Ayvens
Ayvens Marca Recomendada Marca do Mês

LeasePlan - Incumprimento na entrega da viatura

Miguel Botelho apresentou a reclamação
29 de junho 2020 (editada a 30 de junho 2020)
Boa Tarde,

No passado mês de Março do presente ano celebrei um contrato de renting com a empresa LeasePlan, mais precisamente no dia 06/03/2020, relativo a uma viatura Seat Arona 1.0 TSI STYLE, sempre acompanhado com o colaborador M. Machado. Nesta data foi efetuado o pagamento da caução e enviado toda documentação necessária para o efeito. O colega nesta mesma data, 06/03, afirmou que ia avançar com o pedido de matricula da viatura e que demoraria aproximadamente 15 dias úteis (não mais). Sempre afirmei ao colega que pretendia esta viatura para fins profissionais e tinha muita urgência na mesma, contudo foi me explicado que a viatura viria de Espanha e estava com algum atraso.Até aqui perfeitamente compreensível. Passaram 15 dias úteis e nem um contacto via telefone ou email a dar qualquer informação.
Contudo enquanto isto, surgiu a situação da pandemia do Covid-19 que compreendi que todo o processo iria ficar estagnado. Achei estranho por parte da Leasplan não ter se dignado a realizar um simples contacto pelo menos a informar que iriam estar em standby e quando retomassem entravam em contacto comigo. Tive de ser eu SEMPRE a procurar saber o ponto de situação, no dia 27/03 com colega M. Machado, ao qual afirmou que não tinha previsão de entrega da viatura e quando tivesse entraria em contacto.
Contudo, até hoje, uma vez mais, nunca obtive qualquer contacto V/ exmos, Tive novamente de ser eu a contactar com os Srs. no final de Maio para saber em que ponto estava a entrega da viatura que espero há 3 meses. A colega que atendeu informou que a previsão de entrega estava para final de Junho MAS SEM COMPROMISSO.
Posto isto, e considerando o desrespeito para com o tratamento enquanto cliente, total ausência de Contactos ou informação relativa à entrega da viatura, não cumprindo os "aprox 15 dias" úteis mesmo antes da situação do Estado de Emergência e mesmo após o mesmo, nada fizeram ou disseram, contactei os V/ serviços para desistir do contrato por incumprimento da parte da Leaseplan e por total descontentamento na gestão de pós venda.
No atendimento foi me dito que para desistir teria que falar com o meu gestor de processo Sr Costa, mas que não era possível passar a chamada de momento, como tal o colega iria entrar em contacto comigo com máxima urgência para encontrar uma solução. Uma vez mais não obtive nenhuma tentativa de contacto pelo mesmo colaborador ou outro colaborador da Leaseplan. Já tinham passado mais de 4 dias.
Não querendo prorrogar esta situação e já não fazendo mais sentido o renting da viatura em causa, pedi a resolução desta situação e respectiva devolução do valor de caução, pois passados mais de 3 meses sem o objecto do contrato e sem uma previsão exata de entrega deste mesmo objecto pretendo a devolução da renda de caução, pois perdi a confiança nesta empresa a qual nunca em momento algum demonstrou qualquer interesse em manter me como cliente.
Após a minha exposição via email da minha situação e pretensão recebi de imediato uma chamada do meus gestor de processo, Sr G. Costa que de imediato pediu imensas desculpas por toda situação relativa ao atraso e admitindo que foi inadmissível o tratamento da Leaseplan para comigo na total ausência de satisfações, e que sim iria fazer a resolução do contrato e respectiva devolução do valor da caução da viatura. Para minha surpresa, no dia seguinte recebo um email a indicar que para procederem ao cancelamento da matricula da viatura teria de pagar 2000€+IVA, situação que tinha ficado escrita no contrato de renting e que a culpa do atraso da entrega não se devia à Leaseplan Portugal mas sim à SEAT ESPANHA (???!). Pois bem meus Srs, antes de mais nunca em momento algum fui informado no ato de celebração do contrato que a viatura poderia demorar quase 4 meses a ser entregue, pois se assim fosse, jamais teria celebrado o dito contrato, segundo, julgo que argumentar que afinal a culpa é da Seat em Espanha e não da LP em nada vos ajuda pois eu, enquanto cliente final, sou cliente da LP e não da SEAT ESPANHA, terceiro, acho um esquema quase perfeito para vós, pois vejamos bem, a Leaseplan celebra contrato com os clientes de rentings, informa que a entrega pode demorar aproximadamente 15 dias uteis, caso entre em incumprimento nesta alínea estão sempre ilibados! Pois afinal de contas a culpa não é da Leaseplan mas sim dos concessionários!! E o cliente já não pode desistir pois assinou no contrato que para este efeito terá de desembolsar 2000+IVA. Não faz qualquer sentido.
Compreendo que toda esta situação da pandemia veio alterar todo o nosso panorama, contudo relembro que os srs entraram em incumprimento relativamente aos 15 dias bem antes da situação do estado de emergência pois já se arrasta desde inicio de março de 2020, para além todo o desrespeito com que sempre me senti ao longo do processo, é mais que motivo suficiente para não querer continuar com o vossos serviços.
Logicamente que toda esta situação já esta a ser acompanhada pelas entidades competentes.
Uma experiencia a não repetir e um alerta a futuros clientes.

Data de ocorrência: 29 de junho 2020
Ayvens
1 de julho 2020
Resposta enviada por email a 1 de julho 2020.
Miguel Botelho avaliou a marca
5 de dezembro 2020

............

Mais uma situação a lamentar por parte desta empresa. Aconteceu uma situação muito semelhante comigo à uns tempos, tudo devido aos atrasos nas entregas dos veículos e também acabei por desistir e não paguei qualquer montante, aliás nem faria sentido nenhum! A LeasePlan resolveu a situação, mas não deviam dificultar o processo.