41.0
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Fumantes no metro

Dora Sousa
Dora Sousa apresentou a reclamação
24 de dezembro 2022
O metropolitano de Lisboa é o retrato do país. Eu ando todos os dias e chegam a passar-se meses sem ver um único funcionário do metro (a não ser o condutor). Não está ninguém para ajudar a vender bilhetes, dar direções ou mais importante ver quem salta ou passa atrás das outras pessoas a empurrar para passar sem pagar. Fazem muitas vezes greve, o que reivindicam? Melhores ordenados? Gerem receitas com a venda de bilhetes (ou multas) porque eu vejo SEMPRE (principalmente no Colégio Militar) gente a passar sem pagar.
Agora também se tornou moda (pois não há controlo nenhum) fumar dentro do metro como se nada fosse. E quem lê isto provavelmente também fuma e não acha nada de anormal ter de levar com o fumo dos outros, principalmente que tem renite, bronquite e asma ou outros problemas respiratórios, independente de ser proibido fumar-se porque isso não significa nada. E não é assim uma coisa tão inédita, vejo muitas vezes, cada vez mais. Já abordei e respondem-me que podem porque sim. Para completar o retrato só falta falar dos que escarram para o chão. 3º mundo mesmo.
Já vivi noutro país europeu e não é nada assim. Um amigo meu estrangeiro até ficou parvo a ver as pessoas a passar sem pagar e seguranças nem vê-los.
Data de ocorrência: 22 de dezembro 2022
5 de janeiro 2023
Proc. 127989
PQ nº 85871422

Exma. Senhora Dora Sousa,

Acusamos a receção da exposição apresentada por esta via em 2022.12.24, à qual demos a merecida atenção.

Gostaríamos de começar por referir que, todas as estações da rede ML estão guarnecidas, por pessoal da empresa (em posto de venda ou externamente ao posto e por toda a estação) e/ou em determinadas situações por vigilantes ao serviço do Metropolitano. Caso necessite de ajuda e não se encontre visível um Agente ML, existe um botão intercomunicador, o qual estabelece comunicação telefónica com um nosso colaborador. Estes pontos de ajuda encontram-se localizados nos postes azuis, junto às linhas de controlo dos canais de acesso ou por cima do ecrã das máquinas automáticas de venda de títulos com a indicação “Carregue para falar”, podendo ser acionados para sinalizar qualquer ocorrência, solicitar ajuda ou informações.

Por outro lado, o Metropolitano de Lisboa, tendo como uma preocupação fundamental o bem-estar dos seus clientes, onde claramente se enquadra a questão da segurança, tem reforçado os mecanismos de que dispõe para o efeito, designadamente com a instalação de câmaras de vídeo para vigilância de estações e comboios, da presença de pessoal de segurança nas estações e do apoio policial assegurado pela divisão da PSP/Metro, a qual efetua patrulhas pelas nossas estações.

Solicitamos, pois que, de modo a podermos intervir em situações que coloquem em causa a segurança de pessoas e bens, que esse facto seja comunicado ao agente de serviço na estação ou vigilante. Agradecemos a sua colaboração.

Os casos que refere terão a ver com eventual falta de civilidade e de urbanidade por parte dos clientes, o que muito lamentamos, constituindo matéria em que esta empresa entende não poder intervir com a devida eficácia. Não obstante, os nossos Agentes e vigilantes podem e devem intervir profilaticamente, sempre que haja quem não respeite as regras de utilização deste transporte, pese embora a fiscalização do cumprimento da lei que regula o fumar em espaços fechados caiba à autoridade policial.

Apelamos, pois, pelos meios de que dispomos, ao respeito de todos pelas normas em vigor, visto tratar-se sobretudo de uma questão de saúde pública e cívica.

Melhorar o nosso serviço e garantir a satisfação dos nossos clientes é a nossa missão, pelo que agradecemos e valorizamos a sua exposição, que nos ajuda neste propósito.

Subscrevemo-nos com consideração,

N. Martins