Ministério da Educação
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Matricula 2020/2021

Rute
Rute apresentou a reclamação
29 de julho 2020 (editada a 29 de julho 2020)
Exmos Senhores,
No dia 24.06.2020, aquando da minha deslocação ao agrupamento escolar de Escolas de Parede, para confirmar a colocação do meu educando verifiquei que o mesmo não tinha sido colocado em nenhuma das escolas do agrupamento.
 A escola que coloquei como opção pretendida foi a Escola  Básica do Murtal.
No portal das Matrículas o processo ainda se encontrava em "A AGUARDAR COLOCAÇÃO".
Estranhei esta situação porque é a nossa área de residência.
Questionei por email o Subdiretor do Agrupamento de Escolas de Parede porque no dia 08.06 o mesmo tinha-me solicitado um comprovativo de morada (uma vez que o anteriormente colocado no Portal das Matrículas era de uma factura de serviços contratados para a  residência), qual não é o meu espanto quando o Sr. Professor me informou que não pertencemos ao agrupamento escolar que engloba a Escola Básica do Murtal, mas sim ao Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, porque moramos no Penedo (por informação de georeferenciação da Câmara de Cascais), o que não é verdade, moramos no Murtal e tal está comprovado no comprovativo de Morada das Finanças.
Sinto-me injustiçada porque não recebi qualquer informação por parte do Agrupamento Escolar, julgando eu que estaria tudo correto e validado.
 Ainda para mais o agrupamento Matilde Rosa Araújo pertence à freguesia de São Domingos de Rana quando nós residimos na união de freguesias de Carcavelos e Parede, e a Escola Básica do Murtal é a que fica mais próxima da nossa residência, sendo possível chegar à mesma a pé em cerca de 5 minutos.
O Sr. Professor apenas nos informou no dia 25.06, que o nosso filho deveria ir ser colocado na Escola Básica da Parede Nº 4  na Madorna, que é bastante mais longe da nossa residência. O que me deixa ainda mais indignada é que não fomos informados do erro da inscrição no agrupamento incorreto, ficámos assim sem a possibilidade de em em tempo útil, durante o período de matrículas no portal, indicar outras opções de escolas no Agrupamento que dizem correto.
Acresce a isto o facto dos avós do meu filho residirem também no Murtal, no entanto sendo já pessoas com alguma idade, podem deslocar-se para nos auxiliar quando necessário, o que sendo o meu filho colocado numa escola longe das nossas residências não acontece.
Agradeço que esta situação seja analisada, uma vez que nos sentimos lesados pela falta de comunicação que existiu da parte do Agrupamento de Escolas de Parede.
Grata pela atenção
Data de ocorrência: 29 de julho 2020