Ministério da Educação
Ministério da Educação23.5
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Matrículas pré escolar

Elisabete Rosa apresentou a reclamação
4 de outubro 2018 (editada a 14 de outubro 2018)

Venho por este meio expor a minha indignação com uma situação ocorrida com a matrícula da minha filha no pré-escolar.

Em Maio deste ano dei início à matrícula com toda a documentação que me foi solicitada.

Em fins de Julho verifiquei que a minha filha teria ficado em lista de espera (nascida a 28/08/2014).

Como verifiquei que, em algumas das escolas que a inscrevi teriam entrado meninos mais novos que ela resolvi questionar o Agrupamento de Escolas Braancamp Freire para saber mais informações, ao que me responderam que a minha filha teria ficado bloqueada/esquecida na plataforma nunca tendo tido a oportunidade de ser colocada em qualquer outra das opções, para além da primeira.

Efectuei imediatamente a minha exposição (02/10) e ainda nesse dia ela ficou desbloqueada estando, neste momento, no Agrupamento de Escolas António Gedeão uma vez que a minha última opção seria 1 escola desse agrupamento.

Agora, devido a um erro do Agrupamento onde a inscrevi, a minha filha encontra-se com todas as hipóteses de entrar numa escola pública reduzidas a nenhuma, quando poderia ter tido entrada directa, no limite na última opção.

Tendo em conta que pago mais de 300€ para que ela esteja numa escola privada, gostaria de saber quem é que se responsabiliza pela situação.

A professora responsável pelas listas (Rosa Fernandes) não sabe dar respostas e sugeriu inclusivamente a colocação da S. numa escola que nem sequer seria uma opção para mim! Mais... falou em transferências de matrículas no pré-escolar (?????)... Isso é permitido?

Aliás, posso sugerir que as listas não fiquem ao cuidado de apenas uma pessoa pois pode facilitar muita trafulhice para a qual depois parece não existir grande explicação.

Aguardo a V. breve resposta e, se possível, com uma solução para a nossa situação.

Obrigada.

Elisabete Rosa

.............................................................................................................................................................................................

Como complemento à minha reclamação, informo que contactei na passada 5ª feira o Agrupamento Braancamp Freire com o intuito de agendar uma reunião com o Professor e Director do Agrupamento Jorge Nunes. Falei com uma auxiliar que, depois de alguma insistência contida da minha parte (mesmo em género de apelo e súplica) volta à chamada dizendo para que eu ficasse descansada pois o Prof. Jorge iria analisar o meu processo e analisar a situação. Ficou igualmente de me ligar ontem (08/10/2018) o que não se veio a verificar.
Cada vez mais se denota neste processo algo de muito estranho que deverá ser investigado pelas entidades competentes, nomeadamente a Inspecção Geral da Educação a quem irei reportar o sucedido.

Data de ocorrência: 4 de outubro 2018