41.0
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Acessibilidades nas estações

Maria de Lurdes L.P. Morais Alves
Maria Alves apresentou a reclamação
26 de julho 2019

Boa tarde, venho por este meio apresentar o meu desagrado pelo serviço prestado no que diz respeito ás acessibilidades das estações Saldanha e Olivais pois sou passageira dária destas duas estações e é inadmissivel que as escadas rolantes e os elevadores estejam permanentemente avariados (ou desligados) nestas duas estações e agora na estação dos Olivais fecharam as duas entradas, todas as escadas rolantes e os elevadores têm um aviso de avariado. Onde já se viu fecharem ambas as saídas da estação ao mesmo tempo? deveriam fechar um lado quando o outro já tivesse as escadas pelo menos a funcionar são 161 degraus que pessoas com deficiência motora, cardiacos, com muletas, crianças de colo e carrinhos de bebés, para não falar das malas de viagem se veem na necessidade de escalar os tais 161 degraus sem ter alternativa... é vergonhoso numa capital que se quer virada para o turismo que aconteçam coisas destas para não falar da comodidade dos passageiros que diariamente compram as passagens ou o passe atempadamente e antecipadamente mês a mês... não há respeito meus senhores!!!!

Data de ocorrência: 26 de julho 2019
19 de agosto 2019
Proc. 109989
Exma. Senhora Maria de Lurdes Alves,

Acusamos a receção por esta via da comunicação de 26/07/2019, à qual demos a merecida atenção e encaminhamento para o departamento responsável.

Confirmamos que as escadas mecânicas nº 1 e 2 , na estação Saldanha, na linha Vermelha ,na data da comunicação estavam fora de serviço, aguardando reparação, o que aconteceu no dia 31/07/2019.

Na presente data a estação ora em causa, apresenta todos os acessos mecânicos (elevadores e escadas) em serviço.

Pelo incómodo causado , queira aceitar as nossas desculpas.

Já no que concerne a estação Olivais gostaríamos de comunicar que se iniciaram no dia 26 de fevereiro, os trabalhos referentes à empreitada de reabilitação da estação Olivais, da linha Vermelha, por um período estimado de 12 meses.

Os acessos ao cais e átrio da estação manter-se-ão alternadamente encerrados durante o horário de funcionamento do Metro, permitindo sempre os movimentos de entrada e saída da estação.

A estação Olivais tem tido problemas de infiltrações que ocorrem frequentemente em estruturas desta natureza, após alguns anos de utilização. De forma a corrigir esta situação, e procurando oferecer aos seus clientes uma melhor estação, o Metro deu início a uma intervenção profunda de reabilitação desta estação, nomeadamente no que aos acessos mecânicos diz respeito.

Assim, no sentido Aeroporto, estão a ser intervencionadas as escadas mecânicas, não podendo ser utilizadas pelos utentes. Como forma de sair/entrar na estação apenas pode fazê-lo através dos elevadores ou escadas pedonais.

No sentido São Sebastião, o elevador de cais e as escadas mecânicas estão a funcionar, havendo uma para subir e outra para descer.
Para mais informação pode consultar o nosso website:

Lamentavelmente, no dia em questão, o elevador nº 2 (sentido Aeroporto) que deveria levar os passageiros do cais para o átrio, estava avariado, a aguardar reparação.

Não podemos deixar de lamentar os transtornos que descreve e pelos quais apresentamos o devido pedido de desculpas.
Na presente data, apraz-nos informar que todos os elevadores da estação estão em funcionamento.

Reconhecendo que se trata de uma solução de recurso, para minorar potenciais constrangimentos de deslocação, quando a mobilidade é reduzida, sugerimos que, sempre que possível contacte de antemão o nosso Centro de Atendimento (213500115), que presta informação sobre a disponibilidade dos meios mecânicos em toda a rede Metro.

Estamos conscientes das dificuldades inerentes ao efeito das obras em curso, mas envidaremos todos os esforços para resolver os problemas crónicos da estação, nomeadamente os que concernem a mobilidade, sendo que a modernização das escadas e elevadores são prioridade.
Até lá, apelamos à sua compreensão e à de todos, garantindo que estamos empenhados na prossecução das atividades necessárias á prestação de um serviço público que corresponda às expectativas dos nossos clientes.

Cordialmente,

N. Martins
Gestão de Reclamações
Maria de Lurdes L.P. Morais Alves
Maria Alves avaliou a marca
5 de janeiro 2021

o Metro de Lisboa tem muitas falhas que podiam ser resolvidas se pensassem mais no cliente

Escreva também em www.livroreclamacoes.pt