Administração Pública
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.4
Ministério da Educação23.6
Direção Geral da Educação

Direção Regional de Educação do Alentejo - Queixa sobre colocação de Educando na Escola André de Gouveia - Évora

Maria Manuela Firmino Fialho
Maria Fialho apresentou a reclamação
24 de agosto 2017

Após a publicação das listas das turmas em todas as escolas , o nome do meu filho não constava em nenhuma delas. Após o contacto com todas as escolas para entender o que se tinha passado, o processo dele (e pelo o que pude saber não foi o único) perdeu-se. Tendo sido realizada a matricula no dia 20 julho, foi-me pedido no dia 18 de agosto, para me deslocar á escola à para realizar nova matricula. Nesse mesmo dia,o processo apareceu. O meu filho foi colocado na Escola André de Gouveia .Não concebo o facto do meu filho não poder frequentar a escola que mais se identifica (Gabriel Pereira)e de ter sido colocado na escola mais distante da sua área de residência
Estou revoltada pelo facto do meu filho ter que frequentar uma escola que não oferece as mesmas condições físicas e de conforto das restantes secundárias (foi a única que não remodelada) já para não falar dos graves problemas que a escola tem enfrentado com alguns alunos originando ambientes perturbadores e pouco saudáveis para o percurso escolar .
Não consigo entender porque é que entre tantos alunos que a Escola Manuel Ferreira Patrício enviou para outras escolas, o meu filho está entre os 4 alunos que foram colocados na André de Gouveia, contra a sua opção de escolha.
Não sei se a colocação do meu filho está diretamente relacionada com a perda do seu processo ou se os critérios de entrada dos alunos nas outras duas escolas secundárias foram corretamente aplicados mas seguramente que estarei no meu direito de averiguar.
A Escola Secundária André de Gouveia não se encontra equiparada em termos de instalações e ambiente escolar às outras duas escolas secundárias de Évora. Esse problema é da responsabilidade do ministerio de educação pelo que os alunos e encarregados de educação não devem ser obrigados a frequentar escolas que não desejam.

Data de ocorrência: 24 de agosto 2017
30 de agosto 2017
Exmo. (a). Senhor(a)

Acusando a receção da vossa comunicação com a referência n.º 12207217 informamos que procedemos a um contacto direto com o cidadão signatário, para que através desse atendimento personalizado lhe sejam prestadas as adequadas informações e/ou orientação para os serviços competentes.

Gratos pelo vosso serviço.

Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP
Av.ª 5 de Outubro, 107, 1069-018 Lisboa