41.0
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Atrasos do metro

Miguel Alferes
Miguel Alferes apresentou a reclamação
13 de setembro 2019
Mais uma vez o metro achou por bem deixar os utentes à espera mais de 14 minutos pela proxima carruagem, isto por volta das 10:05 no Campo Grande, hora em que ainda muita gente está a chegar aos empregos. É inadmissivel estes senhores fazerem o que bem lhes apetece, nos mesmos dias e horarios tão depresssa aparecem metros de 5 em 5 minutos como passam a aparecer de 14 em 14 minutos, parece não haver qualquer organização, e não se trata de um incidente porque isto acontece recorrentemente. Não havia uma obrigatoriedade de no manter intervalos no máximo de 10 minutos? Devia haver e deviam ser punidos cada vez que não cumprissem.
Data de ocorrência: 13 de setembro 2019
30 de setembro 2019
Proc. 110767

Exmo. Senhor Miguel Alferes,

Acusamos a receção da exposição de 13/09/2019, à qual demos a merecida atenção e encaminhamento interno.

Informamos que existem horários diferenciados para as quatro linhas do ML, para diversas épocas do ano, dias úteis e não úteis, para as chamadas horas de ponta e horas de menor movimento.

Assim, à semelhança de anos anteriores, dado tratar-se de um período de férias, sendo expetável uma procura pelo serviço de transporte mais reduzida que o normal, na data da sua exposição estava em vigor o horário de verão para a circulação de comboios, que se estendeu de 8 de Julho 2019 até dia 17 de setembro 2019. Com este horário em vigor, os tempos de espera são mais longos do que no horário de inverno.

Por outro lado, gostaríamos de sublinhar que a informação sobre o tempo de espera, nos Painéis de Informação, deve considerar-se meramente indicativa. Por razões operacionais a que o Metro está sujeito, o tempo é constantemente ajustado, consoante ocorram alterações na circulação a montante ou a jusante, uma vez que o sistema de circulação de comboios é em “carrossel”. No caso em apreço pode se ter dado esta situação.

Lamentando os transtornos advindos da situação descrita, queira aceitar o nosso pedido de desculpas.

Por último, de modo a puder programar, antecipar ou agendar as suas viagens de metro, no nosso site – www.metrolisboa.pt – pode aceder a:

• “Próximos Comboios”, horário em tempo real, sincronizado com o tempo de espera apresentado nos Painéis de Informação da estação selecionada - https://www.metrolisboa.pt/viajar/proximoscomboios/?estacao=CH

• Tempos Médios de Espera - https://www.metrolisboa.pt/viajar/horarios-e-frequencias/

• Programar Percurso - https://www.metrolisboa.pt/viajar/planear-a-viagem/

Pretendemos assim contribuir para um planeamento atempado, bem como corresponder às expetativas dos nossos clientes.

Cordialmente,

N. Martins