6.5

Lenovo - Fatura com vat errado

Mariana
Mariana apresentou a reclamação
18 de maio 2023
A fatura emitida apresenta um VAT pago a uma empresa que não reside em Portugal. A compra é uma transmissão intracomunitária e como tal deve respeitar o artº14 do RITI, sendo que ambas as entidades (comprador e vendedor) são entidades válidas para transmissões intracomunitárias em IVA (VAT). Como tal, a fatura tem de ser corrigida para IVA/VAT 0% (com base no artigo já mencionado), já que IVA liquidado na Irlanda não pode ser deduzido em Portugal.

Quando contacto o suporte ao cliente da Lenovo, mostram-se incapazes de corrigir este assunto, para além de demonstrarem que não tem muito conhecimento na matéria. O número da Digital River Ireland, revendedor, que está apresentado no website oficial, não está atribuido. O suporte ao cliente da Lenovo diz para falar com a Digital River. Ligando para o número USA da Digital River, a informação que tenho é que tenho de contactar a Lenovo.

Esta situação é inadmissível.
Data de ocorrência: 9 de maio 2023
Mariana
15 de junho 2023
Update: Sempre me conseguiram enviar um reembolso e emitir uma nota de crédito, mas neste momento está a provar-se impossível alterar esta mesma fatura e nota de crédito para que tenha o NIF escrito. Já estou nisto há demasiado tempo.