Mercedes-Benz

19 de setembro 2020
Muito boa tarde:

Matricula: 02-SV-42
Numero de quadro: WDD2122981A881210

A minha reclamação, prende-se com um problema muito grave que me tem desfeito a cabeça ao longo dos últimos 2 anos pelo menos. Comprei uma Mercedes E300 Bluetec Hybrida em 2017. Acontece que passado 1 ano que a comprei, começou a dar-me problemas. Principalmente quando fazia viagens mais longas de 80 km para cima.
Desde que comprei a viatura sempre fiz as manutenções e reparações no concessionário da Mercedes CAETANO STAR em Vila Nova de Gaia. Mal me surgiu esse problema, no qual a carrinha bloqueava, e queixava-se de problemas nas mudanças. E para visitar a oficina. Ao qual eu fiz, encaminhando a minha carrinha para a CAETANO STAR. Foi aí que começou o meu autentico pesadelo, pois... teve lá quase 2 meses aparcada, e as informações que me foram sendo transmitidas foi que 1º seria um problema na placa eletrónica do modulo de comando da caixa automática. Quando chegou a dita peça, e montaram e tentaram a programar, e não deu certo. Diziam que não era compativel, e bla bla bla. Então disseram-me que teriam que trocar o modolo completo, onde tem essa placa eletronica, as electro-valvulas, etc etc.
Aí o orçamento que me deram seria de 3200€, ao qual eu acedi. E essa peça ainda demorou mais tempo, pois pelos vistos tinha que vir da Alemanha, porque em Espanha não existiria. E eu sem a minha viatura, e as semanas a passarem...
Até que lá acabou por chegar o modulo eletronico completo da caixa automatica. E após 2 meses, ligam-me a dizerem que não resultou tudo o que me tinham informado sobre o problema. E que mais nada naquela altura podiam fazer. E eu perguntei então qual seria o problema da minha carrinha E300 Bluetec Hybrid, e o que me falaram que o problema seria um fuga da propria caixa, que com o aquecimento a caixa perderia compressão.
Ao qual nada mais poderiam fazer. Mas nessa altura, como a carrinha ainda conseguia circular, mesmo com esse problema eu me dirigi à CAETANO STAR e levantei a viatura.
Consegui circular com ela, mais 1 ano e meio com esse problema... até que em Agosto de 2020 estava a circular com a carrinha a 80 km de casa, e ela começou a ter um comportamento totalmente diferente, apareceu umas roldanas no visor da carrinha, e começou a fazer um barulho estranho, até que bloqueou completamente. Tive então que chamar o reboque, e desta vez decidi enviar a carrinha para outra concessionária oficial da Mercedes chamada: C. SANTOS VP que fica localizada na zona industrial do Porto.
Após 3 semanas com a minha viatura lá, os técnicos lá me ligam e chamaram-me pessoalmente para me mostrar o real problema da minha viatura. Então pessoalmente lá me mostraram que o que avariou foi o motor eletrico, que esta acupulado dentro da caixa automática. Então eu como qualquer cliente, pensaria que me iriam dar um orçamento para a substituição desse mesmo motor eletrico, mas NÃO! O engenheiro encolheu os ombros, e disse-me que a Mercedes não tinha esse componente para substituição. Que seria obrigado a trocar a caixa automática inteira, passando para mim um encargo de 9000 euros€ + toda a mão de obra existente. Fiquei completamente chocado. Perplexo, como poderia me estar a acontecer a mim uma barbaridade destas. O engenheiro deu-te toda a razão, e que eu tenho toda a razão em estar revoltado com toda esta situação, pois indicaram-me que eu não tinha qualquer culpa, do que aconteceu com este motor eletrico ter ficado daquele geito, a partir dos 190.000km que foi quando tudo começou.
Falei com a concorrencia, falei com imensa gente, informei-me... e realmente é um absurdo que toda a gente acha sobre esta atitude da marca MERCEDES. Para que comprei eu uma carrinha Hybrida? Para só me dar problemas de cabeça, ficar parado na estrada vezes sem conta? E ainda me dizerem que a peça avariada não tem substituição?
Como pode uma marca premium como a Mercedes vender determinada viatura, e não possuír peças para substituir as mesmas em caso de avaria?
Estamos a falar que quando nova, esta carrinha custava 80.000€. Não estamos a falar de um carro qualquer... E ainda por cima sendo Hybrida com mais tecnologia vem equipada.
É inadmissivel, mandarem-me trocar uma caixa inteira, sendo que esta minha caixa esta impecável, apenas avariou essa peça que é o motor eletrico. E a solução apresentada passa por eu gastar uma autentica fortuna, de + de 11.000 ou 12.000 euros€. Peça + mão de obra. Não aceito, estou revoltado... e exijo por parte da MERCEDES uma noção do que se esta a passar, e uma atenção comercial por parte da marca. Porque o concessionário C. SANTOS VP quer me ajudar, mas tem que partir da MERCEDES mãe, uma solução comercial e justa para o cliente. A mercedes tem que saber analisar caso a caso, e isto é um autentico absurdo. Irei expor publicamente esta situação, para que toda a gente pense 2 vezes antes de comprar uma viatura Hybrida da MERCEDES. Porque podem tem a mesma dor de cabeça que eu estou a ter ao longo dos ultimos 2 anos, sem conseguir resolver o meu problema a um preço justo€.
Estou desesperado, pois não posso pagar uma reparação tão alta e dispendiosa, num carro em que o valor comercial dela neste momento é entre 15.000€ e 18.000€. Como podem me querer cobrar uma fatura de quase o valor total da viatura???
Sendo que sabem perfeitamente que o cliente em nada contribuíu para a avaria dessa peça!
Aquilo que peço é justiça, que seja encontrada uma solução comercial, para me compensar de toda esta experiencia horrivel, das vezes sem conta em que a minha viatura teve que ser rebocada, e levada para a assistencia técnica, sem nunca me terem conseguido resolver o problema até ao dia de hoje!
Esta foi a minha primeira viatura MERCEDES, e caso isto não seja resolvido a bem, e que a MERCEDES fuja à sua responsabilidade, e seja encontrado uma solução comercial da vossa parte, vos garanto que esta será a 1a e a ultima viatura na minha vida que irei comprar da MERCEDES. Cabe a voces saber cativar o cliente, e assumir que é um erro enorme da vossa parte, não terem este motor eletrico para substituir ao cliente, obrigado o cliente a ter que comprar uma peça toda completa, sendo desnecessário tal operação, porque a caixa automática esta toda boa, a unica coisa é o motor eletrico que danificou, ou secalhar até já veio com defeito de fábrica. Porque avariar aos 190.000 km??? Isto não cabe na cabeça de ninguem. Nem é algo normal, em material que se diz ser bom da MERCEDES!

Aguardo uma resposta da vossa parte o mais urgente possivel, pois a C. SANTOS VP onde se encontra a viatura, já até me ameçou que teria que tomar uma decisão, pois pode me ser cobrado aparcamento da mesma nas suas instalações. Veja-se bem ao ponto que esta história chegou... Enfim

Sem mais me despeço, e espero que seja encontrada uma solução comercial para o meu caso, pois isto é realmente uma injustiça total que me esta a acontecer. E ainda tenho 40 anos, e sempre tive paixão por carros MERCEDES, mas isto esta a desiludir-me imenso, e a deitar tudo por àgua a baixo.
Porque uma marca premium não é só saber vender os carros, é tambem ajudar os seus clientes durante a vida útil das vossas viaturas.

Cumprimentos (((((((()))))
Assinado: Ricardo Manuel Carvalho Nicolau