Ministério da Educação
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação - Colocação em estabelecimento de educação

Lina Rafael
Lina Rafael apresentou a reclamação
28 de setembro 2020 (editada a 29 de setembro 2020)

No passado dia 29 de junho de 2020 solicitei, através do Portal das Matrículas, a transferência de estabelecimento de ensino para uma escola da área de residência.
Passados três meses, com o ano letivo iniciado entre 14 e 17 de setembro, hoje dia 28 de setembro a minha educanda ainda não foi colocada, o processo encontra-se no estado "A aguardar colocação administrativa".
Na primeira ronda pelas escolas indicadas, e após as minhas diligências, fiquei a saber que não existia vaga. No dia 10 de setembro contactei a DGESTE - LRVT(após várias tentativas ao longo do mês de agosto em que ninguém atendeu telefones....) no sentido de saber o ponto de situação, uma vez que as aulas teriam início na semana seguinte, fui informada de que não deveria contactar a DGESTE mas sim as escolas, e que estando em colocação administrativa significava que uma das escolas teria de abrir vaga para a minha educanda, pelo que deveria aguardar um contacto da escola, o que ainda não aconteceu.....
Ora, na minha perspetiva, sendo a educação um direito e tratando-se de um ano de escolaridade obrigatória, no mínimo o que se exige é eficiência dos serviços, a minha educanda deveria no limite ter sido colocada um dia antes do início do ano letivo, já para não falar do tempo necessário para aquisição de manuais e material escolar.
Esta situação, mesmo com as perturbações introduzidas pela pandemia COVID 19, a qual não pode servir de desculpa para tudo, é de todo inadmissível.
Pelo exposto, pretendo apenas mostrar o meu desagrado por um serviço que deveria ser dos mais dignificantes dada a sua importância na educação das nossas crianças.
Cumprimentos
Data de ocorrência: 28 de setembro 2020
Lina Rafael
25 de dezembro 2020
A situação mantém-se em aberto. Não houve qualquer tipo de resposta.
Claro que a minha filha não ficou sem aulas, resolvi a situação de moto próprio.
Apenas uma palavra... Lamentável