Metro do Porto S.A
  • metro@metrodoporto.pt

Metro do Porto - Pequeno descuido que comete é multada com 60 euros

Pereira apresentou a reclamação
4 de janeiro 2022
Bom gostaria muito de saber quais são os motivos de reclamações deferido pelo metro do porto em relação as multas.
Fiz uma reclamação sincera e honesta sobre zonas pois realmente não sabia a divisão exata de todas as zonas do metrô. Fiquei desempregada e parei de carregar o passe todo e passei a carregar o andando azul, um belo dia me abordaram e disseram que estava errada em relação a zona pois tinha que sair na paragem anterior. Não sai do metrô pois tinha certeza que estava andando corretamente.
O que eu acho mais engraçado é que simples descuidos gera uma multa gigante mesmo na situação em que muitos se encontram nessa pandemia, no meu caso desempregada.
Gostaria de saber quais os motivos deferidos por eles, se é que existe!
Poderia ter uma tolerância, pagar a diferença pois não estava andando a borla, eles viram que validei a pouco o meu passe então deveria ter bom senso já que muitas vezes tive que gastar com Uber pois saía do trabalho muito tarde e o metrô simplesmente estava de greve ou outros ocorridos. Nunca ressarciram um dia se quer e quando vc por um pequeno descuido que comete é multada com 60 euros.
Infelizmente muitos assim como eu ainda dependemos dos meios de transporte mais não podemos ser sempre lesados.
Deveriam rever algumas coisas pois esses 60 euros vai fazer muita falta pra minha família.
Data de ocorrência: 9 de outubro 2021
Boa tarde sra. Monize Pereira,

No seguimento da sua exposição com o nº 69548222, serve o presente para a esclarecer que, após consulta ao registo informático associado ao cartão fiscalizado, desde o inicio do ano de 2021, estava a fazer viagens intermodais (utilizando autocarro + metro) a partir de sua casa com transbordo na Estação Câmara de Gaia/Jardim do Morro, utilizando para o percurso títulos de viagem de tipo Z2, quando entre a sua Residência e a Estação de destino necessita de validar títulos de viagem de tipo Z4.

Assim, em conformidade com o acima referido, não poderíamos ter dado deferimento ao seu pedido.

Esperamos ter esclarecido,

apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

A Equipa do Gabinete de Apoio ao Cliente
Metro do Porto, SA
11 de janeiro 2022
Mais uma vez vocês não exclarecendo o que foi perguntado, quais os princípios para deferir uma reclamação?
Como sitado a cima uso autocarro espírito santo e UTC pois a zona onde moro é a VNG4 e vou dessa zona para a zona VNG1 que fica situada sim na Câmara de Gaia.
Agora me exclareça a acusação feita por vocês que eu utilizo esse trecho desde 2021 e teria de ser um título Z4?
O passe da minha casa até a câmara de Gaia pelo autocarro espírito santo custa 1,45 e pelo UTC 1,60.
Onde se enquadra o título Z4 nisso?
Acho que estão equivocados na resposta já que sim, peguei o metrô com o andante e atravessei a ponte sentido São Bento.
Em momento algum disse que não teria feito e disse que sinceramente não imaginava que para a são bento fosse outra zona.
A questão é o que é deferido por vocês?
Gostaria também de um exclarecimento sobre a acusação de eu ter ultilizado esse trecho da minha morada até a câmara de Gaia que teria que ser um título Z4?
11 de janeiro 2022
O autocarro passa da VNG4 para a VNG1 sem atravessar outras zonas.
São essas as dúvidas que tenho em relação a isso, por isso não entendo como funciona a divisão de Zonas pois mesmo que eu não passe pela VNG3 e pela VNG2 tenho que pagar por essas Zonas? Por isso teria que ser o passe Z4 porque tenho que pagar por todas as zonas?
Aí está a minha confusão e não entendimento sobre o transporte, não me importo de carregar o passe Z3 ou Z4 mais gostaria de um exclarecimento de zonas pois até o momento por essa lógica eu imaginava que estava certa no meu percurso.
25 de janeiro 2022
Ainda não tive exclarecimento!
25 de janeiro 2022
Esclarecimento*
10 de fevereiro 2022
Não obtive respostas, fiz o pagamento da multa para não ter que pagar ainda mais por isso mais não me deram nenhuma explicação sobre me acusar de trafegar por 4z.
21 de março 2022
Respondido diretamente á cliente

Melhores cumprimentos,

A Equipa do Gabinete de Apoio ao Cliente
Metro do Porto, SA
2 de maio 2022
Foi resolvido para eles para mim não foi resolvido
Pereira avaliou a marca
2 de maio 2022

Não resolveram nada, deram por encerrado por conta deles.