Vestuário Homem e Senhora
Lion Of Porches39.2

Lion Of Porches - Política ilegal devoluções

Jaime Alves
Jaime Alves apresentou a reclamação
4 de janeiro 2020 (editada a 5 de janeiro 2020)
Dia 20 de Dezembro comprei duas carteiras em pele na loja do Freeport na altura solicitei vale de troca e foi-me referido que o pedido de trocas era extensível até ao dia 8 Janeiro.
As pessoas a quem se destinavam as carteiras acharam que eram demasiado grandes e solicitaram-me, a possibilidade de troca por outro modelo mais pequeno.
No dia 29 de Dezembro, de passagem no Strada em Odivelas, verifico que a loja da Lion OF Porches tinha um outro modelo de carteira mais pequeno. Como não tinha as carteiras em minha posse solicitei que me guardassem a respectiva carteira e solicitei que verificassem onde existia outro modelo igual. Informaram-me que a política da empresa não permitia guardar a carteira, em virtude de se encontrarem em saldos. Alem disso informaram que era a única e só existia outra no Freeport. Sugeriram-me a comprar aquela no imediato e a devolver a outra à posteriori e receber o dinheiro. Perante tanta pressão acabei por adquirir a carteira mais pequena com o intuito de depois ser ressarcido do valor a quando da devolução.
Hoje, decorridos 13 dias desloquei-ne à loja da Lions of Porches, no Strada para devolver a carteira inicial e conforme acordado.
Após expor a situação, a funcionária diz que só posso ser reembolsado em vale. Não aceito, e refiro que de acordo com a lei, o consumidor é quem escolhe como é feito o reembolso, e eu quero devolução para o cartão com que foi efectuada a compra. Solicito falar com a gerente e esta insiste que o vale é a única forma de reembolso. Solicito falar com coordenadora e esta reitera que “é politica da empresa", pelo que peço então que me dê o livro de reclamações. Inicialmente hesitou porque tinha de avisar a coordenadora mas acabou por me dar o livro para que fizesse a respectiva reclamação as autoridades competentes.

Conclusão:
1- A política da loja em relação ao reembolso não cumpre a Lei e não respeita os direitos do consumidor.
2- A loja/marca denota falta de ética pois nenhum dos documentos oficiais (talão de troca ou factura) refere que a troca é apenas por vale ou por outro(s) artigo(s) de valor igual ou superior. Apenas referem que no período de Natal a troca é extensível ao dia 8 de Janeiro.
3- como cliente habitual da marca sinto-me lesado e enganado pois não teria comprado a 3a carteira se tivesse sido previamente informado que o reembolso seria em vale.
4- Solicito de acordo com a Lei, a devolução do valor das carteiras para o cartão com que foi efectuada a compra. Além de todo o transtorno causado, deveria não só ser ressarcido pela perda de tempo bem como pelo dinheiro gasto nas deslocações.

A Lion of Porches deverá com a maior urgência assegurar o cumprimento da Lei e rever o tratamento que da ao seus clientes habituais. Alem de terem perdido um cliente, apartir de hoje serei um detractor desta marca e principalmente da sua política ilegal de devoluções.
Data de ocorrência: 4 de janeiro 2020
15 de janeiro 2020
Estimado Sr. Jaime Alves,
Lamentamos antes de mais o sucedido.
A legislação aplicável é totalmente cumprida de nossa parte. Numa compra realizada fisicamente não há obrigatoriedade legal, por parte da marca, de reembolsar o valor pago e aceitar a devolução.
Ainda assim e conforme tivemos oportunidade de conversar via telefónica, identificámos e aplicámos uma solução favorável para a resolução da situação.
Lion of Porches
Jaime Alves
21 de janeiro 2020
Agradeço o contacto personalizado e a resolução do problema.