41.0
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Elevadores e escadas rolantes fora de serviço

Raquel
Raquel apresentou a reclamação
25 de julho 2019
Na passada terça feira (23/7) tive que me dirigir a Lisboa para uma consulta com o meu filho mais novo. Com apenas 1 ano de idade, ele tem que andar no carrinho.
Ora ir de carro para Lisboa está fora de questão.
Para isso, decidi utilizar transportes públicos - metro. Tinha que sair na estação do Parque.
Entrei na Encarnação.
Elevador para descer até a linha? Fora de serviço.
Ora, saiu em São Sebastião, apanho o elevador para subir até ao piso das escadas rolantes, depois teria que apanhar outro para evitar o carrinho nas escadas. Elevador? Fora de serviço.
Foi um subir e descer escadas com um carrinho de bebé "ás costas " nessa estação por falta de condições.
Saiu no Parque, e qual não é o meu espanto que aquelas escadas (íngremes) de quilómetros - Fora de Serviço!!!!
Mas o que é isto?! Certamente não sou a única que daria um jeito daqueles, ter apanhado um elevador em momentos destes.
E se fosse uma pessoa de mobilidade reduzida?! Como faria?! O metro não é um serviço público?!
Muito decepcionada !
Data de ocorrência: 25 de julho 2019
16 de agosto 2019
Proc. 110022
Exma. Senhora Raquel Ramalhinho Marques,

Acusamos a receção da comunicação feita por esta via em 25/07/2019, à qual demos a merecida atenção e encaminhamento interno.

Gostaríamos de salientar que a qualidade do serviço prestado é objetivo fundamental do Metropolitano de Lisboa, enquanto prestador de um serviço público de transporte. Neste sentido entendemos as reclamações dos nossos clientes de uma forma positiva, como um valioso contributo para a melhoria do serviço.

Temos como prioridade assegurar a máxima operacionalidade funcional de qualquer equipamento, designadamente dos escadas mecânicas e elevadores, observado sempre os devidos requisitos de segurança.

Sempre que é reportada qualquer anomalia, são imediatamente colocados fora de serviço para verificação e reparação, surgindo por vezes situações em que dada a complexidade da avaria detetada, e não obstante as equipas de manutenção se deslocarem rapidamente aos locais, o período de reparação é, infelizmente, mais longo do que o que seria desejado, acarretando em consequência os devidos transtornos aos nossos clientes.

Embora estes equipamentos, tal como todos os equipamentos das estações, se encontrem permanentemente sob supervisão e sujeitas a ações de monitorização e manutenção regulares, estão sujeitas a avarias, que procuramos reparar com a maior celeridade possível.

Conscientes dos transtornos causados à mobilidade nas estações referidas, e porque para nós a segurança é prioritária, não obstante estarmos a desenvolver todos os esforços para que as reparações ocorram o mais rapidamente possível, não podemos deixar de apresentar o devido pedido de desculpas por todo o incómodo causado.

Por fim, pese embora os mapas informativos colocados nas estações e website assinalarem as estações que têm acessibilidade plena, se como é desejável estiverem em serviço, permitem mobilidade na rede, no entanto estes equipamentos estão sujeitos a avarias.

Reconhecendo que se trata de uma solução de recurso, para minorar potenciais constrangimentos de deslocação, quando a mobilidade é reduzida, sugerimos que, sempre que possível contacte de antemão o nosso Centro de Atendimento (213500115), que presta informação sobre a disponibilidade dos meios mecânicos em toda a rede Metro.

Valorizamos a experiência dos nossos clientes e a sua satisfação, por isso estamos empenhados em melhorar o serviço prestado.

Cordialmente,

N. Martins