41.0
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Carregamento de passe mensal indevido

Pedro Castro apresentou a reclamação
13 de maio 2019
No dia 19 de Abril fui carregar o passe mensal ( já estava em vigor as novas modalidades antes tinha o Navegante onde precisamente era o ultimo dia 20 de Abril) como era Fim de Semana de Pascoa não estava ninguém no atendimento e compra de bilhetes e passes e obter informações dirigi me ás maquinas onde me apareceu a modalidade de 30 euros julgando eu que daria para 1 Mês e ficou carregado somente ate dia 30 de Abril.
No dia 22 de Abril dirigi me ao Gabinete de Apoio ao Cliente onde me foi dito que nao devolviam dinheiro nenhum e que no dia 1 de Maio teria que carregar novamente nao aceitei a situação alias a funcionaria disse isto também de uma maneira arrogante e apresentei uma reclamação onde até á data não obtive resposta.
Quero imediatamente uma solução para esta situação pois não acredito que não possam devolver o dinheiro ou que não pudessem fazer uma transferência na altura.
Acusaram que não me tinha informado sobre um passe que custaria 10 euros com a duração de 7 dias mesmo que soubesse da situação como adquiria se não estava ninguem no atendimento?
Caso não obtenha solução confirmarei que isto não passou de um roubo.
Data de ocorrência: 13 de maio 2019
20 de maio 2019
Reclamação PQ Nº 28132419
Proc. 108622

Exmo. Senhor Pedro Miguel Casteleiro Gonçalves Castro,

Recebemos a sua exposição no dia 13.05.2019, à qual demos a merecida atenção e encaminhamento interno.

Gostaríamos de referir que, o sistema tarifário aplicável aos Transportes Públicos de Passageiros é definido centralmente por via normativa, cabendo aos Operadores de Transporte disponibilizar os Títulos para venda e prestar o correspondente serviço de acordo com um tarifário definido em conjunto com a entidade reguladora.

No passado dia 1 abril (de 2019) entrou em funcionamento a uma alteração tarifária dos últimos anos. Os novos passes Navegante Municipal (30€) e Metropolitano (40€), representam uma redução muito significativa no preço do transporte público na área Metropolitana de Lisboa. Estes passes passaram a ser mensais, válidos desde o primeiro ao último dia do mês para o qual título é comprado.

Para minimizar os eventuais impactos desta alteração, a AML criou o passe Navegante 7 dias Abril, de venda temporária e exclusivo para clientes que tinham previamente um passe de 30 dias carregado, precisamente criado para esta fase de transição. Este Título era válido durante 7 dias, em todos os serviços de transporte públicos da AML. Foi a solução encontrada para evitar que os clientes que tinham passes de 30 dias válidos até meados do mês de Abril, não tivessem que comprar outro passe mensal para um período inferior ao normal.

Recordamos, que foi feita atempadamente a respetiva divulgação de toda a informação relativa a estes novos Títulos, nos vários meios de comunicação Social, Outdoors, Internet e nos próprios Operadores de Transporte. No que toca ao Metropolitano, esta divulgação foi largamente transmitida através de meios sonoros e escritos. A informação tarifária, com referência à validade temporal dos novos passes, foi afixada em todas as cabines de todas as estações do Metro, e nas máquinas de venda automática, essa validade está referida no último passo da compra, onde o cliente pode cancelar ou confirmar a operação de compra.

Sugerimos que, quando não se encontra visível um Agente, existe um botão intercomunicador, o qual estabelece comunicação telefónica com um nosso colaborador. Estes pontos de ajuda encontram-se localizados nos postes junto às linhas de controlo dos canais de acesso ou por cima do ecrã das máquinas automáticas de venda de títulos com a indicação “Carregue para falar”, podendo ser acionados para sinalizar qualquer ocorrência e solicitar ajuda.

Pelo acima exposto, não podemos corresponder ao solicitado, lamentando que os procedimentos instituídos não tenham satisfeito as suas expectativas. O Metropolitano de Lisboa empenha todos os esforços para prestar um serviço de qualidade que satisfaça todos os nossos clientes.

S. Pereira
Gestão de Reclamações
29 de maio 2019
Não estava mencionada nas maquinas automáticas a venda na altura do Passe temporário 7 dias Abril para ajustes caso estivesse teria adquirido essa modalidade obviamente.

Voçes nao querem saber e nem resolvem nada enfim.
Pedro Castro avaliou a marca
14 de julho 2023

Mais uma roubalheira do Metro enfim

Ver perfil de
13 de maio 2019

Vive em que mundo? .A não ser que só veja novelas e assim não pode andar informado da realidade.

Esteja calado seu incompetente.