa pode esperar surpresas e gastos avultados.
A reclamação corre termos junto do IMT.
Daniel Lourenço avaliou a marca
5 de maio 2020

A marca não resolveu nem reconheceu a situação.