6.5

Lenovo - Encomenda cancelada unilateralmente

Sergio Miguel Pereira Martins Correia Moreira
Sergio Moreira apresentou a reclamação
12 de setembro 2023
A encomenda efetuada na Lenovo Portugal no dia 11 de agosto de 2023 com o número 4643288917, foi cancelada unilateralmente no dia 7 de setembro de 2023 sem que o consumidor tenha sido informado da razão ou motivo do cancelamento. Não existiu nenhum contacto, ou tentativa de resolução do mesmo.
As várias tentativas de esclarecimento efetuadas com a área de cliente foram infortunas, pois por telefone encontrei inúmeros problemas com a língua portuguesa e pelas informações enviadas no próprio site da Lenovo, não recebi qualquer resposta ou preocupação pelo assunto.
Não existiu nenhuma comunicação da parte da Lenovo Portugal, nem em português nem em inglês, apenas recebi informação do banco REVOLUT que existiu uma tentativa de debito da Lenovo Portugal às 01:00am do dia 7 de setembro a qual foi recusada devido a: “O comerciante não fez verificação de segurança”. Nos dias de hoje considero esta validação realizada pelo Banco válida e perfeitamente normal inerente ao facto de estarmos a falar de segurança nos pagamentos online.
Independentemente da Lenovo Portugal já ter processado um pagamento no dia 11 de agosto para pagamento de um acessório, listado na encomenda, a validação de segurança realizada anteriormente já não era válida.
Durante a manhã de 7 de setembro “autorizei” no banco o comerciante “Lenovo Portugal” como Comerciante de Confiança para processar o pagamento.
Aguardava uma indicação da vossa parte para nova tentativa ou alteração do cartão de crédito. Não compreendo que serviço de cliente é o da Lenovo Portugal, pois a anulação foi direta e o problema não foi meu. Estamos a falar de segurança nos pagamentos online onde os ataques são cada vez mais frequentes, e todas estas validações auxiliam a minimizar as ocorrências diárias.
Data de ocorrência: 7 de setembro 2023
Sergio Moreira
26 de setembro 2023
Todas inúmeras tentativas de interação com a Lenovo Portugal (LenovoCarePT <lenovocarept@lenovo.com> e ecomescalate@lenovo.com) para resolução do problema, têm-se mostrado um fiasco, ninguém está interessado em compreender o problema, ninguém lê os emails e/ou não compreendem a língua, mas eu até em inglês já redigi um email, até à data é uma mão cheia de nada. Não existe uma resposta esclarecedora do Sucedido, pois a informação capturada por mim menciona que a ordem de débito executada pela LENOVO foi processada sem que o cliente tenha sido informado. Após essa data, a tentativa de esclarecer/normalizar o pedido do cliente foi nulo. Parece que estamos a falar de uma empresa de vão de escada.
Informações a ter em consideração
Se serviço de Apoio ao Cliente Lenovo Portugal funcionou para receber o email de cancelamento do pedido, porque não funcionou para:
1. Informar que não procedeu ao pagamento total do valor à data da encomenda, 11 de agosto de 2023, tendo sido apenas debitado o valor do acessório adquirido, sem nenhuma informação prévia;
2. Informar os atrasos sucessivos da entrega da encomenda (finais de agosto, inícios de setembro, finais de setembro);
Nota: estas informações apenas eram possíveis de consultar na área de cliente Lenovo;
3. Informar que os contactos inseridos na ficha de cliente ainda não possuem âmbito de utilização no serviço a cliente Lenovo;
4. Informar o cliente quando seria processado o pagamento em falta;
5. Comunicar/falar com o cliente.

Mais importante do que ERRAR, é Aprender e Crescermos com os ERROS! mas não me parece que seja este o caso pois o lado do cliente nunca foi validado como deveria.

Aproveito para informar que esta Reclamação não irá parar tão depressa até que a Lenovo assuma as suas responsabilidades.

Até Breve!
Sérgio Miguel Moreira
Sergio Moreira
28 de setembro 2023
Recebi nestes ultimos dias perguntas da LENOVO PORTUGAL a solicitar uma descrição mais detalhada do meu problema. Estou na duvida se o problema são as minhas descrições demasiadas detalhadas, os senhores a tentarem esgotar a minha paciencia, ou quem está a ler não compreende Português!

Informo que estes senhores apenas estão a responder às mensagem proveniente da DECO.

Irei proceguir até às ultimas consequências com a LENOVO PORTUGAL.

############ Resposta Lenovo Portugal 28/09/2023 ##############################
Querido cliente,
Obrigado por entrar em contato com o Atendimento ao Cliente Lenovo.
Agradeceríamos se você pudesse explicar sua preocupação com mais detalhes para que possamos ajudá-lo a resolvê-la.
Nós realmente apreciamos sua paciência e compreensão.
Atenciosamente,
Lenovo eCommerce Customer Care
----------------------------
t: [External] A sua reclamação para a/o Encomenda cancelada unilateralmente - (CPTPT01884476-57)