41.0
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Cada vez pior

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
12 de dezembro 2016 (editada a 21 de junho 2018)

O serviço do metropolitano de Lisboa tem vindo a degradar-se. Há 5 anos que utilizo diariamente este meio de transporte em Lisboa, cidade que está em constante crescimento populacional, mas que não tem um único serviço de transportes decente. Este ano todas os dias me deparo com situações que me revoltam e hoje foi "a gota de água". Como é que TODOS OS DIAS há perturbações nas linhas? Como é que em plena hora de ponta (9h da manhã) em plena linha vermelha (sentido aeroporto - são sebastião) o metro demora 10 minutos a vir? Como é que no Oriente já não entra praticamente ninguém? Como é que mal se pode respirar? Ainda aguardo o dia em que alguém se sinta verdadeiramente mal no meio daquela confusão! Ainda hoje estava uma grávida ao meu lado e o volume de pessoas era tanto que a grávida não se conseguia sequer sentar! As pessoas quiseram inclusivé agredir o motorista! Qual é a imagem que Portugal passa? Qual é a imagem que os turistas têm quando entram no metro do aeroporto e mal conseguem sair na estação pretendida?
Estão a estender o metro mas não se lembram de melhorar (ou inclusivé de manter!) o serviço.
Como utilizadora que sempre paguei o passe e sempre cumpri com as minhas obrigações exijo um melhor serviço.

Data de ocorrência: 12 de dezembro 2016
10 de março 2017
Ao Portal da Queixa

No seguimento da reclamação nº 7099316, apresentada em 2016.12.12, pela Sra. Ana Rita Custódio Santos, cumpre-nos prestar-lhe a seguinte informação:

A oferta de transporte prestada pelo Metropolitano em cada uma das suas quatro linhas, em períodos de menor movimento, esta é efetuada com intervalos entre comboios mais espaçados e a circulação é feita com composições mais reduzidas (3 carruagens).

A redução do número de carruagens nas linhas azul, amarela e vermelha de 6 para 3 aos dias úteis é efetuada de forma gradual, à medida que os comboios vão chegando aos términos.

A linha verde é a única onde a circulação não pode ser feita com comboios de 6 carruagens, porque o cais da estação Arroios não tem dimensão suficiente. Todavia, o início dos trabalhos de ampliação do cais, já está previsto para o segundo trimestre do ano em curso.

Devido a constrangimentos de natureza económica, a empresa debate-se com uma escassez de recursos humanos no que à operação diz respeito, entenda-se pessoal tripulante, cujas consequências se refletem inevitavelmente na capacidade da oferta de transporte prestada.

Este condicionalismo, tenderá a ser obviado num futuro próximo, porquanto já está em curso um processo de recrutamento externo de pessoal, que possibilitará a abertura de novos cursos de formação para pessoal tripulante.

Pelos transtornos e/ou inconvenientes causados, queira aceitar o devido pedido de desculpas.

Atenciosamente, subscrevemo-nos,

L.Azevedo