41.0
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Mobilidade reduzida - transporte de carrinho de bebé

Joana Santos
Joana Santos apresentou a reclamação
7 de fevereiro 2019

Na estação da Baixa - Chiado, que está identificada no diagrama do metro como tendo condições para mobilidade reduzida, um funcionário não me deixou utilizar a plataforma elevatória com um carrinho com um bebé de 7 meses, alegando que esta se destina unicamente para o transporte de cadeiras de rodas.

Data de ocorrência: 7 de fevereiro 2019
26 de fevereiro 2019
Proc. 107117

Exma. Senhora
Joana Santos

Recebemos a sua reclamação apresentada via Portal da Queixa em 2019.02.08, a qual mereceu a nossa melhor atenção, em resposta cumpre-nos informar o seguinte:

Embora pela sua natureza o transporte efetuado em meio subterrâneo revista alguma complexidade no que concerne aos acessos a estações e comboios a pessoas com mobilidade reduzida, o Metropolitano de Lisboa tem dado particular atenção a esta situação, procurando dotar as suas estações e equipamentos com as devidas condições.

Todas as estações da Linha Vermelha e da nova expansão das Linhas Azul, Amarela e Verde dispõem de elevadores da rua ao átrio e do átrio ao cais.

Relativamente à plataforma elevatória que se encontra nas escadas de acesso à Rua do Crucifixo, gostaríamos de realçar que este equipamento não é uma alternativa ou complemento às escadas mecânicas.

É uma plataforma que está adaptada unicamente a cadeiras de rodas no que concerne à segurança, sendo exclusivamente utilizada de uma forma assistida por um nosso Agente para esse efeito.

Pretende-se conferir a toda a rede condições de plena acessibilidade. Embora esta seja uma prioridade da empresa, a sua concretização, é morosa e terá de ser feita de forma faseada.

Até lá pedimos a compreensão dos nossos clientes, lamentando os transtornos causados.

S. Ferreira
Gestão de Reclamações