Manpowergroup Portugal SGPS, S.A

Manpower - Melhora no recrutamento e seleção

Carlos Gonçalves apresentou a reclamação
5 de outubro 2023 (editada a 9 de outubro 2023)
Candidatei-me a uma vaga de emprego na Manpower para um cliente com o qual já havia trabalhado e estava interessado em fazer um trabalho a tempo parcial. Enviei meu currículo, que foi selecionado, e participei de uma entrevista com uma recrutadora que parecia desinteressada e pouco motivada para conduzir a entrevista. No final da entrevista, ela solicitou que enviasse as configurações do meu computador, pois supostamente seria necessário para uma possível formação. Ela disse que consultaria a coordenação da empresa cliente para confirmar a necessidade da formação, considerando minha experiência anterior com eles.

A recrutadora prometeu retornar com a data da segunda entrevista no dia seguinte, mas isso não aconteceu. Após cinco dias sem notícias, decidi contatá-la por telefone. Inicialmente, ela parecia não se lembrar de mim nem da entrevista, mas depois de explicar a situação, ela recuperou a memória. Ela afirmou que ainda aguardava uma resposta da coordenação e prometeu me retornar em breve. No entanto, não recebi nenhum retorno.

Três dias depois, enviei um e-mail para saber se eu precisaria fazer a formação, pois ela estava prestes a começar e eu precisava de informações. Mais uma vez, não recebi resposta da recrutadora. Ontem, após muitos dias nesse processo confuso, entrei em contato com ela novamente. Ela prometeu responder à minha chamada em breve e finalmente respondeu no dia seguinte, às 7 da manhã, em pleno feriado, com um e-mail padrão informando que encontraram candidatos com habilidades mais adequadas para a vaga e que manteriam meu currículo para futuras oportunidades.

Já participei de alguns processos seletivos, mas nenhum deles chegou perto do nível de descaso que experimentei neste, especialmente considerando que se tratava de uma vaga na qual os candidatos eram praticamente escolhidos ao acaso devido à alta rotatividade de funcionários no cliente. Este relato serve como um alerta para futuros candidatos interessados em trabalhar com a Manpower.

É importante ressaltar que minha crítica não se deve ao fato de não ter sido selecionado, mas sim à maneira negligente com que o processo seletivo foi conduzido. Isso leva os candidatos a ficarem aguardando respostas e, em muitos casos, a implorar por qualquer tipo de feedback. É frustrante ver um processo seletivo ser conduzido dessa maneira e demonstra uma falta de respeito e empatia com os candidatos que investem tempo e esforço para participar.
Data de ocorrência: 5 de outubro 2023
Caro Sr. Carlos Gonçalves

desde já agradecemos o seu feedback em relação ao processo de recrutamento e seleção em que esteve envolvido.

De forma a conseguirmos verificar a situação, pode p.f. nos indicar, qual a formação em que estava envolvido, ou antes, para que projeto se candidatou.

Client and Candidate Experience Office
Boa tarde, Sofia Moura.
Gostaria de esclarecer que essa informação já foi compartilhada de forma privada na mensagem anterior.
O processo de recrutamento que estava envolvido era para a linha técnica da NOS, linha inbound, cuja formação teve início no dia 04/10.

Atenciosamente,
9 de outubro 2023
Peço desculpa , não tinha visto os dados confidenciais.

Obrigada, vou dar seguimento.

12 de outubro 2023
Agradeço a compreensão. Aguardo a resposta.
Atenciosamente,
16 de outubro 2023
Boa tarde, Carlos,

irei enviar-lhe o feedback da sua questão para o seu email que partilhou no Portal da Queixa.

O nosso email é provedoria.cliente@manpowergroup.pt , se precisar de contactar connosco pode fazê-lo através do mesmo.

Client and Candidate Experience Office
Caro Carlos,

A resposta formal à sua questão foi-lhe enviada através do email da Provedoria do Cliente, dia 16/10/23, pelo que lhe solicitamos o favor de fechar esta queixa.

Client & Candidate Experience Office
Caro Carlos,

Obrigada pelo seu feedback.

Client & Candidate Experience Office
Carlos Gonçalves avaliou a marca
24 de outubro 2023

Há claramente margem para aprimoramentos nos procedimentos atuais.