Metro do Porto S.A

Metro do Porto - Reclamação de auto

Filipa Sá
Filipa Sá apresentou a reclamação
1 de julho 2020
No dia 1 de Julho, na estação de Campanhã, validei o meu bilhete do metro, com viagens já anteriormente compradas, depois de ter chegado de comboio de Braga. Vinha com bastantes malas, mais a máscara e o gel desinfetante e para ser mais prático coloquei o andante no bolso de trás. No entanto, na estação da casa da música, entra o agente de fiscalização e pede-me o andante, achando eu, tranquilamente, que estava no bolso de trás das calças. Qual não foi o meu espanto quando não o encontrei no mesmo sítio onde achava que o tinha colocado, procurei bastante nos bolsos, e até na carteira e nada. Assumindo eu que o tinha perdido, continuei a procurar, muito aflita porque nunca me tinha acontecido tal. O agente de fiscalização passou-me, então, uma multa, por não possuir título de transporte, o que eu entendo, porque deve haver imensa gente que anda sem título de transporte, mas acho que há situações de erros que acontecem e que não são culpa nem do agente de fiscalização nem da pessoa que está a usufruir do transporte, como foi o meu caso. Sempre andei nos transportes do metro do Porto desde pequena, nunca andei sem título de transporte ou apanhei qualquer multa e hoje, devido às muitas coisas que tinha e a ter perdido o andante vejo-me a ter que pagar uma multa de 120€ que é mesmo um valor muito elevado, mesmo que voluntariamente o valor é de 60€, que continua a ser um valor super elevado para alguém que nunca teve qualquer multa ou incumprimento. Percebo que este tipo de situações sejam difíceis de comprovar mas acho que a forma como o sistema está feito devia ser adaptado.
Data de ocorrência: 1 de julho 2020
8 de janeiro 2021
Boa tarde Sra. Filipa Sá,

No seguimento da sua exposição supra, vimos pelo presente informar que Metro do Porto lhe enviou e-mail a solicitar informação extra para melhor apreciar o exposto.

Todavia, podemos adiantar desde já que o facto de ter sido autuada por não ter consigo qualquer título e não tendo prova de o ter adquirido e validado, não prevê a legislação aplicável qualquer atenuante para esses casos.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

TVasques
Metro do Porto, S.A.